O que causa cisto de Skene?

Perguntado por: oferrari . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Cistos do ducto de Skene se formam se o ducto está obstruído por causa de infecção na glândula. Aparecem principalmente em adultos. Os cistos podem se infectar, levando a abscessos e infecções do trato urinário (ITU) recorrentes. Raramente, os cistos do duto de Skene (se grandes o suficiente) obstruem a uretra.

Glândulas de Skene: estão localizadas na vulva, próximas à uretra. Assim como as glândulas de Bartholin, são responsáveis pela lubrificação da genitália, principalmente mais próximo à uretra. Fúrcula Vaginal: é a parte que circunda as glândulas de Skene e os orifícios da uretra e da vagina.

As glândulas de Skene, que ficam localizadas em volta da uretra, são as responsáveis por liberar esta substância. Este ainda é um tema bastante estudado, mas o que sabemos é que somente uma pequena parcela das mulheres, cerca de 10%, experimenta esse evento.

Tratamento do cisto do ducto de Skene
Os abscessos são tratados inicialmente com antibióticos orais de amplo espectro (p. ex., 500 mg de cefalexina a cada 6 horas, por 7 a 10 dias) e com excisão ou marsupialização.

Causa: Doença sexualmente transmissível. Prevenção: Práticas sexuais mais seguras e uma boa higiene pessoal podem diminuir o risco. Sintomas: Os microrganismos que mais comumente causam a infecção que leva ao abscesso da glândula de Bartholin são: bactérias E. coli, gonococos, estafilococos e estreptococos.

Os caroços nos grandes lábios podem ter diversas causas, desde pêlos encravados a herpes genital. Mas, se os caroços causarem sintomas como coceira, queimação ou dor, pode ser que o problema seja clínico e precise de tratamento médico.

Além disso, a bartolinite também pode surgir associada a DTS´s, já que alguns microorganismos, como os que causam a gonorreia e a clamídia também podem ser responsáveis pela formação do abcesso característico da bartolinite.

Resumo: Introdução: O cisto parauretal é uma malformação congênita rara, localizada em torno da uretra em recém nascidos (RN) do sexo feminino, deriva de uma obstrução do Ducto de Skene.

A inflamação na uretra tem diversas causas, sendo desencadeada por bactérias, fungos ou vírus. Contudo, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são as principais responsáveis pelo desenvolvimento da uretrite.

Em casos de cistos indolores, a ginecologista recomenda fazer banhos de assento, pois além de aliviar o incômodo, essa limpeza mantém a região higienizada, evitando contaminação por bactérias.

DST causada pela Chlamydia trachomatis, também conhecida como “mula”, que acomete os órgãos genitais e os gânglios linfáticos da virilha. Sintomas: Os primeiros sintomas são febre, dor muscular, presença de caroço nas virilhas (íngua) e uma ferida pequena nos órgãos genitais.

Os cistos da glândula de Bartholin são bolsas repletas de muco, que podem se formar quando as glândulas localizadas perto da abertura da vagina estão bloqueadas. Os cistos normalmente são indolores, mas, se forem grandes, podem interferir em sentar-se, caminhar ou ter relações sexuais.

Após duas semanas do início da doença, pode aparecer um caroço doloroso e avermelhado (íngua) na virilha, que chega a prender os movimentos da perna, impedindo a pessoa de andar. Essa íngua pode abrir e expelir um pus espesso, esverdeado, misturado com sangue.

O diagnóstico é feito pela coleta de sangue ou por fluido oral. Eles podem ser solicitados no seu laboratório de confiança, sem a necessidade de indicação médica. Os exames de rotina de DST também são recomendáveis.