O que causa fungos na parte íntima do bebê?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Olá Viviane, segundo pesquisas: A candidíase no bebê, que é causado pelo fungo Candida albicans, pode ser transmitida no momento do parto quando o bebê passa pelo canal vaginal. Porém, a causa mais comum da doença está associada ao contato com chupetas e/ou mamadeiras contaminados com o fungo.

Infecções por fungos na vagina

  1. Ter uma dieta equilibrada;
  2. Evitar uso desnecessário de antibióticos;
  3. Ter uma boa higiene íntima;
  4. Evitar tecidos sintéticos na região íntima;
  5. Limpar da frente para trás após a micção;
  6. Lavar as mãos antes e depois de utilizar o banheiro;
  7. Não sentar em banheiros públicos.

O eritema da fralda por Candida necessita de ser tratado com um creme antifúngico como Canesten Creme.

Geralmente caracteriza-se por uma lesão eritematosa (avermelhada), brilhante, com descamação nas regiões em contato com as fraldas (dermatite em W), poupando as dobras. Quando ocorre infecção por fungo (candidíase), o eritema fica mais intenso com algumas pústulas (bolinhas) e descamação podendo atingir as dobras.

Como Nistatina funciona? Em bebês a pomada atua eliminando o fungo da cândida, responsável por causar as irritações geradas pelo uso da fralda. A fórmula do medicamento também cicatrizando a região e aumentando a proteção da área.

O surgimento de cogumelos em vasos de plantas ou nos jardins é um indicativo da presença de matéria orgânica e também de umidade, fatores que são ideais para o crescimento de fungos. Eles geralmente surgem após períodos de chuva e em locais mais sombreados, ricos em matéria orgânica.

A irritação é causada pelo contato da pele com substâncias como urina e suor, ocasionando a proliferação de fungos e bactérias. Os locais mais afetados são coxas, virilha e axilas, pela constate fricção da pele e, principalmente, pelo calor e umidade comuns nessas áreas.

A alergia à fralda pode causar, na pele da criança, sinais vermelhos e até roxos. O formato da lesão pode ser identificado como algo brilhante, descamativo, espesso ou até ulcerativo. No entanto, as características do problema dependem de como a dermatite está, uma vez que ela pode ser leve, moderada ou grave.

Devido à sua alta acidez, o vinagre de maçã é ideal para combater as infeções fúngicas, neutralizando os microrganismos sem danificar a pele. Para isso, dilua uma colher de sopa de vinagre em água. Aplique o liquido embebido num algodão na região afetada e deixe agir por pelo menos meia hora.

Tente ingerir algo com lactobacilos e outras bactérias do tipo pelo menos uma vez ao dia. Chucrute, iogurte, kefir, kimchi, missô, tempê e kombucha são alguns exemplos interessantes. O kombucha é uma opção ainda mais saudável, visto que contém polifenóis e ácido acético — ambos capazes de matar fungos.

Solução com vinagre de álcool
“No caso de armários, retire primeiro o mofo com um pano seco. Depois passe a solução na área mofada e espere secar. Se for em outros ambientes, como paredes, borrife o vinagre branco sem diluir sobre o local e aguarde cerca de 20 minutos antes de passar um pano úmido com água.

A candidíase no bebê, que é causado pelo fungo Candida albicans, pode ser transmitida no momento do parto quando o bebê passa pelo canal vaginal. Porém, a causa mais comum da doença está associada ao contato com chupetas e/ou mamadeiras contaminados com o fungo.

A indicação principal de nistatina + zinco é para assaduras de bebês, principalmente relacionadas ao uso de fraldas.

No caso das assaduras, os sintomas costumam ser bastante semelhantes, sendo que, por vezes, a área afetada pode ter aspecto ressecado ou úmido, com pequenas bolhas e vermelhidão. A grande diferença é que no caso das alergias, a pele costuma apresentar também descamação.

Pode ser sangue, escarro, urina, líquido cefalorraquiano ou biópsia. Incluem exames microscópicos de preparações coradas, cultura para fungos e testes de sensibilidade a antifúngicos.

A identificação dos fungos filamentosos é feita após a observação de características morfológicas coloniais e celulares (microscópicas), principalmente através da observação das estruturas reprodutivas (Figura 1). Para a observação da morfologia microscópica, é realizada a técnica de microcultivo (cultivo em lâmina).

Os fungos seres eucariontes e uni ou pluricelulares. Esses seres podem ser macroscópicos ou microscópicos e fazem parte do Reino Fungi. As bactérias são seres procariontes e unicelulares. Por não possuírem um núcleo celular bem definido, são considerados organismos simples e fazem parte do Reino Monera.

Cetoconazol não é recomendado para crianças com peso inferior a 15 kg e abaixo dos 2 anos de idade.