O que causa mau cheiro no cabelo?

Perguntado por: ileiria . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

Um primeiro fator frequentemente relacionado ao mau cheiro no couro cabeludo é a produção exacerbada de sebo ou suor. O sebo é produzido pelas glândulas sebáceas; o suor, pelas glândulas sudoríparas. As glândulas sebáceas fazem parte da estrutura do folículo piloso.

O cabelo deve ser lavado, de preferência, em dias alternados ou a cada dois dias, para manter o couro cabeludo limpo e livre de caspa. No entanto, cabelos muito secos podem ser lavados apenas 1 ou 2 vezes por semana, enquanto fios oleosos ou de pessoas que transpiram muito devem ser higienizados com maior frequência.

Como deixar o cabelo cheiroso

  1. Lave de acordo com o tipo de cabelo. A primeira coisa que você precisa saber é com que frequência você precisa lavar o cabelo. ...
  2. Deixe o condicionador por um tempo. ...
  3. Proteja-se contra o calor. ...
  4. Use um perfume. ...
  5. Usar limão antes do banho.

Dicas para perfumar os cabelos

  1. #1 Lavar bem os fios. Os cuidados primários com os cabelos são essenciais para a manutenção de um visual sempre vistoso e perfumado. ...
  2. #2 Invista em produtos de qualidade. ...
  3. #3 Hidrate com aromas. ...
  4. #4 Não use perfume com álcool. ...
  5. #5 Não fique dias sem lavar.

Quando processamos um cabelo, o produto age nas pontes de ligação da fibra Capilar. Temos pontes salinas, pontes de hidrogênio e pontes de enxofre. Dependendo do teor de enxofre que cada ser humano tem, o cheiro apresenta mais forte nos primeiros dias, mas logo passa.

Aplique o shampoo no couro cabeludo e faça movimentos circulares na região com a ponta dos dedos. Isso ajuda a remover resíduos e sujidades, e evita que você machuque a região. Em seguida, “puxe” o produto para o comprimento do seu cabelo, evitando esfregar os fios para não quebrá-los.

Para manter os fios sempre bem cuidados, após a lavagem com shampoo, alterne entre o condicionador e a máscara. Escolha a máscara de acordo com as necessidades dos seus cabelos. Existem opções para fios coloridos, ressecados, com escova progressiva e por aí vai…

Segundo a médica, dormir com cabelo molhado não causa caspa, mas piora o quadro de quem já tiver o problema, pois a umidade facilita o crescimento dos fungos. Portanto, o melhor horário para lavar o cabelo é pela manhã.

Pode passar perfume no cabelo? De acordo com Dra. Marcela, não devemos utilizar no cabelo o perfume tradicional que aplicamos no corpo. “Além do couro cabeludo ser bem sensível, o álcool presente nos perfumes pode prejudicar os fios e ressecá-los mais do que o normal”, explica a expert.

O Truque da Escova: cabelo cheiroso já!
Não é legal aplicar perfume (o “normal”) diretamente no cabelo, mas um truque que funciona muito bem é borrifar o perfume nas escova e, em seguida, pentear os fios. O cabelo fica super cheiroso, e a vantagem é que o cheiro não vai “brigar” com o do seu perfume “do corpo”, sabe?

Cheira Bem? 7 dicas para ficar cheiroso o ano todo, sempre!

  1. Cuide sua dieta.
  2. Teste fragrâncias.
  3. Mantenha-se hidratado.
  4. Saiba em que local usar o perfume.
  5. Não use apenas fragrâncias.
  6. Espalhe bons cheiros pela casa.
  7. Invista em um shampoo seco.

O perfume capilar é um produto desenvolvido para ser usado nos fios. portanto, não vai ter o mesmo efeito e fixação se usado no corpo.

Perfume para cabelo: 6 opções para testar + dicas para usar

  1. 212 Vip Rosé Hair Mist Carolina Herrera. 212 Vip Rosé Hair Mist Carolina Herrera Perfume Para Cabelo 30Ml. ...
  2. Adlux Floral Intenso. ...
  3. Good Girl Hair Mist Carolina Herrera. ...
  4. Intense Brilho 3D Light Hair. ...
  5. Miss Dior Hair Mist. ...
  6. Perfume Capilar Kamaleãozinho Morango.

Limão no cabelo fortalece os fios? Não, o limão não fortalece, nem faz crescer o cabelo. É possível encontrar na internet algumas receitas sugerindo que o limão ajude no fortalecimento dos fios. Isso porque a fruta tem o pH ácido e ajudaria a fazer uma limpeza profunda no couro cabeludo.

De acordo com o dermatologista André Moreira, a prática não é indicada, tendo em vista que o produto é abrasivo. Desse modo, o resultado pode ser fios secos e quebradiços, além de haver o risco de ocorrer alergias, dermatites e irritações. “Tem que ter muito cuidado ao usá-lo”, diz o médico.

Apesar do vinagre de álcool ter um pH aproximado dos cabelos, o mais recomendado a se usar nos fios é o vinagre e maçã, visto que ele tem o aroma mais suave e deixa o cabelo com menos frizz, mais hidratado e, com uma rotina de uso, é possível ver os fios mais alinhados e menos porosos.

Características principais. O enxofre é um não metal de coloração amarela, mole, frágil, leve, desprende um odor característico de ovo podre ao misturar-se com o hidrogênio, e arde com chama azulada formando dióxido de enxofre.

O vinagre de maçã é um tratamento acidificante que usa o poder do seu ph ácido – de 3 a 3,5 – para fechar as cutículas capilares que estão muito abertas. Por conta disso, esse ingrediente é considerado um ativo super reconstrutor e perfeito para salvar cabelos porosos, elásticos e altamente danificados.

Muitas pessoas preferem lavar os cabelos de noite, antes de dormir, principalmente as que costumam acordar cedo no dia seguinte para trabalhar ou estudar. Tudo por uns minutos a mais de sono, não é? Entretanto, isso só é indicado caso você seque – e bem – os cabelos antes de se deitar para dormir.

A resposta, embora simples, depende de alguns fatores, como o tipo de cabelo e o estilo de vida. De antemão, se você é adepta da lavagem diária, não se preocupe. Lavar o cabelo todo dia é uma higiene como outra qualquer e não traz prejuízos aos fios, segundo Kevin Porto, tricologista e terapeuta capilar.