O que causa lesões cervicais?

Perguntado por: osilva . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Essas lesões têm como causas principais: a escovação traumática com escova de cerdas duras e/ou o uso de pastas muito abrasivas. alimentação muito ácida (frutas cítricas, bebidas energéticas e refrigerantes) oclusão inadequada com contatos prematuros.

A lesão cervical não cariosa (LCNC) é uma lesão caracterizada pela perda de esmalte na região cervical do dente, sem envolvi- mento bacteriano¹. A etiologia é quase sempre multifatorial, mas pode ter início pela erosão, atrição, abrasão ou abfração.

Tais lesões são descritas como apresentando etiologia multifatorial, sendo as causas mais comuns erosão, abrasão e abfração. O tratamento consiste na eliminação dos fatores causais e, quando indicado, no procedimento restaurador direto do tecido dental perdido, utilizando, preferencialmente, materiais adesivos.

O tratamento para esses tipos de lesões é principalmente o repouso durante o período inflamatório. A coluna precisa descansar, então é fundamental evitar que ela sofra uma nova sobrecarga, mas não se deve fazer repouso prolongado, já que ele pode levar a perda de força muscular.

O tratamento para a lesão cervical não cariosa consiste na retirada do fator etiológico da lesão, ajuste oclusal, uso de dessensibilizantes e, em alguns casos, restauração.

Casos mais leves apresentam dor no pescoço, limitação de movimentos, dor de cabeça e torcicolo. Em casos mais graves e avançados, pode haver dormência na região cervical e redução da força nos braços e nas pernas.

A seguir, você confere as variações desse problema.

  1. Cárie coronária. É a lesão cariosa mais comum. ...
  2. Cárie radicular. Diferente da coronária, a cárie radicular fica mais escondida. ...
  3. Cárie profunda. Pode ser classificada como cárie profunda ou cárie aguda aquela que atinge a polpa dentária. ...
  4. Cárie recorrente.

A abrasão, por outro lado, é atribuída à escovação inadequada dos dentes e ao uso de cremes dentais abrasivos. Essa combinação causa a retração gengival e expõe as partes dos dentes mais macias e menos mineralizadas, chamadas de cemento e dentina.

Traumas na área cervical envolvem o risco de morte instantânea ou de tetraplegia como sequela, quando afetam completamente a função da medula. Ou seja, quando o paciente sobrevive, muitas vezes perde o movimento dos quatro membros.

Com a compressão de C1 sobre C2, ocorre a ruptura do atlas nos pontos de maior fragilidade. Estes locais são os arcos posterior e anterior que, quando fraturados, permitem o afastamento das massas laterais e conseqüente aumento da área do canal. Isso justifica a pequena associação com lesão neurológica dessas fraturas.

O dente é formado, em sua maior parte, pela dentina, que é revestida na coroa pelo esmalte e na raiz pelo cemento. Na área do colo, ocorre a junção cemento-esmalte, marcada por uma linha sinuosa, denominada de linha cervical.

Sim. A cárie é um processo, então se estiver nas suas fases iniciais, ela pode ser interrompida e até revertida. Com a ajuda do flúor, e outros métodos preventivos na fase inicial, é possível que o dente com cárie se recupere sozinho. Mas sempre com acompanhamento do dentista.

Na maioria das vezes, as dores cervicais melhoram depois de uma ou duas semanas, mas é importante procurar ajuda médica para analisar a causa da dor e a amplitude do problema.

A dor no pescoço pode estar associada a uma compressão dos nervos no pescoço, o que pode provocar dormência, fraqueza ou sensação de formigamento na mão e no braço. A dor no pescoço também pode ser acompanhada por sensações de rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

Melhores exercícios para a coluna cervical

  1. 1 – Flexão lateral. Sente-se numa cadeira e mantenha a coluna reta e apoiada na cadeira. ...
  2. 2 – Flexão para trás e frente. ...
  3. 3 – Giro lateral. ...
  4. 4 – Movimente os ombros. ...
  5. 5 – Flexão para frente. ...
  6. 6 – Tração cervical. ...
  7. 7 – Posição de lótus.

Fazer alongamentos pode ser uma maneira simples de diminuir o desconforto. Os alongamentos podem ser feitos várias vezes ao dia, sempre com muito cuidado, pois a região é bastante sensível.

O tratamento, normalmente, envolve fisioterapia como principal alternativa. É importante consultar um especialista o mais rápido possível se você identificar algum dos sintomas associados a nervo do pescoço inflamado, a fim de receber um diagnóstico preciso e tratamento apropriado.