O que causa desinteresse nos estudos?

Perguntado por: usalgado . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.6 / 5 16 votos

Uma das causas que pode explicar esse fenômeno e, consequentemente, a evasão escolar é a falta de condições financeiras para manter o aluno em uma instituição de ensino particular (problema que foi agravado pela pandemia de Covid-19).

Consequências da evasão escolar
Os estudantes que abandonam a escola costumam ter baixa autoestima, o que dificulta as suas relações pessoais e também profissionais. Entrar no mercado de trabalho torna-se mais difícil, além do que a qualidade dos serviços prestados é nivelada por baixo, tal como a sua remuneração.

A dificuldade de acompanhar os conteúdos e a necessidade de trabalhar para ajudar em casa são novamente os motivos mais apontados pelos que cogitam parar de estudar. "Além dos 2 milhões que já estão fora, temos uma quantidade enorme de jovens que também estão pensando em sair.

10 incríveis dicas para ter mais motivação para estudar

  1. Defina um objetivo de forma clara. ...
  2. Estabeleça metas realistas para cumprir o objetivo. ...
  3. Crie recompensas para cumprir o plano de estudos. ...
  4. Não seja refém das dificuldades. ...
  5. Confira o que você aprendeu no dia. ...
  6. Cuide da saúde para ter motivação para estudar. ...
  7. Mantenha o foco.

se você não gosta de estudar é bem provável que você se sinta de modo parecido. Talvez as suas atuais habilidades, talvez as suas memórias existentes, ou seja, a sua base atual de conhecimento e suas competências hoje não estejam adequadas para os desafios de estudo que você tem adiante.

Principais motivos da evasão escolar no Brasil
Trabalho, falta de interesse e gravidez são os três principais motivos que fazem os jovens de 14 a 29 anos abandonarem as escolas ou não concluírem o ensino médio, de acordo com a Plataforma Juventude, Educação e Trabalho.

Para a população brasileira, a violência e a corrupção estão diretamente relacionadas à baixa qualidade da educação no país. Além disso, a insatisfação do cidadão com a educação no Brasil cresceu nos últimos quatro anos, sendo maior com o ensino público do que com o ensino particular.

Dentre tantos desafios da educação brasileira, listamos os cinco principais:

  • Acesso à escola e o processo de aprendizagem.
  • Modelo distorcido de formação de docentes.
  • Falta de investimentos generalizados e inovação.
  • Desinteresse por parte dos alunos.
  • Participação das famílias na vida escolar.

Aluno Desistente ou em Situação de Abandono
É aquele aluno que não renovou sua matrícula para o novo período letivo, não efetuou o trancamento e ou ainda, aquele que abandonou o curso, de acordo com o período definido no Regimento da instituição, podendo a mesma cancelar sua matrícula, se assim estiver disciplinado.

4 aos 17 anos

No Brasil, o ensino é obrigatório dos 4 aos 17 anos. Depois disso, nem os pais nem as autoridades escolares têm qualquer recurso legal para impedi-los de sair.

Como gostar de estudar? 8 dicas práticas

  1. Escolha um local adequado para estudar. ...
  2. Comece pelos temas que tem mais afinidade. ...
  3. Invista em recursos que facilitem o estudo. ...
  4. Retire possíveis distrações do ambiente de estudo. ...
  5. Defina os horários. ...
  6. Estabeleça metas. ...
  7. Tenha em mente seus objetivos. ...
  8. Respeite os momentos de descanso.

As horas de estudo, a pressão de não errar questões por desatenção, a alta concorrência, o tempo apertado e a insegurança de não estar preparado o suficiente. Essa pode ser uma combinação explosiva para o seu cérebro, prejudicando a sua memória. Então é fácil! Não fique estressado e o seu cérebro não vai bugar.

Assim sendo, irão se tratar alguns motivos que resultam na desmotivação do alunado: questões de trabalho, retardamento da aprendizagem na idade adequada, organização familiar, alto índice de reprovação, metodologia usada em sala de aula, desinteresse pessoal, segregação escolar, dentre outros tantos motivos propícios ...

Contudo a ação de ser estudante é algo mais amplo do que ser aluno. Aluno é aquela pessoa que assiste às aulas e preocupa-se apenas com a nota da prova. Muitas vezes, ele estuda de última hora para passar nas avaliações da escola ou faculdade e faz os trabalhos e exercícios sem muita atenção.

Confira e aplique!

  1. Identifique as habilidades dos alunos. ...
  2. Proponha problemas reais. ...
  3. Utilize a tecnologia a seu favor. ...
  4. Impulsione a autoestima dos alunos. ...
  5. Ofereça recompensas para motivar os estudantes. ...
  6. Estimule a criatividade. ...
  7. Defina metas de aprendizagem. ...
  8. Realize dinâmicas e jogos lúdicos.

Para garantir uma estrutura de educação de qualidade no ensino, uma escola deve estar bem alinhada em todos os sentidos, incluindo a visão, a missão e os valores entre gestores, professores, alunos e familiares.