O que causa espessamento pleural apical bilateral?

Perguntado por: lramos2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Fibrose e calcificação pleural são o espessamento e enrijecimento da pleura (a membrana fina e transparente de duas camadas que cobre os pulmões), que ocorre como resultado de inflamação pleural ou exposição ao amianto. Inflamação ou exposição ao amianto pode fazer com que a pleura fique espessa e rígida.

O espessamento pleural difuso é uma doença da pleura visceral. Não é específico da exposição ao asbesto e pode aparecer como seqüela de uma reação inflamatória relacionada, por exemplo, com tuberculose, cirurgia torácica, hemotórax decorrente de traumas ou reação a drogas.

O derrame pleural é uma enfermidade que pode causar muito desconforto ao paciente, limitando sua capacidade respiratória, por causar dor ao respirar. O excesso de líquido entre as pleuras é o que gera este quadro clínico, aumentando a pressão nos pulmões que não conseguem se mover plenamente na caixa torácica.

A pleurisia pode acontecer como consequência de outras condições, como a gripe, pneumonia e artrite reumatoide. Infecções fúngicas e fraturas das costelas ou traumas no peito também podem desencadear a pleurisia.

Sintomas do espessamento endometrial
Pacientes com espessamento endometrial podem apresentar pelo menos um destes três sintomas: Sangramento aumentado; Irregularidade menstrual; Sangramento na menopausa.

O tratamento depende do quadro geral do doente, com antibiótico parenteral em formas graves e via oral em doentes com quadro geral estável. Quinolonas respiratórias como levofloxacina, moxifloxacina ou ciprofloxacina são, em geral, a terapia de escolha inicial.

Sintomas de contusão pulmonar
Dor e falta de ar são os sintomas principais. A dor é geralmente causada por lesão na parede torácica (as costelas e o músculo torácico). Respirar fica doloroso e difícil. As pessoas podem não manifestar nenhum sintoma, principalmente no início.

Pulmão com coronavírus e as sequelas pulmonares após a infecção. A relação do pulmão com a COVID-19 é muito ampla, pois dependendo da gravidade o vírus compromete o funcionamento dos pulmões, podendo causar uma infecção respiratória aguda.

Os eventos esportivos, como jogos de futebol, são a terceira principal causa das lesões no pulmão, que podem acontecer quando há um choque entre atletas. Nesse sentido, existem muitos tipos de lesão que podem acontecer: muscular, óssea e ligamentar.

Pleurite viral é uma infecção viral da pleura (a fina membrana transparente de duas camadas que reveste os pulmões) que normalmente causa dor torácica ao respirar ou tossir.

Irritação e inflamação da pleura apresenta-se com sintomas de fisgada aguda, dor passageira no tórax que é exacerbada pela respiração profunda, tosse, espirros ou Valsalva (expiração forçada contra vias aéreas fechadas) e manobras de Müller (o contrário da manobra de Valsalva).

O principal deles é o tabagismo, causador de muitas outras patologias. Em relação ao mesotelioma, aponta-se que a exposição ao pó de asbesto ou amianto, presente na fabricação de materiais para a construção civil, também fator de risco para o seu desenvolvimento.

São tumores oriundos de outras regiões do corpo e que podem se instalar nela. É possível ainda a chamada invasão direta da pleura por tumores do pulmão, da parede torácica, mamas, mediastino, esôfago ou de qualquer outro órgão do tórax”, explica.

Tratamento do derrame pleural
Quando o derrame causa sintomas, o tratamento é feito por meio da punção e inserção de um fino cateter entre as costelas inferiores com uso de sedação, para aspirar o excesso de líquido.