O que causa mau hálito mesmo escovando os dentes?

Perguntado por: ahernandes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Ingestão de certos alimentos como, por exemplo, alho ou cebola; Tabaco e produtos alcoólicos; Boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono); Doenças sistêmicas tais como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.

O cheiro ruim da boca pode ser proveniente da proliferação de bactérias. Isso pode ocorrer tanto nos dentes, com a formação do tártaro ou placa bacteriana, quanto na gengiva, se houver algum tipo de inflamação — o que é conhecido como gengivite.

Na maioria dos casos, o mau hálito, ou halitose, tem origem na própria língua, órgão revestido por papilas que conduzem informações ao cérebro com o intuito de reconhecer o sabor dos alimentos. Entre as papilas há pequenas criptas onde se acumulam restos de alimentos e células que descamam do epitélio lingual.

1- Ingira líquidos ao longo do dia, com frequência, para manter a boca úmida e afastar o mau hálito. Muito além de prevenir a halitose, manter-se hidratada é ainda mais importante para uma saúde fortalecida em tempos de Covid-19. 2- Mastigue bem os alimentos. 3- Evite jejuns prolongados.

A melhor maneira de evitar o mau hálito é manter as bactérias longe dos dentes. Escová-los após cada refeição (inclusive lanches), usar fio dental (pode ser sempre na última escovação do dia) e aplicar enxaguante bucal são ótimas formas de prevenir o mau hálito.

Sinusite, broncopneumonia, abscessos, amigdalite e faringite, por exemplo, podem estar associadas à halitose. As secreções geradas por essas doenças, em conjunto com as bactérias causadoras desses tipos de inflamação e infecção, favorecem o surgimento do mau hálito e deixam um gosto bem desagradável na boca.

Halitose genuína – subdividida em: – halitose fisiológica: causada por saburra lingual e pouca higiene bucal;- halitose patológica: intra-oral: exala odor pela cavidade oral; e extra-oral: pode apresentar ao mesmo tempo mau odor oral e nasal ou unicamente mau odor nasal.

Como saber se tenho mau hálito? Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Halímetros já existentes no mercado oferecem um diagnóstico mais preciso.

Halitose: quando procurar um otorrinolaringologista.

Afinal, o mau hálito passa pelo beijo ou não? Pode se tranquilizar, o mau hálito não é contagioso. O processo e as bactérias responsáveis pelo mau odor já existem na boca da pessoa, o que faz com que a transmissão pelo beijo ou por qualquer outra forma seja impossível.

Nosso corpo tem um mecanismo no cérebro que “apaga” os cheiros que são contínuos, por isso não conseguimos sentir o próprio hálito porque o nosso.

O Bom Hálito Spray é utilizado por pessoas com mau hálito ou halitose. O produto aromatiza o hálito, proporcionando mais segurança e bem-estar. Pode ser usado sempre que achar necessário e também após as refeições, bebidas e cigarro. A embalagem contém 35ml.

O Hospital Paulista de Otorrinolaringologia é um dos únicos hospitais em São Paulo a oferecer o exame que detecta a presença e a causa da halitose em apenas oito minutos. Para realizar o exame há um preparo. O paciente deve ficar sem escovar os dentes por 4 horas, por exemplo.

O mais comum na halitose de origem bucal, quando o cheiro se assemelha a fezes, é que o mau odor está sendo emitido por compostos orgânicos ou sulforados voláteis, decorrentes da doença periodontal (gengiva).

Não sentir o mau cheiro do próprio hálito é uma situação bastante comum. Isso ocorre devido a um processo fisiológico de adaptação chamado Fadiga Olfatória. As células do nosso olfato rapidamente se acostumam a um odor, e se ele for constante, deixamos de senti-lo para assim perceber novos cheiros.

Pesquisadores relataram na ScienceDaily, importante publicação científica no mundo, a confirmação de que a bactéria conhecida como Helicobacter pylori (H. pylori), que causa úlcera no estômago, pode causar mau hálito na boca.

Alterações na saliva podem causar mau hálito? Pacientes que apresentam mudanças na produção salivar pode sim apresentar mau hálito. Essa alterações são consideradas como causas indiretas desse odor bucal. Isto porque elas, por si só, não conseguem provocar essa condição.