O que causa feridas emocionais?

Perguntado por: rbittencourt . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Conflitos na escola, brigas em casa, comportamentos tóxicos dos pais, bullying, redes sociais e tantos outros pontos do universo da criança e do adolescente podem representar certo risco para essas feridas emocionais.

1 | Validar os seus sentimentos e emoções em vez de julgá-los. 2 | Usar uma pergunta que o conecte com o seu sentir. 3 | Aprender a ser gentil consigo mesmo. 4 | Priorizar a sua saúde mental e emocional, em vez de se preocupar em agradar a todos.

A manifestação física da “ferida” da Humilhação assenta por um lado no controlo do que come na presença de outros (come o que considera digno de “uma boa pessoa”), por outro lado quando está sozinho perde o controlo da alimentação e come de forma exagerada tendo em conta as suas necessidades físicas.

Deus, no entanto, não nos quer feridos pelo orgulho da altivez, de nos sentirmos sempre certos, muito menos prostrados com o sentimento de culpa, derrota e fracasso. O Mestre vem ao nosso encontro para curar as feridas da nossa alma e do nosso coração.

A acusação só serve para nos deixar infelizes. Nossos problemas de ordem física, emocional e mental são fruto de cinco feridas que trazemos da infância: rejeição, abandono, humilhação, traição e injustiça.

Podemos considerar as feridas emocionais como sensações, pensamentos e memórias dolorosas advindas das necessidades emocionais não atendidas ao longo do desenvolvimento, podendo ser a falta de afeto, aceitação, autonomia, limites realistas, expressão genuína das emoções ou ainda espontaneidade.

Essa aflição pode inclusive gerar dor física palpitações e outras somatizações. E há explicação científica para isso. Estudos mostraram que o cérebro registra rejeição da mesma forma que faz a dor física. E mais, quando há estresses muito grandes, como o causado pela rejeição, os músculos do coração podem enfraquecer.

Na infância, sua ferida pode ter sido vivida num vínculo de amor e ódio com a mãe ou outra figura feminina. Você pode ter sido muito apegado e protegido pela mãe (ou avó). Ou, no outro extremo, ter se sentido abandonado por um distanciamento emocional desta mesma mulher.

A dor emocional se torna física quando aquilo que deveria ser resolvido/suportado na mente acaba desencadeando sintomas e doenças no corpo num processo conhecido como somatização. É como se o individuo tivesse extrapolado seu limite emocional. Dar aos problemas a devida importância ajuda a restabelecer o equilíbrio.

Porque pessoas feridas ferem o outro, os vínculos, o mundo. Pessoas amargas, amargam o outro, os vínculos, a natureza. Pessoas pesadas, pesam pessoas. Mas ao virarmos o lado da vida, pessoas alegres, alegram pessoas.

crescimentos na cor rosa com bordas levantadas e uma área inferior no centro, com vasos sanguíneos anormais espalhando-se como os raios de um círculo; feridas abertas que não cicatrizam, ou que curam e depois voltam a abrir, escorrer e formar crostas.

Abandono: é o ato e a consequência de abandonar. Este verbo pode aludir a deixar algo ou alguém, afastar-se ou desprezá-lo. Rejeição: é o processo e a consequência de rejeitar (resistir, negar ou recusar). Ao manifestar rejeição para com algo, deixa-se em evidência que não se o aceita ou tolera.

11 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.

Quando falamos sobre cura interior , falamos sobre cura da ALMA. Quando nos convertemos o nosso espírito é vivificado pelo Espírito Santo e é curado da culpa do pecado este é o maior milagre de Deus.

Salmo 116 - Contra a Aflição
Então invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor, eu te rogo, livra-me. Compassivo é o Senhor, e justo; sim, misericordioso é o nosso Deus. O Senhor guarda os simples; quando me acho abatido, ele me salva. Volta, minha alma, ao teu repouso, pois o Senhor te fez bem .

Depois de conhecer o evangelho, descobri que todos nós temos feridas espirituais. Elas são causadas, assim como nossas feridas físicas, por negligência ou como resultado de violação de normas de segurança — neste caso, os mandamentos de Deus. São feridas que nem remédio nem cirurgia alguma pode curar.