O que causa excesso de muco na garganta?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

A produção do muco é um processo natural do organismo, que o usa para se proteger, mas alguns problemas causam seu aumento, irritando a garganta. As principais causas do pigarro são o tabagismo e a gripe.

Entre os principais culpados temos a poluição atmosférica, fumaça de cigarros, poeira, ácaros, pólen e pelos de animais; Hidratação para o corpo e mucosas: é importante umedecer as mucosas e a própria secreção para aliviar o seu excesso.

Quando o catarro sai transparente e com aparência gelatinosa, é possível que seja por conta de uma reação alérgica ou virose respiratória, o que é bastante comum para esse sintoma. Pode ser que o volume de secreção produzida aumente, provocando quadros com tosse produtiva e coriza.

Para começar, é importante destacar que o refluxo dá catarro na garganta, parecido com o que se sente durante uma gripe ou resfriado mais forte, onde o muco fica mais espesso e volumoso.

Contra tosse, bronquite, asma, pigarro, rouquidão e inflamação na garganta pode ser usado o xarope de Guaco (Mikania glomerata).

Nervosismo ou estresse (pigarro crônico)
Há casos em que o pigarro aparece ou se intensifica em horas de nervosismo ou estresse. Se esse incômodo for frequente e atrapalhar a sua rotina, diminuindo sua segurança ao falar em público, ou até interferindo na sua interação social, então o pigarro crônico é preocupante.

O muco é natural e é indício de que o seu ciclo está a todo vapor. É normal a mulher perder de 5 a 10 ml de secreção por dia. Essa gosminha é produzida pelas glândulas da parede vaginal e do colo do útero.

Muco esbranquiçado (com pedaços)
Este muco é muito normal, se não estiver acompanhado de coceiras e ardência. Muitas mulheres o têm logo após a ovulação pelo aumento súbito e consideravelmente grande da progesterona corporal, estimulada e produzida pelo corpo lúteo.

Geralmente, o muco não apresenta cheiro, mas a existência de bactérias pode provocar o surgimento de um odor leve. “O catarro é uma secreção que se forma no interior das vias aéreas ou do pulmão após uma infecção. Na realidade, é material purulento (com pus) que está sendo expelido pela pessoa”, afirma o especialista.

Esse quadro pode ser chamado de disfagia. Ele ocorre quando há um problema na passagem do alimento até a boca do estômago, gerando a sensação de estar com algo preso na garganta.

Esclarecido isso, podemos dizer que o antibiótico mais indicado para garganta inflamada é a amoxicilina.

Quando a secreção tem origem em infecções, a tendência é que adquira coloração amarela, esverdeada, marrom ou tons mais escuros. Entretanto, há casos em que a secreção pulmonar é mucosa, com aspecto de clara de ovo. Esse tipo de material pode ser observado, por exemplo, entre asmáticos.

tomar chá de mel e limão para ajudar a eliminar a secreção da garganta; respirar fundo e engolir com força ou fazer gargarejos sempre que sentir vontade de 'limpar a garganta' ou pigarrear; evitar se deitar logo depois de comer para evitar o pigarro decorrente de refluxo.

Gargarejo para tirar catarro da garganta:
O gargarejo com um copo de água de 100 ml morna e meia colher de chá de sal, ajuda a diluir o muco devido a ação do sal, dessa forma, facilita a eliminação do muco. Convém lembrar que a água com sal também desempenha a finalidade de antisséptico .