O que causa confusão mental em jovens?

Perguntado por: abelchior3 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

A ansiedade é a principal causa de perda de memória em todas as faixas etárias, principalmente em jovens. Nesta condição, ocorre ativação de múltiplas regiões cerebrais e aumento da atenção e hipervigilância a estímulos ameaçadores, levando a lapsos de memória por desatenção e falta de concentração.

Assim, uma dica que damos é: quando se sentir um pouco confuso, sem saber como agir em alguma situação, reserve um espaço no seu dia para organizar as ideias e (anotar é bem importante) quais são suas prioridades, o que é preciso fazer mais rápido, o que pode esperar um pouco.

Causas e fatores de risco
Infecções. Hipoglicemia. Baixa oxigenação. Estresse ou ansiedade elevados.

A causa para a confusão mental pode ser um sintoma ligado a diversos tipos de problemas, desde algumas condições de saúde até consequências de um determinado comportamento de risco.

Qualquer pessoa pode apresentar delirium quando está extremamente doente ou usa medicamentos ou drogas que afetam a função cerebral (medicamentos ou drogas psicoativos). De um modo geral, as causas mais comuns de delirium são as seguintes: Drogas ou medicamentos (principalmente aqueles com efeitos anticolinérgicos.

A logorréia ou logomania é um transtorno comunicativo em que a pessoa fala compulsivamente e tem um discurso incoerente. A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno. Ademais, pode ser considerada uma sequela de algum tipo de lesão cerebral.

É caracterizado por uma incapacidade de prestar atenção, desorientação, incapacidade de pensar com clareza...

Uma pessoa perturbada é, em suma, alguém que está fora dos eixos mentalmente. A perturbação, por sua vez, pode ocorrer por vários motivos e ser consequência de algum evento traumático, por exemplo.

O problema mesmo é quando você deixa toda essa dúvida e confusão tomar conta da sua vida. Essa confusão mental pode ser definida como uma dificuldade que alguém tem em pensar com total percepção e clareza exigidos para o momento.

Os pensamentos acelerados são um dos sintomas mais comuns da ansiedade. Consistem em devaneios desconexos sobre os mais diversos tópicos que interrompem o raciocínio um do outro. Dessa maneira, a pessoa ansiosa não consegue concluir um pensamento antes de outro tomar a sua atenção.

Tontura neurológica ou desequilíbrio
A tontura neurológica, ou 'nas pernas', está relacionada a alterações na visão, doenças no Sistema Nervoso, traumas na cabeça, enxaquecas, diabetes (por conta da neuropatia diabética) e uso prolongado de alguns medicamentos, como antidepressivos.

Fale baixo e se aproxime devagar. Fale com calma, pergunte o que pode fazer para ajudar, procure se manter dentro do campo de visão do idoso. Não se aproxime rápido demais ou de forma que não possa ser visto.

A esquizofrenia é uma doença psiquiatrica conhecida pelos sintomas de ouvir e ver coisas que, na verdade, não existem. No entanto, estes não são os únicos sintomas da condição. De acordo com o psiquiatra Filipe Doutel, “a doença vai restringindo a vida pessoal.

Quando se deve consultar um psiquiatra
Quando os problemas de ordem emocional passam a interferir de forma recorrente nas atividades rotineiras da pessoa, quando a insônia começa a ser frequente ou as mudanças ou estados de humor interferirem no trabalho e na relação interpessoal, tem-se um ponto de alerta.

6 sintomas para ficar atento e procurar um neurologista

  • Tontura. A tontura pode ocorrer em diferentes níveis e intensidades. ...
  • Formigamento ou dormência. ...
  • Problemas de memória. ...
  • Problemas na visão. ...
  • Convulsão. ...
  • Dores de cabeça.