O que causa caseum na garganta?

Perguntado por: ribrahim5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

O caseum na garganta ocorre por conta do acúmulo de restos de alimentos, por isso a má higiene bucal tem grande influência no quadro. Também são causas dos cáseos amigdalianos: boca seca, excesso de saliva, acúmulo de muco (como em quadros de rinite e sinusite), maior descamação das células da boca, entre outras.

A Amigdalite Caseosa pode surgir quando restos de alimentos e a descamação da própria mucosa das amígdalas entram nos orifícios (criptas) e apodrecem lá dentro. São os chamados cáseos amigdalianos, que podem ser expelidos pela fala, tosse ou espirros.

Escovar os dentes regularmente removerá os restos de comida, bactérias e outros detritos da sua boca antes que eles tenham a chance de ficar presos nas amígdalas.

A primeira opção para diminuir ou evitar a formação dos cáseos amigdalianos é o uso do Kit de produtos Halitus, que tem eficácia comprovada por pesquisas em diminuir ou evitar a formação dos cáseos.

A simples atividade de enxague com água morna e sal é um tratamento eficaz para muitos casos. Misture 250 ml de água morna com uma colher de sopa cheia de sal e faça o enxágue por, em média, 20 minutos. Por fim, repita esse movimento ao menos duas vezes ao dia.

Além de tomar os medicamentos prescritos pelo dentista, o paciente precisa tomar uma série de cuidados com a higiene bucal, sabia? Isso porque o acúmulo de placa bacteriana na garganta (causada principalmente pela falta de escovação) pode resultar numa piora do quadro de caseum, dificultando o tratamento como um todo.

“Pessoas com amígdalas muito grandes têm predisposição a esse acúmulo de restos nas criptas (reentrâncias), que, após algumas semanas, resultam em cáseos”, afirma.

Não tente remover uma pedra sozinha com o dedo ou com uma escova de dentes. Isso pode causar danos aos tecidos delicados de suas amígdalas. É melhor consultar um dentista ou um otorrinolaringologista que possa desalojar suavemente uma pedra da amígdala com um instrumento apropriado.

Nesse caso, só a cirurgia das amígdalas resolverá definitivamente a formação de cáseos. Ainda assim, procure um otorrinolaringologista experiente e de confiança, pois já tive casos de pacientes em que os cáseos persistiram em se formar mesmo após a cirurgia ter sido executada.

Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Halímetros já existentes no mercado oferecem um diagnóstico mais preciso.

O tratamento para amigdalite envolve o uso de antibióticos, caso a inflamação tenha sido causada por bactérias, ou de medicamentos para controlar a febre e a dor, se a origem for viral. Hidratação constante, consumo de alimentos ricos em vitamina C e gargarejos com água morna salgada também ajudam na melhora.

As amígdalas apenas podem exercer suas funções de defesa do sistema respiratório se suas estruturas estiverem preservadas. Se o órgão sofreu infecções ou algum dano que o está impedindo de exercer suas funções normais, ele pode ser extraído sem nenhum tipo de prejuízo à saúde.

O mais comum na halitose de origem bucal, quando o cheiro se assemelha a fezes, é que o mau odor está sendo emitido por compostos orgânicos ou sulforados voláteis, decorrentes da doença periodontal (gengiva).

O preço da cirurgia de remoção das amígdalas pode variar bastante a depender dos honorários médicos, técnicas empregadas, estrutura hospitalar e localização do hospital. No entanto, o procedimento pode ser encontrado por valores que variam entre R$6.000,00 e R$15.000,00.

Mendes Junior assegura que a cirurgia de extração das amígdalas é um tratamento definitivo contra os cáseos e que, ao contrário do que se acredita, não é prejudicial à saúde e nem acarreta em outros males.

Seis dicas para acabar com o mau hálito

  1. 1- Coma mais vegetais e frutas. ...
  2. 2- Beba bastante água. ...
  3. 3- Não fique em jejum por um longo período de tempo. ...
  4. 4- Consuma certos alimentos com moderação. ...
  5. 5- Mantenha a higiene bucal em dia. ...
  6. 6- Visite o dentista.

Se o seu mau hálito persistir mesmo após uma boa escovação e o uso do fio dental, consulte seu dentista, já que isso pode ser a indicação da existência de um problema mais sério. Só o dentista poderá dizer se você tem gengivite, boca seca ou excesso de placa bacteriana, que são as prováveis causas do mau hálito.

Alterações na saliva podem causar mau hálito? Pacientes que apresentam mudanças na produção salivar pode sim apresentar mau hálito. Essa alterações são consideradas como causas indiretas desse odor bucal. Isto porque elas, por si só, não conseguem provocar essa condição.

Um tratamento natural para combater a amigdalite bacteriana é fazer uma infusão de calêndula. Faça gargarejos com esta bebida várias vezes por dia. A calêndula tem a capacidade de diminuir a dor e a irritação da garganta, além de ser um bom remédio natural para curar a inflamação das amígdalas.

Quando a cirurgia é indicada
De acordo com o guia da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, não há evidências de que as amídalas e adenoides sejam importantes após os 3 anos de idade. Dessa forma, a maioria dos especialistas indica o procedimento a partir dos 4 anos.