O que causa desvio no nariz?

Perguntado por: vcaetano . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

O desvio de septo pode ser um distúrbio congênito ou manifestar-se na infância, durante o desenvolvimento dos ossos da face. Ou, então, resultar de processos inflamatórios, infecciosos ou alérgicos crônicos ou cirurgia. Pode, ainda, ser provocado por traumatismos.

O sintoma mais comum do desvio de septo é a dificuldade de respirar pelo nariz, mas também costuma ocorrer, coriza, dores faciais, sinusites, sangramentos nasais etc. Os sintomas são normalmente piores em um dos lados.

Os sintomas mais comuns do desvio de septo são: respiração pela boca, apnéia do sono, roncos, dores na região frontal da face, sinusite e até mesmo sangramento nasal. Em alguns casos, o nariz pode apresentar aparência externa torta, em razão de essa estrutura interna estar com desvio.

Em determinados casos, o desvio de septo pode causar problemas como: obstrução que consequentemente causa dificuldade para respirar; aumento da frequência de sangramento nasal; favorecimento de sinusite recorrente; dores e incômodos; ronco e até mesmo apneia do sono.

Em casos graves, o desvio de septo pode levar a complicações mais sérias, como perda de olfato ou infecções crônicas dos seios nasais. Por essas razões, muitas pessoas optam por realizar uma cirurgia para corrigir o desvio de septo.

Em geral, uma cirurgia de desvio de septo custa em torno de R$ 15 mil. Entretanto, ela pode alcançar valores mais altos, a depender de quanto o médico e sua equipe cobram, assim como do hospital em que será realizado o procedimento.

Portanto, a indicação cirúrgica ocorre quando o desvio é obstrutivo e o paciente tem sintomas de nariz entupido, que dificultam sua respiração.

A nasofibrolaringoscopia para diagnosticar o desvio de septo é rápida e segura e pode ser realizada em pacientes de todas as idades, sendo indicada para diversas situações.

Se o desvio do septo bloqueia uma ou ambas as narinas de forma que seja difícil ou impossível respirar pelo nariz, você deve considerar a cirurgia.

A Septoplastia é a cirurgia realizada para a correção de desvios do septo nasal. A cirurgia é feita por dentro do nariz (por via endoscópica nasal) por meio de fibra ótica com o auxílio de vídeo, não sendo realizado incisões externas. A cirurgia demora cerca de 30 a 60 minutos, dependendo da complexidade do desvio.

Trata-se de uma ilusão de câmera, um efeito de distorção que ocorre quando a foto é capturada muito próxima ao objeto fotografado.

Um nariz é considerado torto quando há desvio do septo nasal em relação à linha média facial, que se pode ocorrer em maior ou menor grau. Trata-se de uma ocorrência bastante comum, mas costuma ser alvo de muitas insatisfações em quem a possui.

A lavagem nasal pode aliviar o congestionamento e promover a drenagem adequada dos seios nasais, beneficiando pessoas com desvio de septo. No entanto, é importante consultar um otorrinolaringologista antes de iniciar o autotratamento, especialmente em casos de sintomas graves ou persistentes.

O desvio de septo nasal e a rinite são duas condições nasais comuns. Estudos mostram que o desvio de septo pode aumentar a probabilidade de desenvolver rinite e piorar seus sintomas. Porém, nem todos os pacientes com desvio de septo desenvolvem rinite e nem todos os pacientes com rinite têm desvio de septo.

A resposta é sim, o desvio de septo pode voltar e isso acontece basicamente por dois motivos: quando não é retirado completamente o desvio na cirurgia, lembrando que em alguns casos é impossível remover todo o desvio pois isso levaria a perda de sustentação do nariz, ou quando existe uma memória importante da mucosa do ...

Como falamos, o desvio pode não apresentar sintoma algum. Porém, em boa parte das vezes, quem sofre com o problema tem queixas como nariz entupido, cefaleia (dor de cabeça), dores na face, apneia, respiração oral (pela boca) e ronco.

Se for um serviço mais administrativo, pode voltar antes, em 7 ou 10 dias. Mas, em relação ao esforço físico, o mínimo é 15 dias. Se for feita a turbinectomia, é pelo menos um mês sem atividades intensas, como academia, corrida e crossfit”, detalha o médico.

Sem dúvida, a resposta é sim, é preciso entubar durante uma cirurgia de desvio de septo com anestesia geral.

Embora a sinusite crônica possa ser causada por uma infecção, é mais provável que seja causada por um problema estrutural no nariz. Lesão no nariz, pólipos nasais e desvio de septo são alguns exemplos de problemas estruturais que podem contribuir para um caso crônico de sinusite.

Quando decide-se corrigir o desvio de septo e fazer a rinoplastia ao mesmo tempo, essa cirurgia passa a chamar-se rinosseptoplastia.