O que causa icterícia no leite materno?

Perguntado por: usalgado . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 20 votos

A icterícia do leite materno é causada por substâncias no leite materno que interferem com o processo que o fígado segue para eliminar a bilirrubina do organismo.

Segundo a especialista, a doença é causada pelo excesso de uma substância produzida pelo fígado, a bilirrubina, que torna a pele amarelada e precisa ser dosada e é detectada por meio de exame de sangue.

A icterícia neonatal pode ser prevenida através de orientações no pré-natal e, no caso da incompatibilidade sanguínea, a mãe que tem o fator Rh negativo deve tomar uma dose da vacina de imunoglobulina anti-Rh (Rhogam) na 28ª semana de gestação e outra até 72 horas após o parto.

Durante os primeiros dois ou três dias de amamentação, você pode notar um líquido espesso amarelo ou laranja saindo de seus seios. Não entre em pânico. Esse fluido é o colostro e é exatamente o que seu bebê precisa no momento. O colostro é muito nutritivo e contém altos níveis de anticorpos.

Entretanto, alguns bebês podem ter icterícia que dura mais de duas semanas. Os sinais de alerta para atresia biliar são: icterícia por mais de duas semanas e também fezes de cor amarela clara, branca como giz ou de cor de argila.

Na maioria dos casos, não é necessário nenhum tratamento específico para a icterícia em bebês. Essa condição desaparece naturalmente após cerca de duas semanas, quando o fígado do bebê estiver mais maduro e a eliminação da bilirrubina for regularizada.

Se o seu bebê tiver uma icterícia mais acentuada poderá ser necessário a realização de fototerapia. A fototerapia consiste em colocar o recém-nascido sob um aparelho com várias lâmpadas fluorescentes ou de LED.

Nos recém-nascidos com icterícia, os seguintes sintomas são motivos de preocupação: Icterícia que surge no primeiro dia de vida. Icterícia em recém-nascidos com mais de duas semanas de vida. Letargia, alimentação deficiente, irritabilidade e dificuldade em respirar.

O famoso banho de carrapicho é nada mais do que um banho feito com chá de picão preto. Esse banho com o chá de picão preto é muito utilizado em bebês recém nascidos que costumam ter icterícia.

A complicação da icterícia neonatal
A pele amarelada do bebê quando não tratada leva a complicações. A bilirrubina em concentrações elevadas é lesiva ao cérebro do bebê, instalando-se o quadro de encefalopatia bilirrubínica aguda com letargia, hipotonia, sucção débil e até crises convulsivas nos primeiros dias de vida.

Normalmente, um recém-nascido tem icterícia fisiológica até o 14º dia de vida.

O “amarelão” é comum em recém-nascidos, uma vez que duas a três vezes mais bilirrubina são produzidas durante esse período do que em adultos. Frequentemente, atinge níveis mais altos aos três a quatro dias após o nascimento e geralmente desaparece de uma a duas semanas após o nascimento.

Caso estejam vestidos de body, podem ficar até 20 minutos que são suficientes para a saúde das crianças. O banho de sol acontece das 7h até às 8h e às 16h. A médica Neonatologista, Klebiana Santos Gomes de Barros, explica que o banho de sol auxilia na diminuição de bilirrubina no sangue que causa a icterícia nos bebês.

geralmente mais de 3 dias para eliminar todos os resí duos proteicos da mãe , se a dieta estiver realmente sem nenhuma contaminação com produtos lácteos e eu até retiro produtos tópicos que possam conter leite. para a melhora do bebê , geralmente após 1 a 2 semanas !

Uma pesquisa da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, indica que o sabor de alimentos consumidos pela mãe durante o período de amamentação passa para o leite materno em questão de minutos.

Além do anis, alho e cenoura, o hortelã, cominho, eucalipto e outros vegetais também transmitem e aromatizam o leite materno.

Muitas pessoas com icterícia também apresentam urina escura e fezes claras. Essas alterações ocorrem quando uma obstrução ou outro problema evita que a bilirrubina seja eliminada nas fezes, provocando uma maior eliminação na urina.

Outro tipo de tratamento é a chamada exsanguineotransfusão. Neste caso, faz uma transfusão importante, que praticamente troca o sangue do baby. Ela é indicada em casos mais graves, quando já há risco de neurotoxicidade. Geralmente, os principais candidatos são os babies prematuros e aqueles com menos de 1500g.

Sintomas do excesso de bilirrubina no sangue
Pele e olhos amarelados são o principal sinal de que pode haver grandes quantidades de bilirrubina no organismo. Entretanto, se você sentir cansaço excessivo, náuseas frequentes, vômitos, dor constante na barriga e a urina estiver escura, deve buscar ajuda médica.

O uso medicinal do picão preto é recomendado pela ANVISA para o tratamento de úlceras e icterícia (pele amarela causada pelo acúmulo de bilirrubina no sangue que ocorre quando o fígado não processa os glóbulos vermelhos de forma eficiente).