O que causa desconfiança no relacionamento?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Por que a desconfiança no relacionamento surge? A desconfiança é resultado da insegurança, que pode ter sido causada por algum acontecimento, como um caso de infidelidade, por exemplo, ou mesmo por uma carência daquele que a sente.

Uma pesquisa realizada pelo site Victoria Milan- voltado a pessoas comprometidas que procuram um caso - mostrou que a maioria dos brasileiros que 'pulam a cerca' também desconfiam que estão sendo traídos. O levantamento ouviu seis 6 mil usuários do site.

Portanto, se você está se perguntando: quando se perde a confiança no relacionamento, é porque de algum momento para cá, você rompeu com este pacto de confiança que existia entre ambos, seja porque ocultou alguma informação importante, fez ou falou algo contra ele/a ou cometeu algum tipo de infidelidade.

Por trás das pessoas desconfiadas estão a insegurança e os mecanismos das emoções que não deixam ser, que atrapalham e diminuem potenciais. É possível que o comportamento delas nos cause surpresa, e que a ideia de que “quem não confia não é confiável” surja em nossa mente.

Desconfiar de quem se ama é não confiar na própria capacidade de amar. Se desconfia da minha fidelidade, não merece minha lealdade e nem estar do meu lado. Eu te amo e sinto que me ama também, mas você precisa superar essas suas desconfianças. Desconfiança: o maior sabotador das relações.

Um relacionamento tóxico é caracterizado pela falta de apoio mútuo, pela competição, desrespeito e, muitas vezes, pelo conflito.

Dificuldade de diálogo
Uma dificuldade comum de muitos casais é conseguir conversar sobre qualquer assunto. Nos momentos de crise existe não só a dificuldade, mas também o interesse em tentar conversar. Quando a relação chegou ao final, não existe mais a vontade de tentar e nem o interesse em querer escutar o outro.

Alguns sinais de traição clássicos ainda são muito evidentes, como preocupação excessiva com bem-estar do companheiro ou companheira. Flores e presentes sem motivo, surpresas e até mesmo curiosidade sobre os caminhos e compromissos nos próximos dias também costumam ser sinais de traição.

Pessoas infiéis apostam na boa capacidade de comunicação que se escora em mentiras convincentes e na manipulação. São pessoas desenvoltas e extrovertidas, mas nem sempre precisam ser assim. No entanto, em qualquer situação “passam a lábia” sempre que podem.

Demonstre empatia pelo que o seu companheiro fez.

  1. Retire a pressão das costas dele. Fale algo que demonstre que você entende o que ele fez. ...
  2. Encoraje-o com frases como “Eu sempre fui sincero com você” ou “Por favor seja sincero se você estiver me traindo. Gostaria de saber quem você é de verdade”.

Verdadeiro compromisso
Fidelidade e lealdade são necessidades absolutas para os homens. Diferentes do que as mulheres pensam, o homem não quer só sexo e procura uma mulher que não comprometa o coração dele. As moças pensam que eles não são confiáveis, fiéis e que tudo vai acabar quando a relação não está bem...

Tenha autoconfiança
Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é se livrar do sentimento de culpa e confiar em si mesmo. Sua insegurança interfere em como você interage com outras pessoas. Estando bem com você, é mais fácil se abrir para lidar melhor com a outra pessoa.

É preciso aproveitar o momento em que você sente que o vínculo afetivo ainda existe, mesmo que esteja por um fio, para tentar recuperar a confiança perdida. Comece com um diálogo, aceitando a situação com transparência. Enfatize que não rolaram sentimentos mais profundos.

Veja bem, desconfiar é algo muito normal e até comum nos dias de hoje, realmente não dá para adivinhar quais as intenções do outro, mas tudo que caracteriza o excesso não é bom. Essa desconfiança em demasia interfere nas suas relações pessoais, impedindo que a sua vida continue.

A pessoa com transtorno de personalidade paranoide desconfia dos outros e supõe que os outros pretendem prejudicá-la ou enganá-la, mesmo quando ela tem nenhuma ou pouca justificativa para ter esses sentimentos.

Que tem dificuldade em confiar: 1 cismado, prevenido, desconfioso, cético, descrente, duvidador, duvidante, duvidoso, hesitante, suspeitador, suspeitoso, suspicaz, ressabiado, intrigado, arisco, esquivo, arredio, arrepiado, escabreado, cabreiro.

A pessoa que muito desconfia, é porque está fazendo coisas erradas e a desconfiança é que você faça o mesmo que ela.

O Transtorno de Personalidade Paranoide, também chamado de TPP, caracteriza-se por um excesso de desconfiança por parte do indivíduo e suspeitas em relação aos outros, em que as suas intenções são, na maior parte das vezes, interpretadas como maldosas.

Entrar em contato com seus desejos sem julgamentos para que sua decisão esteja alinhada com você. Sair de um relacionamento no qual não se está feliz e não se consegue ou não quer “consertar”, também é um sinal de respeito para com a outra pessoa. Se o outro não quer terminar a relação, haverá sofrimento sim.