O que causa excesso de acidez no estômago?

Perguntado por: emendes4 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Alimentos gordurosos ou fritos, alimentos muito temperados, cebola e alho, tomate e produtos à base de tomate, frutas cítricas e chocolate podem causar problemas de acidez ou piorá-los. Assim como qualquer outro alimento, é importante escolher bem as bebidas, especialmente após uma refeição.

Sensação desconfortável de calor ou queimação na parte superior do abdome. Sensação desconfortável de aperto na área do estômago em decorrência de acúmulo de gases. Ocasionalmente, você pode arrotar também. Você às vezes sente náusea, como se fosse vomitar.

Sugestões naturais para melhorar a sensação de azia
Lima sugere ainda comer uma maçã ou pera sem casca, beber chá de funcho ou gengibre, além de três sucos: Suco de batata crua: por ser um tubérculo alcalino, ele neutraliza a acidez do estômago e diminui o desconforto.

A hipocloridria é uma doença que tem cura dependendo da causa que desencadeia a queda na produção de ácido clorídrico.

Aqui, veja cinco ingredientes para aliviar o mal-estar e a sensação de queimação.

  • MAÇÃ A fruta é rica em fibras, o que ajuda a regularizar o intestino, e considerada um antiácido natural, além de possuir uma ação cicatrizante, que alivia a queimação.
  • AVEIA. ...
  • COUVE. ...
  • BANANA. ...
  • MANJERICÃO.

Como se livrar da azia e da queimação
Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre.

Chás e ervas
Hortelã e alecrim são dois aliados da boa digestão e também contribuem para minimizar os efeitos da gastrite, já que são considerados calmantes digestivos e diminuem a acidez do estômago. A dica é consumir um chá trinta minutos antes das refeições para evitar azias e cólicas, típicos do incômodo.

O refluxo não pode ser curado integralmente. Mas, é possível controlar seus sintomas através de medicamentos específicos.

Qual tratamento mais adequado? O refluxo precisa ser bem controlado com uso de duas doses diárias de inibidor de bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, rabeprazol ou esomeprazol). Esta medicação pode ser associada a um antiácido à base de alginato, especialmente ao deitar.

Quando o refluxo é considerado grave? O refluxo é uma doença que abala a qualidade de vida. A dor, azia e desconforto podem ser consideráveis e o sono pode ser prejudicado pela tosse apneia. A presença de doenças pulmonares, como asma e pneumonias aspirativas, tornam o quadro ainda mais grave e preocupante.

Antiácidos são substâncias químicas que neutralizam o ácido gástrico que já foi secretado elevando, assim, o nível de pH no estômago (tornando-o menos ácido).

O consumo prolongado e em altas doses pode causar a má absorção de nutrientes, vitaminas e minerais, além de aumentar o risco de fraturas e infecções.

medicamentos anti-inflamatórios, tais como aspirina, diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno e cetoprofeno, no tratamento da dor e inflamação em outras áreas do corpo.

Alguns exames de endoscopia e medição de PH do estômago podem ser indicados pelo médico. Através deles também é possível detectar a causa da hipocloridria e indicar o tratamento mais adequado.

Quando isso acontece, os sintomas são:

  • dor estomacal ou intestinal;
  • sensação de queimação na barriga;
  • diminuição do apetite;
  • emagrecimento progressivo;
  • enjoo e vômito;
  • sensação de estufamento;
  • presença de arrotos frequentes;
  • fezes com a presença de sangue.

Os sintomas mais recorrentes são:

  • azia ou sensação de ardência que começa no estômago e se estende para a boca;
  • alimentos voltam para a boca sem que haja vômito;
  • tosse seca por conta da irritação das mucosas;
  • dificuldade e dor para engolir alimentos;
  • dor na capacidade torácica não cardíaca.

Afinal, o que deve ter no café da manhã para quem tem gastrite? Comece o dia com frutas, leite e seus derivados.

As gorduras saudáveis, como óleo de coco e abacate, também são grandes aliadas para amenizar os sintomas do refluxo. Legumes como alcachofra, pepino, abóbora e aspargo possuem propriedades que também ajudam a cuidar do trato digestivo.

Uma boa dica no tratamento de gastrite é a adoção de uma dieta rica em vegetais, frutas, proteínas e gorduras saudáveis. Esse tipo de alimento pode ajudar a controlar a inflamação, previne deficiências de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Para proteger o estômago, a médica aponta 5 alimentos essenciais:

  1. Batata-doce. É rica em carboidratos complexos e fibras solúveis, que podem ajudar a reduzir a acidez estomacal e a inflamação do revestimento do estômago. ...
  2. Iogurte natural. ...
  3. Maçã ...
  4. Peixes e aves. ...
  5. Chás de ervas.