O que causa lesão na cervical?

Perguntado por: acunha3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

As principais causas das fraturas na coluna cervical estão relacionadas a quedas e acidentes. Entre elas estão: traumas decorrentes de alta energia, traumas causados por atividades físicas, quedas, acidentes automobilísticos e mergulhos em águas rasas.

Lesões do pescoço podem ocorrer durante acidentes automobilísticos, outros eventos traumáticos ou mesmo através da prática de esportes. Os sintomas dessas lesões incluem rigidez de nuca, ombro ou dor no braço, dor de cabeça, dores faciais e vertigens.

A dor na cervical é preocupante quando acompanhada de febre, mal-estar, dormência nas extremidades ou após traumas. Procure atendimento médico. A dor na cervical é comum em muitos indivíduos devido a posturas inadequadas, tensões diárias e outros fatores.

A cervicalgia é um quadro que causa bastante dor nas vértebras da coluna cervical, geralmente nas mais próximas à região do pescoço. Como ela é responsável por controlar o movimento da cabeça em relação ao resto do corpo, o problema pode ocasionar sérias consequências.

Uma das doenças na coluna muito comuns é a cervicalgia, popularmente conhecida como torcicolo. Apesar de parecer inofensiva, a patologia pode afastar muitas pessoas do trabalho. Na sua fase crônica, ela pode ser o motivo do afastamento por mais de 15 dias, o que gera direito ao auxílio-doença.

Existem três tipos de lesões cervicais não cariosas, a abfração provocada por estresse oclusal repetitivo, a abrasão causada por forças mecânicas não relacionadas com a oclusão e a erosão, ocasionada por ataques químicos derivados das dietas e de alguns medicamentos modernos.

Na maioria das vezes, as dores cervicais melhoram depois de uma ou duas semanas, mas é importante procurar ajuda médica para analisar a causa da dor e a amplitude do problema.

A lesão cervical não cariosa (LCNC) é uma lesão caracterizada pela perda de esmalte na região cervical do dente, sem envolvi- mento bacteriano¹. A etiologia é quase sempre multifatorial, mas pode ter início pela erosão, atrição, abrasão ou abfração.

Os sintomas mais comuns da dor na coluna cervical ou torcicolo são dor e rigidez no pescoço, podendo ou não irradiar para a região dos ombros e braços. Muitas vezes associamos a alguma postura errada após dormir ou até mesmo mudanças de temperatura como o uso de ar-condicionado.

A dor no pescoço pode estar associada a uma compressão dos nervos no pescoço, o que pode provocar dormência, fraqueza ou sensação de formigamento na mão e no braço. A dor no pescoço também pode ser acompanhada por sensações de rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

Os principais sintomas da nevralgia são:

  • Dor aguda;
  • Paralisia ou fraqueza dos músculos próximos ao nervo acometido;
  • Dor constante;
  • Sensação de queimação;
  • Sensibilidade maior.

A cervical inflamada pode ser notada pela dor local, rigidez e o comumente conhecido torcicolo. Também pode causar uma dor que irradia para braços e ombros.

A ressonância magnética da coluna cervical permite investigar dores na região do pescoço, que podem irradiar para os membros superiores. É possível detectar problemas nas vértebras que compõem a área, como fraturas, deslocamentos, trauma, desgastes e degeneração das articulações.

Diagnóstico. O diagnóstico da cervicalgia é feito por um médico especialista em coluna, normalmente, ortopedista. Quando o paciente for à consulta, é importante não omitir detalhes do médico e falar das dores, das atividades do dia a dia, dos exercícios, etc.

Quando se está com dor na cervical, é importante buscar uma posição adequada para o descanso noturno. Dormir de lado, com um travesseiro que preencha o espaço entre o pescoço e o ombro, pode ajudar a aliviar a pressão na região da nuca.

Tontura de origem cervical ou relacionada a problemas musculares no pescoço. Alterações na coluna cervical ou problemas musculares na região do pescoço podem causar dor na nuca, que podem, também, estar relacionados à tontura.