O que causa ceratose seborreica?

Perguntado por: isales . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A causa da ceratose seborreica é desconhecida, mas foram identificadas mutações genéticas em alguns tipos. As lesões ocorrem comumente na meia idade e mais tarde e na maioria das vezes aparecem no tronco ou têmporas.

A ceratose seborreica tem três variantes clínicas principais: Estucoceratose (stucco-keratosis), Dermatose papulosa nigra e Síndrome Leser-Trélat.

Todos os casos de ceratose actínica precisam ser tratados. Há medicamentos tópicos que podem eliminar a lesão, e que podem ser combinados com outros tipos de tratamentos caso haja muitas ceratoses na pele do paciente.

A queratose seborreica, também conhecida como verruga seborreica ou senil, é um tumor benigno na pele (sinais escuros na pele) resultante da proliferação de células da epiderme, camada mais superficial da pele.

Quando iluminada pelo ultravioleta, a queratose seborreica apresentou estruturas puntiformes esbranquiçadas que permitiram diferenciá-la do melanoma. Tal diferença pôde ser vista em todas as lesões.

O diagnóstico das lesões é baseado no exame clínico e dermatoscópico, porém em algumas situações o exame histopatológico é necessário.

A queratose pilar, também conhecida por ceratose folicular ou pilar, é uma alteração muito comum da pele que leva ao surgimento de bolinhas avermelhadas ou esbranquiçadas, ligeiramente endurecidas, na pele, deixando a pele com aspecto semelhante à pele de galinha.

Trata-se de uma doença com origem genética, mas que pode piorar com o uso de roupas apertadas, associação com doenças autoimunes e com o ressecamento da pele. Por isso também ela tende a piorar no inverno, quando o clima é mais seco, os banhos mais quentes e os cuidados com a hidratação da pele são menores.

A ceratose é uma alteração da camada mais superficial da pele, que deixa um aspecto escamoso ou verrucoso, avermelhado ou castanho, além de áspero e ressecado. Apesar de parecer uma verruga, essa lesão não é causada por vírus nem é transmissível, mas, em alguns casos, pode evoluir para câncer de pele.

Medicamentos Para Ceratose Actínica

  • Picato Gel Face 150mcg Leo Pharma Bisnaga 0,47g 3 Unidades.
  • Picato Gel 500mcg Leo Pharma Bisnaga 0,47g 2 Unidades.

A queratose pilar é quando a pele sofre alterações na forma do aparecimento de bolinhas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele, mais especificamente nos braços, pernas e nádegas. Essas bolinhas não coçam ou doem, por causa da produção excessiva de queratina, que acaba por se acumular nos folículos pilosos.

As ceratoses seborreicas variam de tamanho e crescem lentamente. Podem ser arredondadas ou ovais, cor da pele, marrom ou negra. Em geral, surgem como se fossem colocadas sobre a pele (estucoqueratose) e sua superfície algumas vezes é verrucosa, aveludada, descamativa, crostosa, aveludada, graxenta ou descamativa.

1. Tumor córneo ou tumor de tecido cornificado. 2. Tumor da córnea transparente.

Sintomas de ceratoses actínicas
As ceratoses actínicas costumam ser rosadas, avermelhadas ou, com menos frequência, acinzentadas ou castanhas. Elas são ásperas e escamosas. As lesões costumam surgir em áreas expostas ao sol (por exemplo, lábios, couro cabeludo calvo, face, pescoço ou costas das mãos e antebraços).

Queratoses ou ceratoses são alterações na camada córnea, a camada mais superficial da pele. Um dos tipos é a queratose pilar ou folicular, em que pequenas bolinhas vermelhas ou esbranquiçadas, que até parecem acne, aparecem por conta do acúmulo de queratina nos folículos pilosos (onde nascem os pelos).

Sintomas. A ceratose actínica, em geral, se apresenta como uma lesão avermelhada e áspera localizada frequentemente no rosto, nas orelhas, nos lábios, no dorso das mãos, no antebraço, nos ombros, no colo e no couro cabeludo de pessoas calvas ou em outras áreas do corpo expostas ao sol.

Pode ser confundido com outras doenças como psoríase e eczema, razão pela qual é imprescindível o diagnóstico por um médico. Com diagnóstico precoce pode ser curado, tendo baixa letalidade. Carcinoma Espinocelular – Representa cerca de 25% dos diagnósticos de câncer de pele no país.

A queratose actínica é tratada com criocirurgia ou medicamentos tópicos como o fluorouracil (5-FU), imiquimod, diclofenaco ou ingenol mebutate. Esses tratamentos têm o objetivo de destruir a área afetada da epiderme, geralmente cura a queratose actínia.