O que causa fissura no períneo?

Perguntado por: rescobar4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Entre eles, pode exemplo, disfunção hormonal, alimentação, falta de lubrificação, infecções vaginais de repetição, estresse, menopausa, climatério, alergias e puerpério.

Entre as motivos temos o baixo níveis de estrogênio (menopausa, amamentação, uso de pílula), doenças vulvares (como o líquen), infecções fúngicas (como candidíase), alergia a látex, relação sexual sem lubrificação boa, atrito na mucosa…

Cicatenol® é indicado para a prevenção e tratamento das fissuras (rachaduras) de pele e mucosas (mamilos, lábios e região anal); feridas (ferimentos leves e escoriações) e escaras.

Anfissus Pomada para Fissura de Períneo 30g.

Alguns cuidados são essenciais para uma cicatrização mais rápida:

  1. Usar calcinha de algodão.
  2. Trocar o absorvente com frequência.
  3. Lavar a região com água e sabão após cada ida ao banheiro.
  4. Não fazer esforço físico.
  5. Manter uma alimentação adequada.

As pomadas mais usadas para o tratamento de fissuras anais são:

  • Acetato de Clostebol + Sulfato de Neomicina.
  • Clordox.

Clotrimazol
Essa é uma pomada ginecológica com antibiótico e antifúngico. A utilização é feita geralmente uma vez ao dia, de preferência à noite, de 3 a 6 dias, conforme a orientação médica. A pomada deve ser aplicada no canal vaginal por intermédio do aplicador.

A causa mais comum está associada à lesão ou trauma provocado pela evacuação de fezes muito duras, grandes, secas ou volumosas. Nestes casos, abre-se um pequeno corte doloroso que pode sangrar. Outra causa para o aparecimento de fissuras anais é a prática de sexo anal sem a devida lubrificação ou relaxamento adequado.

Este incômodo pode ocorrer no períneo devido a problemas em órgãos, músculos ou nervos próximos a essa região do corpo. Dessa forma, as fortes dores podem resultar em lesões, infecções ou outras condições de saúde, como diabetes. Inclusive, mulheres de todas as idades podem sentir dor no períneo por causas diversas.

Compressas de água fria podem aliviar a ardência e reduzir a dor, e também como banhos de assento com água morna. Após analisar o caso, o médico indicará pomadas de uso tópico ou tratamento cirúrgico de acordo com a necessidade.

A água morna favorece a circulação sanguínea local promovendo a cicatrização da fissura e a higiene local. A água não deve ser fervendo para evitar queimaduras no local. Como alternativa pode-se utilizar bolsa de água morna. Sempre com o cuidado de não queimar a pele.

vermelhidão; ardor local ou para urinar; pequenas fissuras na mucosa – em algumas situações, elas podem se manifestar e causar dores, principalmente nas relações sexuais e ao urinar.

De forma geral, os medicamentos utilizados são os antivirais, mais comumente o Aciclovir, Fanciclovir e Valaciclovir. O tempo de tratamento varia de acordo com a prescrição médica, mas geralmente dura pouco, até uma semana. Pode ocorrer a prescrição de pomadas para as feridas causadas pelas bolhas da herpes.

Uma lesão na região genital pode não ser nada de mais, contudo, o melhor é ter certeza disso e garantir uma vida saudável. A recomendação é consultar com um urologista, médico que irá fazer o diagnóstico correto e orientar o melhor tratamento, dependendo da causa e da doença associada à úlcera genital.

- Pode usar compressas com toalhas mornas no períneo por 10 minutos, ou tomar um banho morno (de banheira, assento, ou chuveiro, em último caso), caso precise relaxar. - Lave as suas mãos e peça ao seu companheiro para fazê-lo também, caso ele a ajude nas massagens.

A cirurgia de perineoplastia é realizada por um cirurgião plástico especializado. O procedimento é feito com anestesia local ou geral e consiste na remoção dos excessos de tecidos moles da região perineal, bem como na remodelação da área.

Recuperação da perineoplastia
O períneo é uma região muito vascularizada, e após a cirurgia é utilizado fio cirúrgico para a sutura que será absorvido pelo corpo em torno de 45 dias após o procedimento. Durante esse período, é fundamental que a mulher evite esforços físicos e se abstenha de relações sexuais.

Os tratamentos que vamos relacionar a seguir já foram amplamente testados, validados pela ciência e têm um alto potencial de eficácia em feridas graves.

  1. Terapia por pressão negativa. ...
  2. Laserterapia. ...
  3. Ozonioterapia. ...
  4. Oxigenoterapia hiperbárica. ...
  5. Curativos especiais. ...
  6. Suplementação nutricional.

As pomadas mais usadas para o tratamento de fissuras anais são: Acetato de Clostebol + Sulfato de Neomicina. Clordox.

Evite a automedicação. Proctyl é indicado para o tratamento de hemorroidas, em especial aquelas acompanhadas de inflamação e sangramento, fissuras, prurido (coceira) e eczemas (irritação com vermelhidão) da região do ânus provocados por afecções anorretais, e como curativo após cirurgias proctológicas.