O que causa dificuldade de leitura?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

As dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita são ocasionadas por fatores relacionados diretamente com o ambiente familiar desestruturado, condições precárias de vida, insucesso social, cultural, problemas emocionais e condições de saúde.

Caracteriza-se por dificuldades com o reconhecimento preciso e/ou fluente de palavras e por habilidades de ortografia e decodificação deficientes.” A dislexia está associada, principalmente, àquele distúrbio do processamento fonológico e da fluência de leitura – precisão e velocidade.

Transtorno da leitura: é caracterizado por uma dificuldade específica em compreender palavras escritas. Dessa forma, pode-se afirmar que se trata de um transtorno específico das habilidades de leitura, em que foram eliminadas todas as outras causas.

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil indica a falta de domínio da habilidade de leitura como um dos principais desafios para a formação de leitores. “Não ter paciência para ler” e “ler muito devagar” estão entre as principais dificuldades apontadas, citadas por 24% e 20% dos entrevistados, respectivamente.

Saiba como identificar as dificuldades de aprendizagem nos alunos

  1. Observar o comportamento do aluno durante a aula. Verifique atentamente o comportamento da turma e, se possível, em quais disciplinas ela demonstra mais dificuldade. ...
  2. Verificar o desempenho nas atividades e provas. ...
  3. Analisar a escrita e a leitura do estudante.

Um estudo da pesquisadora Susan Meyers (2000) aponta que 65% das crianças com TDAH apresentam dificuldade de leitura, escrita e cálculo. Segundo artigo publicado pela Dra. Rosemary Tannock, em 2016, o TDAH desatento tem 40% mais dificuldade em matemática, 90% em leitura e 80% dificuldade em escrita.

Trata-se de um conjunto de sintomas, que resultam em pessoas com dificuldades com habilidades específicas de linguagem, particularmente a leitura. A dislexia é caracterizada por uma dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.

É comum ter resultados mais positivos na alfabetização para crianças com TDAH ao ouvir ou ler em voz alta certo conteúdo, por exemplo. De olho nesse ponto, os professores podem fazer uso de livros de áudio nos planos de aula para manter a atenção do aluno.

Mesmo que muitas outras estratégias apresentem-se importantes e eficazes no processo de ensino-aprendizagem de leitura, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1997,1998), orientam que são quatro as principais: seleção, antecipação, inferência e verificação.

Estratégias de Leitura

  1. Ler com atenção. Para compreender melhor um texto é importante ressaltar que temos que ler com calma cada parágrafo. ...
  2. Sintetizar as principais ideias do texto. ...
  3. Ler nas entrelinhas. ...
  4. Manter o hábito da leitura. ...
  5. Praticar a leitura em voz alta. ...
  6. Variar a leitura dos textos. ...
  7. Produzir textos.

A falta de alunos leitores está relacionada a crianças que não são estimuladas quando pequenas", destaca. Além disso, os alunos são estimulados a pensar de maneira crítica e a expor sua opinião. Para incentivar essa relação prazerosa com os livros, os projetos literários continuam no ensino fundamental.

Os jovens não leem, principalmente porque não são estimulados. Esse hábito deve vir, em primeiro lugar, de casa. Pais que tem o hábito de ler estimulam seus filhos, e isso passa de geração para geração. O avanço da tecnologia também contribui para que o número de leitores caia cada vez mais.

Para quem pensa que o motivo mais dado para não ler é o preço dos livros (que realmente são caros), vem uma surpresa: não é o que dizem os leitores mais velhos. Segundo eles, o motivo pelo qual vão lendo menos ao longo da vida é a falta de tempo. São dados interessantes para refletirmos sobre as escolhas que fazemos.

Existem três tipos de dislexia:

  1. Dislexia visual. Como o próprio nome diz, na dislexia visual, o indivíduo tem dificuldade em visualizar corretamente as palavras e reconhecer o lado correto das letras e números, o chamado espelhamento. ...
  2. Dislexia auditiva. ...
  3. Dislexia mista.