O que causa linfonodos na axila?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Linfonodos axilares aumentados podem ser, por exemplo, um indicativo precoce de câncer de mama, mas também um sinal de infecções e alergia de contato na pele causadas pelo uso de um cosmético como um desodorante roll-on. A avaliação do médico ajuda a identificar o que pode ser.

O inchaço dos gânglios linfáticos (linfadenopatia) é comum quando há uma infecção. Os gânglios linfáticos podem doer quando ficam inchados (linfadenite). Os gânglios linfáticos que estão logo abaixo da pele podem ser mais fáceis de sentir quando ficam inchados, pois ficam maiores.

A investigação dos linfonodos do pescoço é essencial quando os sintomas são persistentes. Um pequeno aumento de volume é natural quando ocorre algum quadro inflamatório ou infeccioso na garganta e ouvidos, por exemplo. Mas se esse sintoma persiste, deve ser investigado por um Cirurgião de Cabeça e Pescoço.

Mas, existem algumas características que diferenciam um aumento benigno de um maligno. Sintomas de câncer nos linfonodos: linfonodos muito endurecidos, aderentes a outros locais, não causam dor, tem superfície irregular, mais de 2 cm e crescem ainda mais de tamanho ou aparecem outros “caroços” pelo corpo.

Os linfonodos incham em resposta a doenças, infecções ou estresse e são um sinal de que o sistema linfático está trabalhando para livrar o corpo dos agentes responsáveis. A causa mais comum de gânglios linfáticos inchados é uma infecção, particularmente uma infecção viral, como o resfriado comum.

O mais provável, nesse caso, é administração de um tratamento sistêmico constituído por quimioterapia ou hormonioterapia. Dessa forma, é possível destruir as células doentes que podem estar pelo organismo. “O prognóstico muda quando três ou mais desses linfonodos estão comprometidos.

Linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos, são pequenos nódulos (em formato de caroço) que têm a função de filtrar substâncias prejudiciais ao organismo, ajudando o sistema imunológico a combater infecções causadas por vírus e bactérias.

Usualmente o tamanho normal do linfonodo é menor que 1 cm de diâmetro, embora haja variações nas diferentes regiões e idades. Nas crianças (2-10 anos) geralmente os linfonodos normais são maiores em tamanho, e aqueles > 2-3 cm são usualmente sugestivos de malignidade ou de doença granulomatosa.

Os linfonodos podem estar inchados em apenas uma região do corpo ou em duas ou mais regiões. Dependendo da causa, outros sintomas também podem estar presentes, como dor de garganta, coriza ou febre. Muitas vezes, os linfonodos inchados são identificados durante a realização de um exame motivado por outros sintomas.

Em casos de doenças infecciosas e virais, o tratamento para linfonodos cervicais é feito com o uso de medicamentos sintomáticos e anti-inflamatórios. Às vezes, o uso de antivirais ou de antibióticos, em caso de doenças infecciosas bacterianas, pode ser necessário.

O caroço na axila pode ser um sinal de câncer de mama quando se trata de um nódulo profundo e endurecido. Normalmente, ele representa os linfonodos (ínguas) já comprometidos pelo câncer. Nesses casos, é necessário realizar uma biópsia destas lesões para se ter um diagnóstico definitivo.

Isso porque o inchaço tende a desaparecer em cerca de duas semanas, juntamente com os sintomas da doença. Porém, existem alguns sinais de que é preciso buscar auxílio médico para um diagnóstico.

O linfonodo que sofre transformação maligna tende, no início, a apresentar morfologia arredondada, mantendo seus limites com os planos adjacentes. Com a evolução da doença, pode passar a ter bordas boceladas ou espiculadas, perdendo seus limites com os tecidos ao redor.

De maneira geral, é possível afirmar que o linfoma tem cura e as chances do paciente alcançar esse desfecho são altas. Até alguns anos atrás, esse tipo de resultado não era uma realidade para os pacientes.

O hemograma completo (exame de sangue) deverá ser pedido, isso porque nele constam importantes dados utilizados em avaliação de risco da doença.

Os linfonodos normais são pequenos e podem ser difíceis de serem detectados, mas quando há uma infecção, inflamação ou câncer, os gânglios podem aumentar de tamanho. Os localizados próximos da superfície do corpo, podem aumentar de tamanho e serem sentidos com os dedos, e alguns podem até ser vistos.

O câncer nos gânglios do pescoço, da axilas e da virilha pode apresentar ínguas ou inchaço nos linfonodos, que são indolores. Quando a doença atinge a região do tórax, é comum a presença de tosse, falta de ar e dor torácica.

Continuar lendo O que faz a axila feder?