O que causa Logorreia?

Perguntado por: rportela . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

A logomania pode estar associada ao estresse, como uma forma de extravasar a tensão. Por fim, a logorréia pode coexistir com outros transtornos, como demência, ciclotimia, transtornos de ansiedade, esquizofrenia e bipolaridade.

A esquizofrenia pode ser confundida, por exemplo, com o transtorno bipolar, o autismo e até com a depressão.

Uma pessoa que com frequencia interrompe a fala das outras pessoas falando de outro assunto no meio da conversa nada haver com o que estava conversando pode ser considerada TDAH? Apesar de ser um comportamento frequente em pessoas com TDAH, só com base nele não é possível diagnosticar o transtorno.

Causas da obsessão
Acredita-se que a obsessão é resultado de causas biológicas, genéticas, psicológicas e ambientais. Enquanto alguns estudos apontam que esse transtorno é consequência de alterações cerebrais, outras pesquisas revelam que a pré-disposição genética tem influência nos casos de compulsão.

A POC tem tratamento, geralmente recorrendo a fármacos e psicoterapia junto de um profissional de saúde mental especializado. O seu prognóstico tende a ser mais favorável quanto mais cedo se iniciar tratamento, após o início dos sintomas.

A logorréia ou logomania é um transtorno comunicativo em que a pessoa fala compulsivamente e tem um discurso incoerente. A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno.

Saiba quando procurar um Psiquiatra

  • Falta de apetite ou compulsão alimentar;
  • Apatia constante;
  • Tristeza profunda;
  • Irritação excessiva;
  • Tremores, suor e vertigens pertinentes;
  • Inquietação e dificuldade de concentração;
  • Insônia frequente.
  • Dificuldade de realizar tarefas do dia a dia.

Geralmente a esquizofrenia se inicia com uma simples apatia no final da adolescência e no começo da vida adulta, na faixa dos 18 aos 30 anos. Aos poucos, o indivíduo abandona as atividades rotineiras e se isola.

Dificuldades na associação entre relação amorosa e esquizofrenia. Além de dificultarem um romance envolvendo um esquizofrênico, esses sintomas (especialmente a dificuldade de interação social, que é um sinal clássico do transtorno) fazem com que ele mesmo não tenha interesse e vontade de cultivar esse tipo de laço.

Eles incluem principalmente delírios e alucinações. A pessoa começa a falar coisas sem sentido, incompatíveis com a realidade. É comum ela acreditar fortemente que está sendo perseguida por alguém. Também é muito comum que ela ouça vozes e sinta que está sendo observada.

Seja forte e respire! Você pode fazer a sua escolha de forma consciente e se conectar com ele ao invés de afastá-lo ainda mais. Uma boa forma de levar isso é não se envolver em tudo. Você já deve ter ouvido falar na expressão “toda ação gera uma reação”, é muito importante que você tenha isso em mente.

3 tipos de obsessão, segundo Raul Teixeira

  • obsessão simples;
  • fascinação;
  • subjugação.

A palavra sismar, com s inicial, está errada. O verbo cismar indica o ato de pensar muito em um assunto, com insistência e preocupação. Indica também o ato de teimar, insistindo em fazer algo.

adjetivo Desconfiado; que está repleto de cisma, de desconfiança; que tende a achar que algo ruim pode acontecer. Que apresenta uma dúvida ou preocupação constante. Que pensa obsessivamente sobre alguma coisa. Que expressa um desejo súbito e sem motivo.

Vença gradualmente o medo de sair de casa. Ou seja, estabeleça metas pouco ambiciosas — como levar o lixo para a rua ou dar uma volta no quarteirão. Escolha um horário mais tranquilo, com menor circulação de carros e pessoas. Vá devagar, mas repita o exercício todos os dias.

Palilalia é a repetição ou imitação de eco feitas por uma pessoa relativamente a palavras acabadas de proferir por essa mesma pessoa. Trata-se de um tique complexo, como a ecolalia, e coprolalia. Todos estes distúrbios podem ser sintomas de síndrome de Tourette, síndrome de Asperger ou autismo.