O que causa inflamação na tíbia?

Perguntado por: uprates . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

Mas a inflamação da tíbia costuma ocorrer por motivos mais simples, como: Uso de calçados inadequados. Corridas em terreno irregular. Excesso de exercícios para perna.

Não tratar essa inflamação pode fazer com que ela avance e atinja a tíbia (osso), prejudicando a sua estrutura e deixando o paciente mais propenso a fraturas na região. Ou seja: o problema pode se agravar bastante.

O tempo de recuperação de uma fratura da tíbia ou fíbula irá variar conforme o nível da lesão, podendo levar semanas ou até meses, em casos mais graves.

Levante os calcanhares e contraia o tibial anterior. Fique nessa posição por dois segundos e, em seguida, volte ao início devagar. Faça de 10 a 15 repetições do exercício. Você vai trabalhar não somente o tibial anterior, mas também os outros músculos da área.

A fratura na tíbia é, infelizmente, comum nas práticas esportivas, principalmente no futebol, sendo uma lesão dramática, devido à deformidade que ocasiona. Nessas fraturas, a fíbula também costuma ser afetada, devido a grande energia do trauma.

60 dias após a cirurgia
Já deve ser iniciado o treino de marcha sem muletas (desde que o Dr. Felipe Brasil tenha liberado pois alguns casos há atraso na consolidação óssea); É esperado andar claudicando (mancando) e pode sentir a perna operada um pouco maior.

Como é feita a cirurgia? Trata-se de uma retirada ou colocação de cunha na região do osso da tíbia ou fêmur para correção do eixo da perna e, consequente, diminuição da pressão aumentada sobre o compartimento com artrite/artrose.

A ressonância magnética é o exame de escolha para o diagnóstico tanto da canelite como da fratura por estresse.

CATAFLAMPRO XT EMULGEL é indicado para aliviar a dor e reduzir os sintomas da inflamação (incluindo dor e inchaço) em diversas condições que afetam músculos e articulações, tais como Lesões de ligamentos, músculos e articulações (por exemplo entorses, distensões, contusões, artrites, dores nas costas, lesões causadas ...

Por isso é importante procurar ajuda de um médico ortopedista ou médico do esporte se as dores na canela persistirem com a prática da atividade física. O tratamento da canelite pode envolver medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia.

Os exercícios físicos que geram impacto repetitivo na região na canela, como o futebol, corrida, ciclismo, ginástica olímpica e até mesmo a caminhada em esteira podem fazer com que a canelite se desenvolva.

A canelite deve ser tratada inicialmente com gelo e anti-inflamatórios não esteroides, para reduzir a inflamação, seguida de fisioterapia que objetiva a redução da inflamação e reequilíbrio da musculatura a fim de se prevenir a recidiva da lesão.

O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa, porém, geralmente a canelite é curada em 3/4 semanas. Quando o caso é mais complexo e grave, como por exemplo, quando ocorre fratura por estresse, o tempo de recuperação é elevado para em média 6/8 semanas e pode ser necessário uma cirurgia.

A tíbia é o principal osso que suporta peso na parte inferior da perna. É o segundo maior osso do corpo e serve de local para fixação distal do ligamento da patela, que se insere na tuberosidade da tíbia.

A tíbia (osso da canela) é um osso longo da perna encontrado medialmente à fíbula. Ela participa da sustentação do peso da perna e é o segundo maior osso do corpo, atrás do fêmur.

A alimentação com suínos não influencia na consolidação da fratura. Se não há intolerância alimentar, pode comer sem restrições.

Deve fazer aquecimento e alongamento antes e depois de qualquer exercício. Aplicar gelo ou uma compressa fria sobre a área durante 20 minutos duas vezes ao dia. Os analgésicos sem receita médica também podem ajudar.

Continuar lendo Por que o nome tíbia?