O que causa mal triste em gado?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

A Tristeza Parasitária Bovina (TPB), um complexo de doenças muito frequentes no Brasil, é causada principalmente por protozoários da espécie Babesia bovis e Babesia bigemina, provocando a Babesiose, e pela rickettsia Anaplasma marginale, que provoca a Anaplasmose.

Para o tratamento a J.A Saúde Animal sugere o uso do Ganavet®, medicamento composto por Diminazeno e Fenazona, indicado para casos de Babesiose em bovinos, devendo ser utilizado na dosagem de 1 ml/20kg (3,5mg/kg) via intramuscular em dose única.

A Tristeza Parasitária Bovina (TPB) é um complexo hemoparasitário causado por Babesia spp e pelo Anaplasma marginale, podendo ocorrer de forma isolada ou associada no hospedeiro.

Sinais clínicos

  1. apatia;
  2. infertilidade;
  3. pelos arrepiados;
  4. urina com a coloração escura;
  5. menor ganho ou perda de peso;
  6. diminuição ou suspensão da lactação;
  7. redução nos movimentos de ruminação;
  8. sinais nervosos de incoordenação motora.

Depressão (CID 10 – F33) é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.

A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, desânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.

Quando enfrentamos uma perda, desilusão ou tristeza profunda a dor emocional é tanta que, muitas vezes, a sensação é de que ela se transfere para o corpo. E de fato isso acontece. Mas o que pouca gente sabe é que essa dor emocional pode efetivamente gerar consequências graves.

VACINA NO CONTROLE DA TRISTEZA PARASITÁRIA DOS BOVINOS
A vacina contra a TPB surgiu de uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa Gado de Corte e produzida pelo laboratório Hemopar no RS, estando disponível no mercado com o nome comercial de EMBRAVAC®-HEMOPAR.

É necessário o aporte de cálcio via endovenosa para garantir a sobrevivência do animal. Em alguns casos o animal poderá apresentar mais um quadro de hipocalcemia nos dias seguintes para isso pode ser feito uma aplicação subcutânea para manter a absorção do cálcio por um período prolongado.

Diagnóstico da tristeza parasitária bovina
Atualmente o exame de esfregaço sanguíneo consiste no método mais assertivo para o diagnóstico da TPB. A associação da aferição da temperatura retal e do monitoramento clínico com exame do esfregaço sanguíneo possibilita a identificação precoce dos animais infectados.

A anemia nos bovinos pode ser causada por hemoparasitoses (parasitas do sangue) e provoca sinais clínicos como febre, apatia (tristeza ou depressão), fraqueza, anemia, falta de apetite, as mucosas oculares e vulvar pálidas (rósea claro, amareladas, ictéricas ou brancas) (FARIAS, 2001; MASSARD, 2016).

Agressividade, incoordenação, tenesmo (prolapso retal), diarreia, falta de apetite, paralisia ruminal, fezes com sangue, elevada atividade cardíaca.

Indicado no tratamento da Tristeza Parasitária dos bovinos. A associação de Pirosan e Oxitec irá combater os agentes etiológicos (Babesia e Anaplasmose), além disso o Pirosan apresenta em sua formula a Fenazona, que atua como anti-térmico.

O Diazepam, após a ingestão ou aplicação, age no cérebro, inibindo as atividades das células. Dessa forma, ele atua como uma espécie de calmante, pois "freia” o cérebro. Essa sensação calmante permite que a pessoa organize seus pensamentos, ajudando muito em episódios de ansiedade.