O que causa gordura no rins?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Sedentarismo e a alimentação inadequada podem levar ao sobrepeso, causando doenças prejudiciais à saúde dos rins. Nefrologista explica.

O que é angiomiolipoma renal?

  • Dor nas costas,
  • Dor na lateral do abdômen,
  • Infecção urinária frequente,
  • Pressão alta,
  • Sangue na urina.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Alimentos que fazem mal para os rins

  • Industrializados. O consumo em excesso de alimentos congelados, enlatados e embutidos pode ser bastante prejudicial à saúde renal. ...
  • Açúcares e carboidratos. ...
  • Proteína animal. ...
  • Alimentos ricos em fósforo e potássio.

Confira a seguir algumas recomendações fundamentais.

  1. Evite o uso de anti-inflamatórios. Os rins são os órgãos responsáveis pela filtração de substâncias presentes no sangue. ...
  2. Mantenha sua pressão arterial controlada. ...
  3. Controle bem seu índice glicêmico. ...
  4. Pratique atividades físicas regularmente. ...
  5. Tenha uma alimentação saudável.

Veja como:

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

Inchaço nas pernas ou no rosto. Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina.

A cor normal da urina é amarela clara”, afirma. Ainda segundo Ângela Santos, “apresentar urina com cor rosada ou avermelhada, com presença frequente de espuma ou turva pode indicar problemas renais e urinários, do mesmo modo que a urina transparente.

Morangos são outras frutas recomendadas por especialistas, pois ajudam de perto a desintoxicar e limpar os rins toxinos. Abacaxi, com muita vitamina C e potássio, é outro. Você também pode incluir pedaços de banana, maçã, laranja e pêssego em sua dieta, cujos índices de potássio também são muito vantajosos.

“Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado. Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

“A carambola também deve ser eliminada da dieta dos portadores de doença renal crônica. A fruta deve ser proibida de ser ingerida por ser altamente tóxica. Ela conta com a enzima caramboxina que não é filtrada pelos rins.

O álcool e grandes quantidades dos produtos de sua metabolização (como acetaldeído, NADH e radicais livres1) podem causar alterações na função renal2,3. Eles fazem com que os rins se tornem menos capazes de filtrar o sangue, além de afetar sua capacidade de manter a quantidade certa de água no corpo.

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.

“O abacaxi tem efeito protetor porque tem uma substância chamada citrato, que ajuda a proteger os rins, assim como as demais frutas cítricas”, diz. No entanto tudo deve ser consumido sem excessos.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

5 sucos para expelir pedra nos rins

  1. Suco de melancia com gengibre. A melancia é rica em água e, por isso, aumenta o volume de urina, ajudando a expelir a pedra nos rins. ...
  2. Suco de água de coco com tangerina. ...
  3. Suco de maracujá com pepino. ...
  4. Suco de laranja com hibisco. ...
  5. Suco de abacaxi com melão.

A insuficiência renal aguda pode se tornar crônica se não receber o devido tratamento. Para isso definiu-se o tempo de até 3 meses para recuperar o caso se não ocorrer, o paciente será considerado crônico.

A insuficiência renal crônica é um problema que pode ser tratado. A abordagem é adequada à necessidade de cada pessoa, podendo trazer bons resultados na remissão dos sintomas e na prevenção do avanço da doença. No entanto, a perda da função dos rins não pode ser revertida.

2. Amarelo-Claro. Essa é a cor ideal da urina, entre amarelo-claro e amarelo dourado. Se você não estiver sentindo nenhum sintoma como ardência, dor ou dificuldade para urinar, significa que seu organismo está bem hidratado.