O que causa dor na coluna dorsal?

Perguntado por: lmaldonado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Sentar-se por muito tempo; Usar mochila extremamente pesada; Falta de força muscular (devido ao sedentarismo); Repetir persistentemente um movimento que envolva a parte torácica da coluna vertebral (como no esporte ou no trabalho): também chamada lesão por uso excessivo.

6 formas de aliviar as dores nas costas

  1. Atividade física e alimentação saudável. Uma das causas da dor nas costas é o excesso de peso, pois sobrecarrega as articulações. ...
  2. Compressa quente. ...
  3. Massagem nas costas. ...
  4. Alongar. ...
  5. Melhorar a postura. ...
  6. Fisioterapia e Pilates Clínico.

Entre eles, os procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, como procedimentos percutâneos e a cirurgia endoscópica da coluna, ou ainda cirurgias convencionais de descompressão, como microdiscectomias e artrodese (fusão óssea).

Dentre os exames, estão a Ressonância e a Tomografia.

Além disso, as pessoas que apresentam sintomas de dor após um trauma grave (como um acidente de carro) são aconselhadas a consultar um médico imediatamente. Se a dor lombar interferir nas atividades diárias, mobilidade, sono ou se houver outros sintomas preocupantes, deve-se procurar atendimento médico.

O dorso é a região entre o pescoço e a região glútea. Ele contém a coluna vertebral (medula espinhal) e dois compartimentos de músculos do dorso: compartimentos extrínseco e intrínseco.

Ela vai desde a base do crânio até a região interglútea. Na parte de baixo, estão as vértebras sacrais que são fundidas e formam o osso sacro.

A artrose na coluna é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem ou degeneração das articulações, levando a uma diminuição da movimentação da coluna e podendo ocasionar dores na região lombar. A doença é mais comum a partir dos 50 anos, devido ao processo natural de envelhecimento e desgaste dos ossos.

“O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), como o ibuprofeno e o naproxeno, estão disponíveis sem receita ou sob prescrição. Os AINEs podem reduzir a dor, a febre e a inflamação. Paracetamol. O paracetamol atua bloqueando a transmissão dos sinais de dor ao cérebro.

A dor na parte superior das costas é mais comumente causada por irritação ou tensão muscular, também chamada de dor miofascial. A causa pode ser má postura (como a cabeça mais para a frente) ou qualquer tipo de irritação dos grandes músculos das costas e dos ombros, incluindo tensão muscular ou espasmos.

Deitar com as costas e a planta dos pés no chão, joelhos flexionados. Fazer o movimento apenas na região lombar, sem tirar o quadril do chão. Ao inspirar, elevar a lombar (mantendo o sacro no chão) e, ao exalar, descer a lombar no chão. Repetir 8 vezes para liberar as tensões pélvicas e lombares.

A maioria das dorsalgias dura menos de duas semanas, e cerca de 9 em cada 10 pessoas estarão recuperadas em até seis semanas.

De acordo com relatórios do INSS, a dorsalgia – outro nome para dor nas costas – está entre as principais causas de benefícios liberados para os trabalhadores.

Espondilite anquilosante: é uma das condições inflamatórias da coluna vertebral, que pode causar dor e rigidez na parte inferior das costas, pescoço, quadris, ombros, e outras áreas do corpo. Também pode causar dificuldade para dobrar ou endireitar a coluna vertebral, fadiga e alcance limitado de movimento.

Discopatia é a maior causa de dor na coluna
A doença do disco (discopatia) e suas consequências são a maior causa de dor na coluna.

Hérnia de disco
Esse tipo de dor na coluna é bastante conhecido e é uma das causas mais incapacitantes.

Quais são os segmentos da coluna vertebral
Coluna cervical, constituída por 7 vértebras. Coluna dorsal, a maior de todas, já que corresponde à 12 vértebras. Coluna lombar, formada por 5 vértebras e, por fim, as vértebras sacrais e coccígea, que são formadas respectivamente por 5 e 4 vértebras fundidas.

Região lombar: Cinco pares de nervos lombares formam uma rede para servir o abdome inferior, coxas e pernas.