O que causa inflamação na garganta?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Mais especificamente, existem diversos fatores que causam a garganta inflamada, como as infecções virais, infecções bacterianas, reações alérgicas, garganta seca (por conta do tempo seco ou desidratação), uso excessivo da voz, lesões na garganta e até mesmo o refluxo gastroesofágico.

Em geral, é possível diferenciar uma inflamação na garganta de uma infecção pelos sintomas. No caso da inflamação, são frequentes o calor, a vermelhidão, o inchaço e a dor ao tocar. Enquanto isso, quando está infeccionada, ela provoca febre alta, dor no local, dor muscular, tosse, formação de pus e fadiga geral.

A dor de garganta frequente pode ser um sinal de faringite viral, mas a maioria dos casos são curados em cerca de uma semana, com o tratamento adequado ou até mesmo de forma natural. Se a doença possuir origem bacteriana, é preciso consultar um médico que irá indicar o tratamento mais adequado em cada caso.

É possível tratar a garganta inflamada? Claro que sim! A inflamação na garganta é um problema completamente tratável. Na maioria esmagadora dos casos, ele se resolve em alguns dias ou semanas com a implementação de tratamentos com antibióticos (caso o problema tenha causa bacteriana) e/ou anti-inflamatórios.

Para diminuir a dor de garganta é importante evitar consumir alimentos muito duros, gelados e ácidos, pois pode irritar ainda mais a garganta e aumentar a dor. O ideal é dar preferência aos alimentos mais pastosos, como mingau, iogurte e sopas, por exemplo.

Sim! Mesmo uma simples dor de garganta deve passar por avaliação a fim de identificar o agente causador. De modo geral, as infecções e inflamações são simples de serem resolvidas. No entanto, quando se tornam persistentes e há agravamento no quadro, a recomendação é buscar auxílio médico imediato.

faça repouso e evite forçar a voz; para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente. É uma opção interessante para facilitar o repouso, especialmente durante a noite; medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor de garganta.

A infecção, como dito anteriormente, diz respeito à penetração, multiplicação e/ou desenvolvimento de um agente infeccioso no organismo humano ou de outro animal. A inflamação já diz respeito à reação do organismo aos danos causados por agentes químicos, físicos ou biológicos.

Antibióticos

  • amoxicilina.
  • azitromicina.
  • eritromicina,
  • clindamicina.
  • cefalexina.

Se tiver algum sinal de dor de garganta ao engolir, febre, dores pelo corpo, prostração, inchaço dos gânglios linfáticos, rouquidão e mau hálito, procure um especialista para identificar o problema, uma vez que a dor de garganta é um sintoma de muitas causas diferentes, e cada paciente terá um tratamento mais adequado.

Em dores agudas e inflamação de garganta causadas pela gripe, tomar sorvete pode até trazer alívio, assim como alimentos gelados ajudam no tratamento pós-cirurgia na boca ou garganta, já que eles podem diminuir o inchaço na região afetada. O frio tem propriedades anti-inflamatórias.

GARGANTA

  • Mudanças na voz (“como se tivesse uma batata na garganta”)
  • Dificuldade para engolir ou sensação de que alguma coisa está presa na garganta.
  • Irritação da garganta que não passa.
  • Dor de ouvido.
  • Caroço no pescoço.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.
  • Perda de peso inexplicável.

A dor de garganta constante pode indicar, por exemplo, uma faringite ou laringite, que são inflamações da mucosa da faringe e da laringe, respectivamente, órgãos importantes do aparelho respiratório.

Nas amidalites por vírus, a infecção atinge a região das amídalas e faringe e deve ser tratada com analgésicos e anti-inflamatórios simples. Já nas amidalites bacterianas, que provocam grande inflamação nas amídalas associada ao aparecimento de placas de pus na região, é necessário o uso de antibióticos específicos.

O incômodo, em geral, é proveniente de dores de garganta, resfriados, gripes, irritação gerada pelo tempo seco, quadros alérgicos, episódios de tosse ou refluxo gastroesofágico. Porém, também pode indicar alguma disfunção durante o ato de engolir (deglutição), que é composto por várias etapas complexas.