O que causa explosão de gás?

Perguntado por: ozanette . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Durante um vazamento de gás de cozinha, ele ocupa todo o espaço no caso de não ser um ambiente ventilado, pois o ar fica retido. Quando encontra uma chama de ignição (fagulha, chama e outras coisas), o gás queima e se expande, provocando a explosão rapidamente — em milésimos de segundos.

Retire o botijão do fogão e sai do ambiente; Ventile a casa, abra portas e janelas e deixe o gás sair. Em hipótese alguma use ventilador para acelerar esse processo.

Se o calor que surge não puder ser liberado rápido o suficiente, há uma expansão repentina de volume dos gases concorrentes e uma liberação de uma grande energia de calor, acompanhada por uma onda de pressão: a explosão.

A maneira mais comum de detectar um grande vazamento é pelo cheiro do gás, que pode ser tóxico quando armazenado em locais sem saída de ar.

Os botijões devem ser guardados em locais limpos, ventilados, livres de óleo e graxa, protegidos contra chuva, sol, e outras fontes de calor; 3.

A primeira lição que essa lei nos trouxe é que os botijões de gás, se não armazenados de maneira correta, podem causar vários problemas à vida dos moradores, pois uma explosão pode destruir parte do prédio e às vezes até matar algum morador.

Alguns botijões já vêm com defeito de fábrica. Muitas vezes, a rosca de vedação não funciona adequadamente, o que pode ocasionar um vazamento. O problema também pode estar em seu registro. Por isso é importante observar sempre a vida útil dessa peça e fazer as substituições assim que necessárias.

Botijões de gás domésticos não devem ficar juntos do fogão. Precisam estar fora da casa e conectados com tubulações metálicas; 4. Caso o gás esteja instalado dentro de casa e ele vier a vazar, não risque fósforo e não acenda ou apague luzes.

_ Nunca acenda a luz, não use aparelhos eletrônicos, incluindo telefones celulares, nem acione interruptores de energia elétrica ao perceber cheiro de gás no ambiente. Neste caso, abra as janelas e portas, retire as pessoas da casa e acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone de emergência 193.

Entre em contato com a firma distribuidora de gás e, caso necessário acione o Corpo de Bombeiros. Você poderá extinguir o fogo apenas fechando o registro de gás, se for possível. Faça isso com cuidado, mas sem medo, lembre-se de que o botijão não explode. Afaste as pessoas da cozinha ou banheiro.

Que riscos oferece um vazamento de gás? Um vazamento de gás pode levar a falta de ar pois a molécula do gás LP é mais pesada que o ar e ocupa o lugar do oxigênio no ambiente, incêndios e até mesmo explosões. A falta de oxigênio pode ocasionar tontura, fadiga, náuseas, dor de cabeça, e respiração irregular.

Os botijões grandes têm uma válvula de segurança que impedem a sua explosão. Quando há alguma explosão o que realmente ocorre é a explosão causada pelo acúmulo de gás dentro da casa, que vazou por algum defeito técnico.

Podem ocorrer devido a instalações malfeitas, fiação antiga ou sobrecarga. Além disso, equipamentos superaquecidos são perigosos, inclusive panelas, já que acontece o aumento de temperatura até que ela atinja o nível de ignição.

Resumidamente, para uma explosão acontecer são necessários três fatores:

  1. Comburente – papel feito pelo oxigênio, sempre presente no ar.
  2. Substância combustível ou inflamável – pode estar em forma de gás, vapor, poeira ou fibra.
  3. Fonte de ignição – pode ser uma faísca ou uma elevação de temperatura.

Botijão de gás: quais são os riscos? Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que, em condições normais, o botijão de gás é um item seguro. Os riscos oferecidos por esse produto, em termos gerais, estão ligados à falta de certificação e de controle de qualidade, à má utilização e ao armazenamento incorreto.

Se houver vazamento, formará bolhas. Sempre desligue o gás quando se ausentar de casa por períodos mais longos. Se o botijão está instalado na cozinha, se acostume a desliga – lo todas as noites antes de dormir. Segurança nunca é pouca!

Nunca coloque os botijões em compartimentos fechados e sem ventilação(armários, gabinetes, vãos de escada, porões, entre outros); 5. Nunca instale o botijão próximo a ralos ou grelhas de escoamento de água. Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se infiltrar em seu interior e explodir.

1- Água quente
Essa é uma das técnicas mais usadas. Basta ferver um pouco de água e jogar no botijão. O nível de gás coincidirá com a parte em que a parede estiver fria quando você encostar a mão. O gás liquefeito do botijão absorve o calor e resfria as paredes dele.