O que causa gases no pulmão?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

A embolia gasosa pode ter diferentes causas, estando associada a diferentes procedimentos médicos. Procedimentos cirúrgicos que envolvam circulação extracorpórea e craniotomia; infusoterapia; exames diagnósticos; cesariana; e trauma pulmonar por ventilação mecânica são algumas das causas de embolia gasosa.

Os sintomas da embolia gasosa arterial geralmente surgem ao fim de alguns minutos após ter sido alcançada a superfície. A embolia gasosa arterial no cérebro é semelhante a um acidente vascular cerebral, que tem como resultado confusão e paralisia parcial ou perda de sensação.

A embolia gasosa pode manifestar-se por dispnéia súbita, ansiedade, tonturas, náuseas, e sensação de morte iminente, ou dor retroesternal. Sinais neurológicos como confusão, obnubilação e perda da consciência podem ocorrer imediatamente.

Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.

Na medida em que a pessoa sobe de volta à superfície, os gases presentes no pulmão se expandem, devido à diminuição da pressão. Com isso, pode-se ocorrer a ruptura dos alvéolos, com a consequente entrada de ar na corrente sanguínea.

1. Pneumonia

  • Falta de ar;
  • Respiração acelerada;
  • Febre alta (38ºC ou mais);
  • Tosse com catarro esverdeado, sangue ou tosse seca;
  • Suor noturno;
  • Dor no peito;
  • Dor de cabeça constante;
  • Cansaço ou dores musculares constantes.

Ter uma dieta equilibrada fortalece os pulmões e alimentos ricos em antioxidantes são particularmente benéficos, pois aumentam a capacidade pulmonar e melhoram a respiração. Mirtilo, brócolis, espinafre, uva, batata-doce, chá verde e peixe são excelentes fontes de antioxidantes.

Ecocardiograma (mostrando ar nos ventrículos) TC torácica (mostrando ar nas veias pulmonares ou hemorragia) TC da cabeça (mostrando gás intravascular e edema difuso), embora gás arterial visível esteja inconsistentemente presente e sua ausência não exclua embolia gasosa arterial.

Os sintomas que o tromboembolismo pode apresentar: dor nos membros superiores e inferiores; no tórax, que pode aumentar intensamente; falta de ar, batimento cardíaco acelerado, palidez, ansiedade, inchaço e aumento de temperatura local.

Tente localizar a “fonte” da dor.
Dessa forma, tente apalpar o peito e localizar a área do desconforto; quando lesionados, os músculos geralmente sofrem espasmos. Caso seja possível encontrar uma área de desconforto, é sinal de que não há problemas com os pulmões e sim com os músculos do peito.

Conforme já mencionado, a embolia pulmonar ocorre quando um coágulo de sangue, gordura, colágeno, parte de um tumor ou bolhas de ar dificultam a passagem de oxigênio para a área. Geralmente estes coágulos são provenientes das veias das pernas, o que caracteriza a Trombose Venosa Profunda (TVP).

Sintomas. Os sintomas típicos da embolia pulmonar são a falta de ar e uma dor no peito que piora quando se respira profundamente. Outros sintomas são a tosse, tonturas, uma coloração azul na pele e perda de consciência. As pessoas com um coágulo de sangue na perna também podem ter vermelhidão e inchaço da perna.

Embolia Pulmonar é uma doença que se dá pelo entupimento de uma ou mais artérias do pulmão. O problema é causado por um coágulo que bloqueia a passagem de sangue pela artéria. Geralmente, esse coágulo é formado em outras partes do corpo e acaba parando no pulmão.

Gases, fadiga e desconforto abdominal podem ser sinais de câncer de pâncreas.

Os gases em excesso no intestino também causam cólicas no órgão, que são sentidas nas costas. Essas dores são, muitas vezes, sentidas em forma de pontadas finas.

Um dos sintomas causados pelo acúmulo de gases intestinais é a dor que atinge a região abdominal, segundo a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN). “A dor que surge ocorre devido à distensão das alças intestinais ocasionada pelos gases.