O que causa bolhas na pintura de parede?

Perguntado por: sgodinho . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Uma das principais causas de bolhas na pintura é o acúmulo de sujeira. Quando vamos emassar uma parede, é primordial que ela esteja limpa, sem gordura ou partículas de poeira. Caso contrário, a massa corrida não irá aderir à superfície e, provavelmente, irá causar as temidas bolhas.

Se você usar uma massa corrida indicada para ambientes internos em um ambiente externo, é natural que ela comece a descascar com o tempo e forme novas bolhas, pois ela não é preparada para lidar com tanta umidade.

podem aparecer bolhas sobre a superfície pintada quando se utiliza massa corrida em ambientes externos, o que proporciona a absorção de umidade.

Você sabe qual é a função do selador na pintura de parede? O produto é extremamente importante para a preparação da superfície antes da aplicação da tinta. Dessa forma, ele possui papel fundamental para aumentar o rendimento da tinta, além de selar e uniformizar a parede, contribuindo de forma direta com o resultado.

O selador deve ser aplicado somente antes da pintura, em paredes novas (respeitando o período de cura) ou muito danificadas e irregulares. Você pode aplicá-lo em diversos tipos de superfícies, tanto em ambientes internos quanto externos.

Com isso em mente, a massa corrida de PVA e a massa acrílica podem ser aplicadas em: – paredes novas, sem pintura, apenas rebocadas; – paredes já pintadas. Nos dois casos, a massa cumpre a mesma função, deixando a parede pronta para qualquer trabalho posterior, garantindo durabilidade.

As 'bolhas' vão reduzindo de tamanho quando a tinta vai secando, até desaparecer por completo. Para evitar este problema, é recomendável deixar repousar a tinta antes de a aplicar para que o ar desapareça.

Para evitar que elas apareçam, verifique se a parede que receberá a pintura não está úmida e elimine bem os resquícios da tinta antiga, assim como qualquer resíduo que possa estar na superfície.

Falando em acabamento, as estufas de secagem possuem um sistema de filtragem e exaustão do ar contaminado, isso impede que partículas de poeira e outras sujidades entrem em contato com a superfície pintada no momento da secagem, garantindo a alta qualidade desejada no acabamento.

Ao pintar uma parede já pintada o importante é sempre retirar as camadas antigas de tinta que estejam mal pintadas. É preciso retirar toda a parte de tinta que esteja descascando, depois é hora de lixar a parede até deixá-la uniforme.

O ideal é aguardar 24 horas após aplicar a primeira demão; Espere secar por 3 horas e, para garantir um resultado mais uniforme, lixe novamente com uma lixa fina.

3 horas

Espere secar conforme o tempo indicado na embalagem (geralmente 3 horas) e aplique a segunda demão, fazendo o mesmo procedimento. Ao final do tempo de secagem, use a lixa mais fina para dar acabamento.

Logo após a finalização da construção da parede, é necessário que, antes da aplicação da massa corrida, da tinta e de qualquer outro revestimento, seja aplicado o selador ou fundo preparador para paredes.

Proteja: procure usar curativos que não tenham colas, como uma gaze por exemplo, eles ajudam a manter as bolhas longe de atritos. Hidrate: assim como no caso dos calos, manter os pés hidratados ajuda a evitar e tratar as bolhas. Estoure a bolha: apenas em último caso, e se a bolha for muito grande e dolorosa.

A seguir, veja 3 dicas para evitar as bolhas.

  1. Fuja de meias muito grossas. ...
  2. Escolha um tênis adequado. ...
  3. Use cremes específicos ou vaselina (e continue correndo!) ...
  4. Precisa de uma sequência de treino para atingir seu objetivo? ...
  5. Continue por aqui.

As bolhas na pele podem surgir em resposta à uma irritação ou inflamação, como no caso de alergias, brotoejas ou disidrose, mas também podem surgir devido a infecções causadas por vírus, como herpes, varíola humana ou varíola dos macacos, podendo afetar qualquer parte do corpo em adultos ou crianças.

É preciso passar selador na parede? Obrigatoriamente não, mas como vimos acima, o uso do selador torna a pintura mais prática e melhora o acabamento da parede. Isso porque esse tipo de tinta é responsável por selar e uniformizar a absorção de tinta de acabamento, da massa e da textura.

Geralmente se usa de 2 a 3 demãos caso a Seladora esteja sendo usada de base para um próximo produto como o Verniz ou alguma Cera. Se a Seladora for a escolhida como o último acabamento, é ideal que se passe de 3 a 5 demãos. Depois de passar e secar a 1ª demão, lixe seu projeto com uma lixa 220 com a mão bem leve.

Selador não deve ser utilizado por cima de outras tintas
O selador é próprio para superfícies novas e porosas. Sendo assim, ele não deve ser utilizado em superfícies já preenchidas, pois pode causar um descascamento futuro e deixar o acabamento grosseiro.

O selador é um produto usado para preparar a superfície antes da aplicação da tinta. Com ele, é possível preencher os poros presentes nas paredes, garantindo que a aplicação seja mais fácil e evite desperdícios desnecessários.