O que causa falta de potássio no corpo?

Perguntado por: ozanette . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

A presença de níveis baixos de potássio tem muitas causas, mas normalmente resulta de vômitos, diarreia, distúrbios da glândula adrenal ou do uso de diuréticos. A presença de níveis baixos de potássio pode causar fraqueza muscular, cãibras, contrações ou até paralisia, podendo ocorrer ritmos cardíacos anormais.

O potássio é necessário para o bom funcionamento de todas as células e auxilia diretamente na contração muscular. Sua falta pode causar cãibras e dores musculares. Além disso, ele é responsável também pela síntese de proteínas, contribuindo para acelerar o crescimento muscular.

acima de 8,0 mEq/L: arritmias ventriculares, assistolia. Pacientes que não necessitam atendimento emergencial poderão ser manejados de acordo com a causa da elevação do potássio.

bananas

As bananas são uma das melhores fontes de potássio. Uma banana média contém cerca de 400-450 mg de potássio, o que representa cerca de 10% da ingestão diária recomendada para um adulto. As bananas também são ricas em fibras e antioxidantes, o que pode ajudar a melhorar a saúde do coração.

Slow-K é um medicamento à base de potássio, utilizado no tratamento ou mesmo na prevenção da falta de potássio no sangue.

Você pode comer uma porção de fruta crua (sem casca) por dia, mas a outra deve ser cozida. Deve evitar o consumo de frutas muito ricas em potássio, como banana e kiwi.

Normalmente, o nível de potássio no sangue é de 3,6 a 5,2 mmol/L. Abaixo de 3,5 mmol/L o diagnóstico é positivo para Hipocalemia. No entanto, quando o nível de potássio está muito baixo, inferior a 2,5 mmol/L, a pessoa requer atendimento médico urgente, pois sua vida pode estar em risco.

O chá de banana é rico em potássio, um mineral e eletrólito importante que regula o balanço hídrico, a pressão sanguínea e as contrações musculares. O potássio trabalha com o sódio, outro mineral e eletrólito, regulando o equilíbrio dos fluidos nas células.

Nosso corpo não produz potássio naturalmente. Por isso, precisamos consumir alimentos e bebidas ricos em potássio. Consumir pouco potássio pode levar a sérios problemas de saúde. No entanto, ingerir quantidades acima do necessário pode causar problemas de saúde temporários ou de longo prazo.

Pode ser realizada apenas reposição via oral se esta for viável, se não houver alterações em ECG. Deve ser administrado o xarope de Cloreto de Potássio (KCL) 6% – 10 a 20 ml após refeições, 3 a 4 vezes por dia VO (15 mL = 12 mEq) ou em cápsula de Cloreto de Potássio (KCL) 600mg/cápsula = 8 mEq/cápsula.

A presença de níveis baixos de potássio tem muitas causas, mas normalmente resulta de vômitos, diarreia, distúrbios da glândula adrenal ou do uso de diuréticos. A presença de níveis baixos de potássio pode causar fraqueza muscular, cãibras, contrações ou até paralisia, podendo ocorrer ritmos cardíacos anormais.

A presença de níveis elevados de potássio tem muitas causas, inclusive distúrbios renais, medicamentos que afetam a função renal e consumo excessivo de potássio suplementar. Normalmente, a hipercalemia deve ser grave antes de causar sintomas, principalmente ritmos cardíacos anormais.

Valores considerados normais de potássio no sangue variam de 3,5 a 5 mililitros por milímetro cúbico de sangue e tanto a sua falta como o seu excesso, podem ocasionar arritmias cardíacas e morte súbita.

Beterraba

1. Beterraba. Tem 350 mg de potássio em 100 gramas, praticamente a mesma quantidade da banana. Porém, a beterraba é mais densa, ou seja, precisamos comer menos beterraba para obter a mesma quantia do nutriente.

banana-prata

A banana-prata é a que contém maior quantidade de potássio, enquanto a banana-nanica é a que possui menos calorias (cerca de 45 kcal, uma unidade de 50 g). A banana-da-terra é a única que não deve ser consumida in natura, pois é mais difícil de digerir.

Banana como fonte de energia
Comer duas bananas por dia contribui para dar um gás a mais já que os seus nutrientes são ricos em energia. Por a banana possuir minerais, vitaminas, potássio e baixo índice glicêmico, ela aumenta a sua resistência corporal.

É aconselhável administrar o Cloreto de Potássio durante ou após as refeições para minimizar irritação gástrica. As drágeas devem ser ingeridas inteiras, não podem ser trituradas, mastigadas ou chupadas, com ajuda de líquido, enquanto o paciente estiver sentado.

Por se tratar de um mineral com grande presença nos alimentos que consumimos diariamente, muitas vezes ele pode ser ingerido mesmo de forma involuntária. Porém, o que muitas pessoas não sabem, é que ele pode SIM causar complicações a aqueles que sofrem com a perda da função renal.

O excesso de íons potássio atrapalha o processo, paralisando o músculo. Esta paralisia se dá em todos os músculos, no caso de ingestão ou injeção, principalmente no músculo mais ativo, o músculo cardíaco, causando parada cardíaca e morte.

Com o Exame K – Potássio é possível avaliar se os seus níveis de potássio estão adequados. Este exame também é útil para avaliar as causas de possíveis sintomas e ajuda o seu médico a planejar um tratamento adequado, caso seja necessário.