O que causa câncer no coração?

Perguntado por: ujordao . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

São desconhecidos fatores de riscos para o desenvolvimento do câncer de coração. "Não dá para associar com tabagismo, má alimentação ou outros hábitos, pois o campo de estudo epidemiológico ainda é bastante pequeno", explica Dr. Humberto Rigon.

Você já reparou que o coração é o único órgão que não tem câncer?

Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer são: atividade física, tabagismo, alimentação, peso corporal, hábitos sexuais, fatores ocupacionais, bebidas alcoólicas, exposição solar, radiações e medicamentos.

As causas mais comuns de morte por câncer são os cânceres de:

  • pulmão (1,76 milhão de mortes)
  • colorretal (862 mil mortes)
  • estômago (783 mil mortes)
  • fígado (782 mil mortes)
  • mama (627 mil mortes)

Por que nunca soube de alguém ter câncer no coração? Porque é raríssimo mesmo. A maioria dos casos é de metástases de tumores originados em outros órgãos. E desses poucos tumores com origem no coração, a maioria é benigna.

Exames como ecocardiograma, tomografia computadorizada de tórax e ressonância magnética do coração são exames essenciais para ajudar na detecção de tumores cardíacos.

Tumores cardíacos primários
Os tumores malignos primários do coração são ainda mais raros: entre eles, 95% dos casos são sarcomas e os 5% restantes, linfomas. Os mais frequentes são os angiossarcomas, rabdomiossarcomas, leiomiossarcomas, fibrossarcomas e sarcomas indiferenciados.

A maior parte dos casos de dor ocorre quando um tumor pressiona os ossos, nervos e órgãos do corpo. Pacientes com doença avançada são mais propensos a sentirem dor. Compressão da medula espinhal. Quando um tumor invade a coluna vertebral, pode pressionar a medula espinhal.

Sim, você pode! Algumas pesquisas vem comprovando que, aproximadamente, um terço das mortes por câncer está relacionado a hábitos de vida não-saudáveis como o consumo de tabaco, álcool em excesso, dietas ricas em gorduras e sedentarismo. Mudar esses hábitos é um importante passo.

Exames para detectar câncer incluem mamografia, tomografia e radiografia. Saiba mais! A realização de exame para detectar câncer é fundamental para que a patologia seja identificada precocemente, contribuindo imensamente nas chances de cura e melhores prognósticos.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

De acordo com o médico, não é raro ver pacientes vivendo mais de uma década depois do diagnóstico, o que é animador, em especial se você considerar que essa enfermidade costuma dar as caras dos 60 anos de vida em diante. “Muitos vão morrer de outras causas”, completa o médico.

O que alimenta o câncer? Segundo especulações, existem três alimentos que alimentam o câncer, sendo eles: carboidratos, açúcares e proteínas animais. Porém, o oncologista conta que não há evidências apontando que as células cancerosas se alimentam de forma diferente das saudáveis.

1. Câncer de pulmão. De acordo com a OMS, 1,8 milhão de pessoas morreram em 2020 de câncer de pulmão.