O que causa globulina baixa?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 6 votos

Estes valores baixos podem ser encontrados em doenças que provocam défices de absorção das proteínas, como a Doença Celíaca, em situações de desnutrição grave ou em queimaduras extensas.

As proteínas contêm altos níveis de globulina, então consumir esses alimentos cheios de proteína vai elevar sua globulina. A quantidade máxima de proteína que você deve consumir é 0,08 g/kg.
...
Evite alimentos ricos em proteínas, como:

  1. Carnes vermelhas e ovos.
  2. Leite, queijo e iogurte.
  3. Sementes de cânhamo e soja.

Elas têm funções no transporte de metais, lipídeos e bilirrubina, bem como papel na imunidade (fração gama). As globulinas são indicadores limitados do metabolismo protéico, tendo mais importância como indicadores de processos inflamatórios.

As globulinas séricas são sintetizadas no fígado ou pelas células do sistema imunitário.

Níveis baixos de albumina são vistos em doenças hepáticas, em doenças renais e quando há desnutrição. Se a suspeita for de doença hepática, são pedidos outros exames, como enzimas hepáticas, para determinar o tipo de doença.

Valores superiores a 30 mg/g de creatinina ou a 3,4 mg/mmol de creatinina levam a crer que a excreção de albumina nas 24 horas deve estar ultrapassando 30 mg/dia e, portanto, são indicativas de microalbuminúria.

A queda de cabelo, a cor desbotada do cabelo, a perda de cabelo (alopecia) e as unhas quebradiças são os sintomas mais comuns (10, 11).

Significado de Globulinemia
substantivo [Medicina] Teor de globulinas no sangue.

Níveis baixos de proteínas totais alertam para uma possível alteração hepática, renal ou uma doença na qual as proteínas não são absorvidas correctamente no intestino ou existe uma deficiência das mesmas nos alimentos ingeridos ou ainda por perda acentuada das mesmas.

A globulina ligadora de hormônios sexuais (SHBG) é uma proteína que afeta a função de alguns hormônios sexuais, incluindo a testosterona e o estrogênio (1,2). É produzida principalmente no fígado (1).

No peito de frango, em peixes como o salmão, atum e sardinha. Peito de peru também é uma ótima fonte de proteínas, o camarão, filé de tilápia. Já em alimentos de origem vegetal a albumina pode ser encontrada na aveia, na pasta de amendoim, ervilha, amêndoas, brócolis, na soja, quinoa, na semente de chia.

Exercício físico regular: segundo um estudo realizado em homens sedentários homens sedentários, com idade entre 40 e 75 anos, a prática de exercícios físicos de maneira moderada ao longo de um ano, elevou os níveis de SHBG, bem como de diidrotestosterona.

Através do exame de Proteínas Totais e Frações é possível avaliar o estado nutricional e a presença de diversas doenças hepáticas, renais e hematológicas, que causam variações na quantidade de albumina e globulinas presentes no sangue. A albumina tem como função manter o sangue dentro das artérias e veias.

Fração beta-1-globulina: É constituída pela transferrina sintetizada no fígado, responde pelo transporte de ferro plasmático. Mostra-se bastante aumentada nos casos de carência de ferro, anemia ferropriva e diminuída em casos de doenças hepáticas.

O exame de proteínas totais e frações costuma ser feito como exame de rotina, já que alterações relacionadas à presença de proteínas no sangue pode ser um indicador de doenças renais e hepáticas. Este exame não necessita de agendamento.

Os valores de referência de proteínas totais para pessoas com idade igual ou superior a 1 ano, é de 6 a 8 g/dL no sangue, em que o valor de albumina deve estar entre 3 a 5 g/dL e o valor de globulina entre 2 e 4 g/dL.

fígado

É sintetizada no fígado e contribui em 80% da osmolaridade do plasma sanguíneo, constituindo também uma importante reserva proteica, bem como um transportador de ácidos graxos livres, aminoácidos, metais, cálcio, hormônios e bilirrubina.