O que causa diminuição da urina?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

A diminuição da quantidade de urina pode indicar alguns problemas de saúde como desidratação, insuficiência do funcionamento dos rins, obstrução do canal urinário. Também pode ser um sintoma de síndrome nefrótica, que acontece quando há excesso de eliminação de proteínas através da urina.

Bebo muita água e urino pouco isso é normal? Beber muita água e urinar pouco não significa necessariamente que você está com insuficiência renal. Se você mora em uma região mais quente, é possível que grande parte da água que você ingere esteja sendo eliminada pela pele e respiração, mesmo sem você perceber.

Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com espuma ou sangue (a espuma pode indicar a presença de proteínas), edemas, anemia, palidez, cansaço, dor no peito e sonolência. As doenças renais só podem ser diagnosticadas com precisão real com exames de sangue e urina.

O chá de funcho é perfeito para a incontinência urinária, já que tem propriedades diuréticas. Esse chá ajuda a conter a urina e a facilitar o ato de esvaziar a bexiga por completo.

Um adulto costuma urinar de 4 a 6 vezes em um período de 24 horas, sendo considerado normal acordar no máximo uma vez durante o sono para ir ao banheiro. Se sua frequência urinária for muito maior que isso, talvez seja hora de investigar o que pode estar acontecendo.

A cafeína é uma substância que estimula a produção de urina. Por isso, reduzir seu consumo é uma boa maneira de lidar com a incontinência urinária. Se você não abre mão do café, a dica é optar pelo café descafeinado e diminuir a frequência de consumo ao longo do dia.

Todos os tipos de chá são ligeiramente diuréticos, já que aumentam a ingestão de água e, consequentemente, a produção de urina.
...
6 chás diuréticos para inchaço e retenção de líquidos

  1. Chá de salsinha. ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cavalinha. ...
  4. Chá de hibisco. ...
  5. Chá de funcho. ...
  6. Chá verde.

Cloridrato de Tansulosina melhora os sintomas urinários obstrutivos e aumenta o fluxo urinário máximo, pois diminui a obstrução ao fluxo urinário através do relaxamento da musculatura lisa na próstata e na uretra.

Um fluxo de urina reduzido é caracterizado pela dificuldade em começar a urinar ou manter a fluidez durante o processo, ou seja, o fluxo de urina é fraco ou com gotejamento (como se estivesse a fazer “xixi às pinguinhas”).

Uma das causas mais frequentes é devido a obstrução no trato urinário, na maioria das vezes causada pela presença de pedras nos rins. Ainda assim, a retenção urinária pode estar ligada à inflamação ou constrição da uretra, uso de medicamentos, alterações neurológicas, câncer de próstata ou de útero, entre outros.

A cor normal da urina é amarela clara”, afirma. Ainda segundo Ângela Santos, “apresentar urina com cor rosada ou avermelhada, com presença frequente de espuma ou turva pode indicar problemas renais e urinários, do mesmo modo que a urina transparente.

Beber tudo de uma só vez
Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde. Ao bebermos muita água num curto espaço de tempo, podemos levar nosso corpo à hiponatremia.

Mais um teste que pode sinalizar o mau funcionamento dos rins – e também da via urinária - é o exame conhecido como urina I. É realizado por qualquer laboratório de análises clínicas, bastando que se faça a coleta da amostra de urina dentro de um prazo determinado - em geral, pela manhã, com a urina produzida à noite.

Quando os rins começam a parar, vão deixando de realizar todas as suas importantes funções. Água e resíduos em excesso acumulam-se no sangue, num processo chamado de uremia. Devido a esse acúmulo e a diminuição da produção de alguns hormônios, a pessoa começa a se sentir doente.