O que causa mau cheiro nas fezes?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

O cheiro do seu cocô depende muito do tipo de alimento que você ingere e das bactérias que moram no seu intestino (a chamada microbiota intestinal). "Indivíduos com uma microbiota que se caracteriza pela produção do gás metano normalmente têm constipação intestinal e fezes com pouco ou nenhum mau cheiro.

Algumas doenças cujo odor podemos sentir

  • Cólera: Cheiro adocicado de fezes.
  • Pneumonia: Respiração cheiro de podre.
  • Fenilcetonúria: Suor e urina mofada.
  • Envenenamento por arsênico: Cheiro de corpo untado com alho.
  • Diabetes: Urina e respiração com cheiro de frutas.
  • Escorbuto: Suor putrefato.

Sinais de alerta. As alterações na cor e consistência das fezes não devem ser menosprezadas, sobretudo quando acompanhadas de outros sintomas como a perda de peso ou dores abdominais. O odor também pode indiciar a presença de tumores, sangue ou gordura.

Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

Outros sinais do câncer de intestino para se atentar
Mudança nos hábitos intestinais (prisão de ventre ou diarreia) Sangue nas fezes. Fraqueza. Fezes pretas ou de cor escura.

Sim, é possível minimizar o odor das fezes comendo alimentos como maçã, salsa, alface, espinafre, pêssego, pera. Alguns alimentos podem, ao contrário, piorar o odor como: ovos, cebola, brócolis, couve flor, nabo, beterraba, rabanete, café, carnes em conserva , defumados e bebidas alcoólicas.

Aspectos como o formato e a cor das fezes são importantes para a indicações de várias doenças e condições como hepatite, úlceras e deficiências de vitaminas. Idealmente, as fezes devem ter uma coloração marrom. Essa cor deve-se principalmente à estercobilina, um pigmento formado no fígado com a digestão da bile.

Confira alguns exemplos de chás para eliminar gases:

  1. Chá de erva-doce. A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Chá de camomila. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de erva-cidreira.

Segundo Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do Hospital Sírio Libanês (SP), no que compete ao nariz, quando se inala alguma substância com cheiro forte e persistente, o organismo acaba liberando células inflamatórias que geram a reação alérgica, o que explica os sintomas de coceira nas mucosas, espirros ...

Se você já sentiu seu suor com "cheiro de vinagre" ou suor com "cheiro azedo", na verdade esse odor é causado por uma bactéria chamada propionibacterium, ou melhor, pelo produto de seu metabolismo.

Blog

  1. Você está constipado. ...
  2. Você tem desconforto intestinal crônico. ...
  3. Você sente inchaço e gases depois de comer certos alimentos. ...
  4. Você sente que não esvazia o intestino completamente. ...
  5. Você tem diarréia crônica. ...
  6. Você tem fadiga inexplicada. ...
  7. Seu humor sofreu uma alteração para pior. ...
  8. Você fica doente constantemente.

Leia este texto e confira 5 sinais que seu intestino não está fazendo uma boa digestão.

  • 1 – Prisão de ventre. Esse é o sintoma mais óbvio de que o intestino não vai bem. ...
  • 2 – Gases em excesso. Os gases são naturais. ...
  • 3 – Diarreia. ...
  • 4 – Mudanças na frequência de evacuação. ...
  • 5 – A cor das fezes.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Experimente chás de ervas. ...
  5. Beba sucos e vitaminas. ...
  6. Hidrate seu corpo.

As fezes amarelas e as restantes cores – possíveis causas
Estas podem sinalizar um problema com o fígado ou vesícula biliar, pelo que, se tiver fezes de cor clara persistentemente, deve consultar um médico.

Diagnóstico: pode ser feito através do rastreamento que inclui exames como a pesquisa de sangue oculto nas fezes, a colonografia e a colonoscopia. O rastreamento está indicado para toda a população a partir dos 45 anos ou mais precocemente em pessoas com parentes de primeiro grau com história de câncer de intestino.

– Fezes tipos 3, 4 são aceitáveis, sendo o tipo 4 o mais saudável e ideal.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

A dor pode surgir à medida que o tumor cresce, destacando-se: sensações de cólicas intensas no abdômen, em casos de tumores localizados no intestino grosso; ou dor ao evacuar, se o tumor afetar a porção do reto.

No início, parece uma gastrite. E muitas pessoas se automedicam ou demoram a procurar um especialista. Os sintomas iniciais do câncer de estômago são bastante inespecíficos: os pacientes costumam se queixar de queimação no estômago, má digestão, dificuldade de engolir (deglutição) e refluxo ácido.

O enxofre é um não metal de coloração amarela, mole, frágil, leve, desprende um odor característico de ovo podre ao misturar-se com o hidrogênio, e arde com chama azulada formando dióxido de enxofre.

Encha seu prato de verduras e legumes, troque o pão, o macarrão e o arroz branco pelas versões integrais e inclua as sementes em suas receitas. Frutas, especialmente quando consumidas com casca e bagaço, também ajudam a melhorar as funções intestinais e a acordar o intestino preguiçoso.