O que causa caxumba sintomas?

Perguntado por: inovais4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Altamente contagiosa, a caxumba é causada pelo vírus Paramyxovirus, transmitido por contato direto com gotículas de saliva ou perdigotos de pessoas infectadas. Costumam ocorrer surtos da doença no inverno e na primavera e as crianças são as mais atingidas.

Um dos principais sintomas da caxumba é o aumento das glândulas salivares próximas aos ouvidos e à mandíbula, o que provoca inchaço na região.

Portanto, a maioria dos adultos e crianças se recupera da caxumba sem grandes complicações em duas semanas. De qualquer modo, recomenda-se repouso até a melhora dos sintomas, boa higiene bucal e alimentação líquida ou pastosa, que são mais fácil de engolir.

Nos casos graves, a caxumba pode causar surdez, meningite e, raramente, levar à morte. Após a puberdade, pode causar inflamação e inchaço doloroso dos testículos (orquite) nos homens ou dos ovários (ooforite) nas mulheres e levar à esterilidade.

É mais comum em crianças no período escolar e em adolescentes, mas também pode afetar adultos em qualquer idade.

A caxumba é transmitida através do contato direto com secreções (saliva ou espirro) da pessoa infectada. O indivíduo infectado não deve exercer atividades escolares e nem trabalhar pelo período de 09 dias após o início da doença.

É possível ter caxumba mais de uma vez? Os casos de reinfecção por caxumba, ou seja, quando a pessoa pega pela segunda vez, são muito raros. Desse modo, quando a vacinação é administrada, as defesas do organismo contra o vírus são reforçadas e, com isso, a infecção não ocorre novamente.

Como a maioria das doenças virais, a caxumba pode cursar com sintomas gerais e inespecíficos como febre, dor de cabeça, dor muscular, dor no corpo, e pode ser confundida com a gripe ou a dengue, por exemplo.

Não há tratamento específico, o que se faz é aliviar os sintomas com anti-inflamatórios. São indicados repouso, o uso de medicamentos analgésicos e observação de possíveis complicações. No caso de inflamação nos testículos, o repouso e o uso de suspensório escrotal são fundamentais para o alívio da dor.

A recomendação de isolamento social com afastamento das atividades habituais é de 5 dias após o início do edema da parótida. Outrossim, o vírus foi isolado na saliva 7 dias antes até 8 dias após o início da inflamação (1,3).

Os sintomas mais característicos são inchaço e dor nas laterais do pescoço, logo abaixo do maxilar. Isso porque o vírus da caxumba provoca inflamação nas glândulas responsáveis pela produção de saliva, que ficam na região.

Segundo a SBIm, o sintoma da caxumba mais característico, frequente em 65% dos casos, é o inchaço nas bochechas e mandíbula, que ocorre devido ao aumento das glândulas salivares. Portanto, aparecendo um desses sintomas, procure um médico.

Quem já teve caxumba fica imunizado permanentemente contra a doença, esclarece Ballalai. "Uma confusão pode acontecer porque há outros vírus que causam um quadro semelhante, então algumas pessoas acham que tiveram caxumba duas vezes. Mas isso não acontece."

O aumento do volume da região do pescoço é típico da caxumba. Ouça o texto abaixo em aúdio! A caxumba, também denominada papeira, parotidite infecciosa e parotidite endêmica; é uma doença viral cujo responsável pela infecção pertence à família Paramyxoviridae, gênero Rubulavírus.

Posso pegar caxumba mais de uma vez? Os casos de reinfecção pelo vírus da caxumba são muito raros. Em geral, uma vez infectada, a pessoa adquire imunidade contra a doença. No entanto, se a infecção se manifestou apenas de um lado, o outro, eventualmente, pode ser afetado em outra ocasião.

O período de incubação varia de 14 a 25 dias. A transmissão se dá pelo contato direto com as secreções das vias aéreas superiores da pessoa infectada, a partir de dois dias antes até nove dias depois do aparecimento dos sintomas. Raros são os casos de reinfecção pelo vírus da caxumba.

A vacina contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela, também conhecida como tetra viral ou tetravalente viral é indicada para a vacinação de crianças com 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral.

Caxumba. A caxumba também pode ser contraída pelo beijo na boca. A infecção é causada por paramixovírus, podendo ser transmitida por gotículas de saliva e causando inflamação de glândulas salivares e sublinguais.

É possível pegar caxumba mais de uma vez? É possível, porém são raros os casos de reinfecção, uma vez que, quando a pessoa é contaminada pelo vírus, ela adquire imunidade. A caxumba pode ocasionar orquite (inflamação nos testículos) nos homens e ooforite (infecção dos ovários) nas mulheres.