O que causa infiltração na parede do banheiro?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

A infiltração na parede é causada pelo excesso de umidade que está vindo de algum lugar e se alojando naquele ponto. É possível identificar a parede com infiltração porque aos poucos a região fica escura, aparecem manchas e mofo. Além disso, ao toque, fica fria, úmida e depois de um tempo a tinta começa a descascar.

Canos com vazamento
As chamadas áreas molhadas (cozinha, banheiro e área de serviço) estão sujeitas a sofrer com problemas de infiltração devido à presença de canos quebrados ou entupidos.

O aparecimento de bolhas na parede é um sintoma bastante comum de vazamentos e infiltrações. Começam a aparecer pequenas bolhas estufadas, causando o descascamento da tinta e esfarelamento dos materiais construtivos.

Os indícios mais frequentes para você saber como descobrir vazamento de água são as manchas e rachaduras formadas nas paredes, no chão ou no teto. Além disso, é bastante comum que surja mofo no local da infiltração - provavelmente, você conseguirá perceber por conta do odor característico.

O melhor tipo de impermeabilizante para não comprometer a estrutura da sua parede é o Impermeabilizante Vedajá Aerosol Preto 400ml Vedacit, que forma uma camada emborrachada capaz de estancar qualquer tipo de vazamento, sem comprometer o acabamento da sua casa ou sua estrutura.

Para evitar ou solucionar esses problemas, deve-se revestir a área interna das paredes em contato com o solo utilizando o impermeabilizante camada grossa quartzolit. Solos pouco permeáveis, muros de contenção e subsolos também podem sofrer esforços causados pela geometria dos aterros e pelas altas pressões de água.

Os principais sinais de infiltração na parede são:
Tinta da parede úmida e ao toque (fácil de perceber ao raspar a tinta com algum objeto afiado). Manchas indicando mofo na parede, este é o sinal mais visível nas infiltrações. Tinta formando bolhas ou “estourando”.

Para evitar que os ambientes sejam afetados novamente por problemas causados pela umidade, um passo importantíssimo é fazer a impermeabilização de todas as paredes do imóvel. E a melhor solução é o uso dos impermeabilizantes para paredes e rodapés da quartzolit.

Já as infiltrações de dentro para fora ocorrem por conta de vazamentos na rede hidráulica, ou ausência de revestimentos adequados em áreas molháveis e molhadas. Esses costumam ser os mais perigosos, pois, em muitos casos, passam despercebidos.

Presença de manchas, bolhas e mofo nas paredes ou no teto muitas vezes não recebem a atenção devida, mas é necessário ter cuidado, pois esses são sinais de infiltração. Além do aspecto visual desagradável, ela causa problemas que podem comprometer a estrutura dos imóveis e a saúde dos moradores.

Pois, além do prejuízo estético, há o risco de danos mais sérios. Se a infiltração não for tratada, a parede pode até cair. Além disso, se a água proveniente da infiltração atingir a parte elétrica, pode ocorrer um curto-circuito e até causar a morte de alguém”, afirmou.

Muitas vezes, quando há vazamento e infiltração, podemos observar alguns sintomas indicativos, como:

  1. Piso soltando e com umidade;
  2. Reboco soltando;
  3. Região onde há junções próximas aos registros e canos, com umidade e mofo;
  4. Manchas escuras nas paredes e tetos, etc.

Portanto, é responsabilidade do proprietário resolver e arcar com os custos do conserto. No entanto, é importante que o inquilino saiba que ele pode passar a ser responsável, caso algum haja agravamento no quadro por falta de comunicação do problema ou negligência.

A infiltração guiada por imagem é um procedimento no qual o médico, guiado pelas imagens obtidas pelo aparelho de ultrassonografia, realiza a aplicação de medicamentos de ação prolongada (corticóides, ácido hialurônico, anestésicos) em uma região inflamada.

Jogue cinzas no vaso sanitário; O normal é a cinza ficar depositada no fundo do vaso; Caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga. Nas bacias cuja saída da descarga for para trás (direção da parede), deve-se fazer o teste esgotando-se a água.

Dentre os aparelhos usados para localizar vazamentos com maior precisão, o geofone é o mais indicado, já que ele consegue detectar esse tipo de problema, seja um vazamento oculto ou subterrâneo. Existem dois tipos de geofone: o digital e o analógico.

Os principais sinais de que existe um vazamento no banheiro são manchas de mofo na parede ou no teto, excesso de umidade nos rejuntes dos azulejos — mesmo quando o chuveiro não foi utilizado — e até bolhas na tinta.