O que causa mal triste no gado?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

A Tristeza Parasitária é causada por dois agentes parasitários, o Anaplasma e a Babesia, os quais podem ou não estar juntos causando a doença do animal. A Anaplasmose é causada pelo Anaplasma marginale e a Babesiose é causada pela Babesia bovis e/ou pela Babesia bigemina.

Pesquisas da Embrapa indicam que a melhor forma de prevenir a tristeza parasitária bovina é realizar o controle integrado do carrapato, onde se utilizam várias estratégias de controle que possibilitam manter os rebanhos com baixos níveis de infestação durante todo o ano, sendo o controle estratégico, uma das mais ...

O Diminazine B12 (derivado de diamidina) deve ser usado na dose de 1ml/10 kg de peso vivo, por via intramuscular. Geralmente uma dose é suficiente para o controle da infecção por Babesia bigemina, mas nos casos de infecção por Babesia bovis poder ser necessário 2 a 3 aplicações, com intervalo de 24 horas.

modo de uso e dosagem:
Administrar por via intramuscular profunda. Dosagem: TRISTEZINA® é administrada na dose de 3,5mg /1Kg de peso corpóreo, ou seja,1mL/20kg por via intramuscular profunda quando tratar-se de Tristeza.

Sinais clínicos

  1. apatia;
  2. infertilidade;
  3. pelos arrepiados;
  4. urina com a coloração escura;
  5. menor ganho ou perda de peso;
  6. diminuição ou suspensão da lactação;
  7. redução nos movimentos de ruminação;
  8. sinais nervosos de incoordenação motora.

VACINA NO CONTROLE DA TRISTEZA PARASITÁRIA DOS BOVINOS
A vacina contra a TPB surgiu de uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa Gado de Corte e produzida pelo laboratório Hemopar no RS, estando disponível no mercado com o nome comercial de EMBRAVAC®-HEMOPAR.

A Tristeza Parasitária Bovina (TPB) – também conhecida como Piroplasmose, Babesiose, Anaplasmose, Mal Triste e Tristezinha – afeta diretamente o desempenho produtivo e reprodutivo do rebanho, causando perdas econômicas ao produtor rural em virtude da queda na produtividade do gado, despesas com tratamentos e, em casos ...

TRISTEZINA® é um agente quimioterápico eficaz no tratamento de Piroplasmose causada por Babesia spp e Tripanossomíase causada por Trypanosoma brucei, T.

A Babesia bovis é transmitida pelas larvas do carrapato, enquanto a Babesia bigemina é decorrente dos estados de ninfas e adultos.
...
bigemina tem como sintomas:

  • Febre;
  • Anorexia;
  • Prostração;
  • Hemoglobinúria e anemia;
  • Lesões.

Isso pode afetar a saúde e o funcionamento do rúmen. Muitas vezes podemos ter outros problemas com isso, como por exemplo, queda de produção de gordura no leite e fezes mais moles. Assim, a sugestão é oferecer aos animais acesso a alguma fibra, equilibrando sua dieta.

Diagnóstico da tristeza parasitária bovina
Atualmente o exame de esfregaço sanguíneo consiste no método mais assertivo para o diagnóstico da TPB. A associação da aferição da temperatura retal e do monitoramento clínico com exame do esfregaço sanguíneo possibilita a identificação precoce dos animais infectados.

A Tristeza Parasitária Bovina (TPB), um complexo de doenças muito frequentes no Brasil, é causada principalmente por protozoários da espécie Babesia bovis e Babesia bigemina, provocando a Babesiose, e pela rickettsia Anaplasma marginale, que provoca a Anaplasmose.

Na anaplasmose a massiva destruição dos eritrócitos levará a excessiva produção biliar, ficando a vesícula aumentada com bile espessa e grumosa (“mal da bile”).

PRECAUÇÕES: - Manter o produto em local seguro fora do alcance de crianças e animais domésticos . - Não aplicar o produto por via intravenosa ou subcutânea. - Não administrar em vacas leiteiras lactantes.

A dose recomendada é de 1,0 mL para 20 kg de peso corporal, pela via intramuscular.

Introdução Piroplasmose também chamada de Babesiose, Febre do Carrapato e Água Vermelha, é causada por protozoários intra-eritrocitários do gênero Babesia, que são parasitas heteróxenos (FARIAS, 1995).

Na fase crônica, os cães podem sofrer com perda de peso, maior facilidade à infecções e apatia. Sintomas como tosses, conjuntivite, hemorragias, uveíte, vômitos, depressão, tremores e problemas de pele podem ser identificados. O abdome do pet também pode ficar bastante sensível e dolorido.

Qual é o remédio para carrapato bovino? O acaricida é o principal remédio utilizado para controle do carrapato bovino. O produto pode ser fabricado por meio de substâncias químicas como organofosforados, piretroides, amitraz, ivermectina, fipronil, fluazuron e associações de grupos dessas substâncias.

Uma alternativa no Controle e Prevenção de Parasitas Bovinos é o uso do Parasito Plus, um Medicamento Homeopático Natural, de resposta rápida, segura e com eficiência garantida.

A planta tóxica mais comum no Brasil é a café do mato, também conhecida como erva-de-rato ou cafezinho. Essa espécie se prolifera mais na região Norte, principalmente na Amazônia. A Samambaia, muito conhecida como planta invasora é tóxica. O Cipó-preto, comum no Sudeste e a Algaroba também são.

Principais causas de intoxicação em bovinos
No Brasil, botulismo, ureia e plantas tóxicas estão entre as causas mais frequentes de intoxicação. Atualmente são conhecidas em torno de 50 espécies de plantas com ativos que agem rapidamente no organismo do animal.