O que causa fraqueza na voz?

Perguntado por: hinfante6 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

O problema pode ser causado pelo uso inadequado da voz ou como consequência de alguma alteração no organismo, por exemplo, faringite, laringite ou alergias. No entanto, além das causas orgânicas a disfonia pode ter uma relação direta com o psicológico como veremos a seguir.

Outro exemplo é a astenia vocal, a “voz fraca”, que pode ser sintoma do uso excessivo da voz ou mesmo manifestação de um quadro neurológico. A alteração vocal pode, até mesmo, ser o primeiro sintoma de uma doença sistêmica.

Além disso, você pode fazer gargarejos, como o de água morna com sal ou o de romã com mel. Eles ajudam a limpar a garganta, controlar a inflamação e acabar com a rouquidão em instantes.
...
São eles:

  1. gengibre;
  2. mel;
  3. alho;
  4. hortelã;
  5. limão.

6 remédios caseiros para acabar com a rouquidão

  1. Chá de limão com mel. ...
  2. Gargarejo de romã e agrião. ...
  3. Xarope de mel com própolis. ...
  4. Chá de gengibre. ...
  5. Chá de orégano. ...
  6. Chá de alcaçuz.

7 dicas simples para tratar a rouquidão

  1. Hidratação é a base para a cura. ...
  2. Não fale muito baixo ou muito alto. ...
  3. Evite alimentos – e principalmente bebidas – muito quentes ou muito geladas. ...
  4. Repouse a voz. ...
  5. Evite bebidas com cafeína. ...
  6. Coma maçã com a casca. ...
  7. Articule bem na hora de falar.

Perder a capacidade de falar é uma das principais sequelas do câncer de laringe, o que impacta a qualidade de vida e nas relações sociais de pacientes que já passaram pelo difícil tratamento de câncer.

Alguns dos sinais de alerta podem ser rouquidão, cansaço contínuo para falar, ardência na garganta e falhas durante a fala. Caso apresente qualquer um destes sintomas, procure um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista para avaliação.

A rouquidão psicológica é aquela em que o estresse e a ansiedade geram muita tensão ou fadiga nas cordas vocais, alterando a voz e deixando o indivíduo rouco. Transtornos de saúde mental, na verdade, podem gerar até mesmo a perda total da voz.

Gargarejo com água morna e sal
Um método simples para aliviar o desconforto e que ajuda a soltar o catarro da garganta é fazer gargarejos com água morna e sal. A recomendação mais comum é misturar uma colher de sopa de sal marinho em 100 ml de água morna, mexendo bem a solução preparada.

Existem vários, mas listamos alguns exercícios fáceis e eficazes:

  • Vibre os lábios emitindo o som “Brrrr…”.
  • Boceje umas 10 vezes para relaxar a musculatura e as articulações.
  • Beba água em temperatura ambiente, pois o movimento de engolir relaxa a laringe.
  • Mantenha a voz em repouso por uns 20 minutos, evitando falar.

Água, maçã, mel, bebidas quentes, limão, gargarejo e soro ajudam a voz.

A hidratação é a chave para cuidar das pregas vocais. O ideal é ingerir uma média de dois litros de água por dia, ou um copo de água a cada duas horas. "Dessa forma, toda a área das pregas vocais fica mais lubrificada", afirma a fonoaudióloga Sonia Salama.

Hidratação. Cantores precisam manter seus corpos hidratados, de modo que as delicadas cordas vocais possam ter flexibilidade. A dica aqui é beber de dois a três litros de água ao longo do dia. Prefira, nesse caso, água em temperatura ambiente em vez de gelada.

Na maioria dos casos, a rouquidão é uma condição temporária, decorrente de alguma irritação que desaparece em alguns dias.