O que causa inflamação dos brônquios?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

A inflamação dos brônquios é comumente chamada de bronquite, mas é importante não confundir com a bronquite crônica, doença que causa tosse e expectoração na maioria dos dias, por no mínimo três meses por ano, durante dois anos consecutivos. Sua causa mais comum é o tabagismo.

Tosse, sensação de falta de ar e cansaço são os principais sintomas, mas alguns remédios para asma e bronquite, como o Aerolin e o Berotec ajudam a controlar estes desconfortos.

Como melhorar uma crise de bronquite?

  1. Forneça hidratação. Hidratar o corpo, de dentro para fora, é uma boa maneira de lidar com muitos sintomas desagradáveis em nosso organismo. ...
  2. Ajude com a inalação. ...
  3. Deixe o ambiente úmido. ...
  4. Remova qualquer fonte de cheiro forte. ...
  5. Entre em contato com o médico.

O sulfato de salbutamol, substância ativa de Aerolin comprimidos, pertence a um grupo de medicamentos chamados broncodilatadores. O salbutamol relaxa a musculatura das paredes dos brônquios, ajudando a abrir as vias aéreas e tornando mais fácil a entrada e a saída de ar dos pulmões.

Alimentos que devem ser evitados durante as crises de bronquite

  • Refrigerantes.
  • Bebidas alcoólicas.
  • Alimentos ultraprocessados.
  • Doces e alimentos refinados em geral.

Para evitar a bronquite, é importante:

  • lavar bem as mãos;
  • ingerir bastante líquido;
  • evitar locais onde haja pessoas fumando;
  • eliminar possíveis causas de alergia respiratória;
  • utilizar máscara em caso de contato com pessoas com gripe, resfriados ou qualquer outra doença transmitida pelas vias respiratórias.

Trata-se de uma inflamação nas pequenas vias aéreas chamados de bronquíolos. É necessária uma avaliação médica em que se possa entender os antecedentes patológicos de sua irmã e os sintomas associados.… Olá! O achado de broncopatia é inespecífico, não dá para saber se surgiu do covid ou por outras razões.

Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.

Tratamento de bronquite aguda
Quando um antibiótico é usado, em geral, os médicos prescrevem um medicamento como azitromicina ou claritromicina.

Diagnóstico da bronquite viral
A bronquite viral geralmente é diagnosticada com base nos sintomas e sinais apresentados durante exame físico, associados com radiografia torácica e amostras colhidas da garganta ou nariz, a fim de detectar o vírus presente.

Chá de Guaco

Chá de Guaco
O guaco é uma espécie muito empregada em doenças respiratórias, principalmente por causa do controle da tosse (ação antitussígena) e por atuar nos brônquios (ação broncodilatadora).

Os principais medicamentos usados para bronquiolite (aqui falando do geralzão tá pessoal) são: Broncodilatadores (salbutamol- Aerolin; fenoterol- Berotec) – uma parte dos pacientes apresentam resposta à essa medicação, e o que deve ser feito pelo médico é o chamado teste terapêutico, para avaliar essa resposta.

Esse é o nome popular do nebulímetro, um dispositivo inalatório que serve para liberar doses de broncodilatadores ou corticoides, medicamentos de ação rápida que agem diretamente nos brônquios e nos pulmões e facilitam a respiração.

A distinção entre bronquite e asma é importante, não só pelo fato de impedir que o paciente seja rotulado com uma doença que não tem, mas principalmente porque o tratamento e o prognóstico a longo prazo dessas doenças é diferente. A asma, na maioria dos casos, é uma doença bem mais benigna que a bronquite crônica.

A bronquite não tratada pode se agravar e evoluir para a pneumonia, em virtude da infecção se espalhar para outras regiões das vias respiratórias, principalmente, os pulmões. Assim, o órgão começa a acumular muito muco e dificulta a respiração, gerando febre alta, calafrios e, até mesmo, levando à morte.

Alimentos recomendados
Exemplos: salmão e demais peixes, azeite de oliva, sementes e oleaginosas (castanhas, amêndoas, linhaça moída ou em grão), ovo.

Segundo os autores, também não houve nenhum tipo de associação entre o consumo de leite e a exacerbação dos quadros de bronquite asmática, uma inflamação crônica do trato respiratório inferior.

Ela se instala quando os minúsculos cílios que revestem o interior dos brônquios param de eliminar o muco presente nas vias respiratórias. Esse acúmulo de secreção faz com que eles fiquem permanentemente inflamados e contraídos, provocando, principalmente, tosse. A bronquite pode ser aguda ou crônica.

No entanto, substâncias irritativas, como poeira, fumaça e perfumes, também podem provocar uma crise de bronquite aguda. Já a bronquite crônica é resultado, principalmente, do contato do organismo com o cigarro, mas também com a poluição.

Seja agudo, seja crônico, o problema dá as caras quando os brônquios se inflamam, incham e ficam mais contraídos, além de produzir maior quantidade de muco na tentativa de limpar a área. Tudo isso dificulta ou emperra o trânsito de oxigênio até os pulmões.

A transmissão ocorre de maneira semelhante ao que acontece na gripe, por meio de gotículas expelidas em tosses, espirros ou contato com superfícies e pessoas contaminadas. outros sintomas da bronquite aguda podem durar mais tempo, o que não necessariamente significa que o paciente ainda esteja transmitindo o vírus.