O que causa interferência na fibra óptica?

Perguntado por: ufarias6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Assim, os sinais propagados pelas fibras ópticas não sofrem interferências de geradores elétricos, motores, linhas elétricas de alta potência, raios (Pulsos Eletromagnéticos – PEM). Estes são frequentemente causadores de interferências nas linhas de transmissão baseadas em cabos de cobre.

Os dados são transmitidos em cabos de cobre como pulsos elétricos. Os pulsos elétricos são suscetíveis a interferência de duas fontes: • Interferência eletromagnética (EMI) ou interferência de radiofrequência (RFI) - Os sinais EMI e RFI podem distorcer e corromper os sinais de dados transportados pela mídia de cobre.

Para entender como a luz pode se propagar dentro de um cabo, como uma fibra óptica, precisamos falar de dois fenômenos: refração e reflexão total.

O coeficiente de atenuação é definido como a perda dada em dB (decibéis) a cada unidade de comprimento (em quilômetros) da fibra, onde utiliza-se o comprimento total da fibra (L) para o cálculo: Coeficiente de atenuação = (10 x log ( Ps / Pe) / L).

As principais causas de atenuação na fibra definem-se por: absorção, espalhamento e curvaturas.

Entre os principais fenômenos ópticos, podemos destacar a reflexão, a refração, a absorção, a dispersão e a interferência da luz.

A principal delas é o custo elevado. Devido ao tipo de material usado na composição e processamento do fio. Outra desvantagem que podemos destacar é com relação a fragilidade. Os fios são muito sensíveis e podem se romper com mais facilidade do que os fios de cobre.

1 Gbps

1. Velocidade. A velocidade da Internet de fibra óptica é de 1 Gbps. Isso é 10 a 20 vezes mais rápido do que o cabo de 50 a 100 Mbps que a maioria de nós conhece no momento.

O que é EMI e como acontece
Na prática, é um problema que pode ser causado por diversos motivos, os mais comuns: ruídos e surtos de tensão constantes; interferência de frequências altas a ponto de atingir equipamentos periféricos; aterramento em desacordo com as normas nacionais e internacionais.

Quais são os sete fatores mais comuns?

  1. Interferência de redes. Um dos problemas mais comuns que fazem com que redes cabeadas não se comportem como deveriam são as interferências. ...
  2. Firmware ultrapassado. ...
  3. Equipamentos ruins. ...
  4. Intempéries climáticas. ...
  5. Roubo de cabos. ...
  6. Distância do fio. ...
  7. Conectores e fixadores inadequados.

Os cabos Ópticos garantem qualidade no fornecimento da conexão em vários aspectos: Influência climática (no caso a fibra óptica por ser feita de vidro não sofre nenhum tipo de interferência meteorológica ou apresentar efeitos devidos as ações do tempo como oxidação e ferrugem.), interferência magnética como falamos ...

Fibra óptica: multimodo
Seu alcance é limitado por 2 km para cada cabeamento estruturado. A óptica multimodo é bastante utilizada para distâncias menores, exatamente pelo preço e facilidade de implementação. No caso de estruturas de longa distância, ocorre muita perda de refração.

A transmissão do sinal via fibra óptica ocorre através do núcleo. A diferença entre os índices de refração do núcleo e da casca garante o Princípio da Reflexão Interna. Desta forma o sinal luminoso permanecerá trafegando no mesmo eixo de transmissão, fazendo com que ele não “escape” do núcleo.

A fibra óptica funciona através do princípio de reflexão interna total da luz, que ocasiona uma propagação contínua da luz em seu núcleo interno com a menor perda de sinal possível. Propagação do feixe de luz no núcleo da fibra óptica.

Como identificar pontos de instabilidade na rede? Quando existe o rompimento da fibra óptica e é necessário a detecção da falha, existe um aparelho que pode contribuir com essa ação: o OTDR, equipamento de medição que tem a função de testar a rede e localizar os problemas.