O que causa irritabilidade e falta de paciência?

Perguntado por: abonfim5 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

Cansaço, prisão de ventre e dor de cabeça costumam provocar falta de paciência e irritabilidade. Isso vale também para a abstinência química e a reação a medicamentos. Já quando se fala em causas do mau humor feminino, não podemos deixar de citar a TPM (tensão pré-menstrual) e a menopausa.

Hoje em dia a falta de paciência tem se dado principalmente pela rotina conturbada, as várias horas de trabalho, os problemas pessoais, entre outros fatores que certamente colaboram, mas que não são os primordiais.

Nervocalm® é indicado como auxiliar no tratamento da ansiedade (angústia), nervosismo, irritabilidade, inquietude, impulsividade, agitação, depressão (melancolia), insônia, sono perturbado, tremores, palpitação e cefaleia (dor de cabeça).

É normal sentir raiva quando nos frustramos. Não somos robôs, mas devemos escoá-la de maneira saudável. Isso é uma habilidade que aprendemos na vida através de inúmeras orientações e aprendizados que recebemos ao longo dela – ou em terapia”, diz Fabiana.

A crise nervosa deriva-se de um estado emocional alterado, um descontrole emocional não necessariamente patológico. Todavia, é um termo genérico que pode acontecer a um indivíduo que esteja passando por momentos difíceis em sua vida ou com grande ansiedade por questões pessoais, familiares e profissionais.

Quando uma pessoa sofre de ansiedade, é comum que ela se estresse de maneira desproporcional, ou seja, pequenos problemas do dia a dia a deixam extremamente irritada. Não só isso, a irritação com algo de pouca importância vai muito além daquele momento; dura às vezes o dia inteiro e ainda torna difícil dormir.

Alguns dos principais medicamentos para esse transtorno são sertralina, fluoxetina, paroxetina, citalopram, escitalopram, fluvoxamina, venlafaxina e duloxetina. A escolha da melhor opção terapêutica só pode ser feita depois da avaliação de um médico experiente.

Você pode procurar tanto o psiquiatra quanto o psicólogo. Há casos de ansiedade e depressão que a pessoa tem necessidade do acompanhamento psiquiátrico e psicológico. O psiquiatra irá efetuar a avaliação e medicação para alívio dos sintomas.

“Encontre um lugar tranquilo para pensar sobre as coisas ou para se libertar da comoção e da atividade ao seu redor. A irritabilidade pode ser a forma de sua mente alertá-lo de que você precisa de uma pausa, então faça uma.”* — Guy Winch, psicólogo.

A crise emocional é caracterizada por um desgaste psicológico que pode ser decorrente de diversos fatores na vida de uma pessoa. Também conhecida como surto emocional, ela se instala quando o sofrimento psíquico é muito grande, ultrapassando a capacidade do indivíduo de lidar com a crise.

camomila

A camomila também possui glicenia, substância que exerce um efeito calmante sobre o sistema nervoso central. Erva-cidreira ou melissa: é rica em óleos essenciais, compostos flavonoides e fenólicos que têm propriedades calmantes e sedativas.

Causa: O estresse pode manifestar-se por uma variedade de razões, incluindo acidente traumático, morte ou situação de emergência. Estresse também pode ser efeito colateral de alguma doença grave. Há também o estresse associado à vida cotidiana, ambiente de trabalho e responsabilidades familiares.

O descontrole da agressividade é um sintoma recorrente em vários transtornos e pode ser resultado de outras condições, como efeitos fisiológicos por uso de substâncias (ex.: álcool, drogas, medicamentos) ou efeitos adversos de doenças (ex.: trauma craniano, doença de Alzheimer, estresse, etc.).

Sentir raiva é algo normal. Todos já passamos por situações em que explodimos de alguma forma. Porém, o excesso de raiva pode causar estragos à nossa vida, bem como para as pessoas mais próximas. Viver em estado constante de explosão emocional é perigoso para a saúde mental.

Confira a nossa lista com 8 chás relaxantes e nutritivos para a promoção do bem-estar!

  1. Camomila com hortelã ...
  2. Erva de São João ou Hipericão. ...
  3. Melissa ou cidreira. ...
  4. Lavanda. ...
  5. Alecrim. ...
  6. Tília. ...
  7. Flor de maracujá ...
  8. Valeriana.