O que causa entrada de ar na tubulação?

Perguntado por: ljesus . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 8 votos

Como um processo natural, entra ar dentro da tubulação, ocasionando o problema. Essa entrada de ar ocorre geralmente quando a água é cortada por tempo indeterminado, ou quando o morador do imóvel fecha o registro para manutenções, como consertos no encanamento ou limpeza da caixa d'água.

Método 2 – Torneiras abertas
Se você fechou o registro da caixa d'água para manutenção e entrou ar no cano, esse método pode ser muito eficiente. Feche o registro da caixa novamente. Depois, abra todas as torneiras que recebem água da caixa. Em seguida, dê uma descarga na privada do banheiro.

Como já falamos, existem diversos motivos que podem causar a entrada de ar na tubulação. E o mais comum é a limpeza periódica da caixa d'água, isto é, caso você não tenha limpado recentemente, é bem provável que tenha problemas com a entrada de ar no encanamento.

Uma alternativa para aumentar a pressão da água seria trocar algumas conexões: os joelhos por curvas longas e fazer a instalação do respiro. É possível ter um ganho na vazão, e isso contribuirá muito com a pressão. A caixa d'água deve ser sempre colocada num local mais próximo dos principais pontos de uso.

Como tirar ar da torneira?

  1. Feche o registro. O primeiro passo é fechar o registro da casa. ...
  2. Abra a torneira. O próximo passo é abrir a torneira. ...
  3. Volte a abrir o registro aos poucos. Vá até o registro e comece a abri-lo aos poucos para que a água volte a correr no encanamento.

A válvula mantém a tubulação livre de ar antes que a Bomba comece estabelecer o vácuo de sucção. Quando a Bomba é acionada, a válvula se fecha para a entrada de ar automaticamente, evitando assim, a cavitação. Neste caso, a válvula deve ser instalada na entrada da bomba na parte superior da tubulação.

Tubulações frigoríficas do ar condicionado referem-se a tubos de cobre e/ou alumínio que levam o ar refrigerante entre as unidades. Portanto suas bitolas e espessuras variam por aparelho e devem ser de acordo com a capacidade do ambiente e, é claro, de acordo com o manual também.

Os fatores que podem causar isso são diversos, desde um mal planejamento das tubulações, caixa d'água baixa, problemas na torneira, no sistema de aquecimento e até mesmo vazamentos.

Mas como saber se o problema do chuveiro realmente é o ar? Para isso, você deve se atentar para alguns sinais. O primeiro deles é o barulho. Quando a rede de água está com ar, os canos fazem um barulho forte e bem peculiar, além disso é possível notar uma vibração no encanamento.

Verifique a entrada de água na caixa
Tenha certeza de que a válvula de entrada está aberta e que a água está fluindo normalmente para a caixa. Se a entrada de água estiver obstruída ou parcialmente fechada, isso pode afetar a capacidade da caixa de se encher e manter a água armazenada.

Retire a conexão entre o cano da parede e o tubo ligado ao vaso (é só desenroscar o tubo ligado ao cano) até que a água comece a jorrar. Não se esqueça de colocar um balde próximo à parede para receber a água e evitar molhar o piso. Deixe a água sair até que esteja um fluxo bem forte, e então feche novamente a conexão.

Se você diminuir o caminho que a tubulação faz até chegar no ponto em questão (chuveiro, torneira…), aumentará a pressão. Se você aumentar o diâmetro da tubulação as peças serão maiores, logo, será mais suave, mais volume e menos atrito entre a água e as peças até chegar no ponto, ou seja, aumentará a pressão.

10 mca

Assim, a água que vem diretamente da rua deve possuir pressão mínima de 10 mca (metros de coluna d'água), segundo a ABNT 12.218 de 2017. Ou seja, o poder público deve garantir que a água que chega nos edifícios em todo o município possua uma pressão suficiente que a faça atingir uma altura mínima de 10 metros.

Como reduzir a pressão de água em casa? Se você avaliou todo o sistema hidráulico e notou a necessidade de reduzir a pressão, o recomendado é instalar um redutor de pressão de água para hidrômetro. A peça deve ser colocada no suprimento de água, logo após o hidrômetro e o registro de retenção.

Isso se dá muitas vezes por falta de uso em algumas resistências, quando se utiliza apenas uma temperatura por exemplo.

Se apenas a água fria estiver fluindo bem e a quente não, ou se ela estiver com baixa vazão ou pingando, o problema pode ser um bloqueio de ar. Isso ocorre quando o ar nos canos não está sendo movido pela água quente. Pegue um pedaço de mangueira de jardim (cerca de 30 cm) e fita adesiva.

Como o sistema de recirculação de água funciona
Acionamento manual: como o nome indica, é a maneira mais simples de iniciar o recirculador de água quente. Aqui, você ativa o sistema por meio de um botão – poucos minutos antes de tomar banho. Dessa forma, quando for banhar-se, a água estará pré-aquecida.