O que causa dermatite na mama?

Perguntado por: lperalta8 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Essa área é revestida por um tecido chamado tecido mamário e, portanto, pode ter reações alérgicas. A dermatite atópica pode ser provocada por contato com substâncias alérgicas, mudanças na temperatura ou estresse, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A candidíase mamária é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, o mesmo responsável por infecções similares em outras partes do corpo. No geral, esse fungo está presente na pele de todos, mas não costuma causar grandes contratempos quando o sistema imune está em dia.

A dermatite de contato é uma reação inflamatória que ocorre na pele devido à exposição a um componente que causa irritação ou alergia. Erupção cutânea, coceira, vermelhidão e descamação são sintomas comuns, mas não é contagiosa ou oferece risco de vida. Geralmente, os locais mais acometidos são as mãos e face.

A dermatite é uma inflamação das camadas superficiais da pele que causa coceira, bolhas, vermelhidão, inchaço e, muitas vezes, exsudação, crostas e escamação. As causas conhecidas incluem pele seca, contato com uma substância específica, certas drogas ou medicamentos e varizes.

As doenças mais comuns da região mamária são:

  • Afecção funcional benigna das mamas (AFBM) Costumava ter o nome de Displasia Mamária. ...
  • Câncer de mama. Surgimento de tumores no seio. ...
  • Doença de Paget. Um tumor que atinge a aréola ou o mamilo (ou até os dois juntos). ...
  • Ectasia ductal. ...
  • Outras.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.

Nistatina é um medicamento de uso tópico indicado para o tratamento assaduras em bebês, principalmente aquelas relacionadas ao atrito gerado pelas fraldas. O medicamento ainda pode ser utilizado, por crianças e adultos, no tratamento de irritações na região genital e nas nádegas.

A Eczema areolar é uma inflamação na aréola e mamilo com descamação, exsudação e prurido. No geral bilateral, bordes indefinidos e responde à corticoides tópicos. Se a lesão persistir, tem que biopsiar para investigar a doença de Paget.

Tratamento para candidíase mamária
Assim, utiliza-se medicamentos antifúngicos, como pomadas do tipo nistatina e o nitrato de miconazol ao longo de duas semanas, aplicada após cada momento de amamentação.

Os banhos quentes podem agravar os sintomas da dermatite atópica, já que a água quente remove a camada lipídica protetora da pele, aumentando ainda mais o ressecamento da derme. É importante evitar banhos quentes e, em vez disso, optar por banhos mornos ou com água fria, o que ajudará a preservar a hidratação da pele.

– Algumas pessoas que sofrem de dermatite atópica são alérgicas a determinados alimentos como, leite, ovos, trigo, soja. Evitar o consumo desses itens pode ajudar; – Evitar as substâncias irritantes. Elas são encontradas em detergentes, cosméticos, álcool, perfumes.

Dermatite grave pode causar infecções
As complicações são mais comuns nos pacientes em que a dermatite está em estágio grave. Uma delas é a neurodermatite, que apresenta inicialmente sintomas parecidos com a dermatite, mas a intensa coceira agrava os sintomas, gerando um problema cíclico.

Por tratar-se de uma doença crônica, a dermatite não apresenta cura completa. Contudo, é possível controlar seus sintomas com tratamento medicamentoso, evitando irritantes e mantendo a pele hidratada.

O maior problema de não se tratar a dermatite é que assim ela pode se tornar cada vez mais intensa e persistente. “No caso das dermatites de contato, podem ocorrer manifestações respiratórias após sucessivos episódios de contato com as substâncias que as provocam.

Use pomadas (como vaselina), cremes ou loções de duas a três vezes ao dia. Os hidratantes não devem ter álcool, perfumes, fragrâncias, corantes ou outras substâncias químicas. Um umidificador em casa também pode ajudar. Evite banhos muito quentes e demorados, não use sabonetes direto na pele lesionada.

Nossos resultados sugeriram uma ligação entre o estresse psicológico crônico, o excesso de peso e o desenvolvimento de tumores de mama com maior agressividade.