O que causa irritação e vermelhidão nos olhos?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Na maioria dos casos, a vermelhidão apresentada nos olhos ocorre quando há inflamação nos vasos sanguíneos, presentes na superfície do globo ocular, que é chamada de conjuntiva. Com a dilatação desses vasos, os olhos ficam irritados e, em alguns casos, também infectados.

Mudanças climáticas, tempo seco, cansaço, estresse, poeira ou até mesmo um cílios solto são alguns dos fatores que podem provocar a irritação nos olhos.

Conjuntivite
A vermelhidão nos olhos é um dos principais sintomas do problema, mas pode ser acompanhada por coceiras, lacrimação e ramela excessiva e sensibilidade à luz.

Seja qualquer for o motivo da irritação nos seus olhos, o Colírio Legrand resolve. Com ação adstringente, esta solução oftálmica ajuda a reduzir a vermelhidão e a secreção, acabar com a coceira, com o ardor e com a sensação de areia nos olhos.

Os principais sintomas são dores e incômodos na região, vermelhidão, sensação de cisco nos olhos, fotofobia e coceira. Além disso, o problema possui diversas causas e também pode ser um indicativo de outras doenças, desde conjuntivite e terçol, até questões mais sérias, como glaucoma.

O olho vermelho em si não é uma doença, mas sim um sinal frequente de várias doenças oculares diferentes, sendo a conjuntivite a mais comum delas. A vermelhidão ocular não costuma ser um sinal de doença grave. A maioria dos casos são autolimitados ou apresentam tratamento simples, geralmente com colírios.

Se você notar uma mancha sangrenta em um olho que não dói, e a visão normal, sem estar borrada, e tem má aparência, não se preocupe. Ela geralmente clareia sozinha em uma ou duas semanas.

Um olho vermelho leve geralmente não indica uma doença mais grave, é um sintoma muito inespecífico. Pode ser irritação, secura, falta de sono, uma alergia ou conjuntivite leve ou uma série de outras coisas.

As substâncias transportadas pelo ar e que mais comumente causam alergia nos olhos são pólen, mofo, poeira e pelos de animais. Além disso, as alergias podem ser causadas por reações a certos tipos de cosméticos ou colírios.

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

A coceira nos olhos é, na maior parte dos casos, um sinal de alergia a poeira, mofo, fumaça, pólen ou pelos de animais, que entram em contato com os olhos e levam o corpo a produzir histamina, uma substância que causa inflamação no local, resultando em sintomas como coceira, vermelhidão e inchaço.

A alergia nos olhos pode ser causada por diversos fatores, entre eles, alergia ao pelo de algum animal ou à poeira, uso de produto ou maquiagem vencidos, exposição à fumaça ou perfume, pólen, ácaros, tintas ou determinados tipos de alimentos, por exemplo.

Embora assuste a primeiro momento, o derrame ocular é bastante comum e não é grave, sendo que na maioria das vezes tende a melhorar entre sete a vinte e um dias onde o sangue é reabsorvido naturalmente pelo organismo.

Existem algumas formas de aliviar o sintoma, como uso de soro fisiológico e compressas de água, e o tratamento também pode envolver o uso de colírios e pomadas específicas.

O tratamento da irritação nos olhos depende naturalmente da causa subjacente. A utilização de colírio de uso tópico (gotas) é muito frequente no tratamento da irritação ocular, contudo deve o tratamento ser sempre prescrito por um médico oftalmologista, sob pena de em algumas situações poder agravar-se o problema.