O que causa aumento da creatinina?

Perguntado por: apilar2 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Quando os rins trabalham de forma inadequada e a sua capacidade de filtrar o sangue fica afetada, as concentrações de creatinina tendem a ser elevar. Quanto mais alta estiver a creatinina sanguínea, mais grave estará a insuficiência renal.

Seus rins podem ter dificuldade para processar os alimentos ricos em fósforo, particularmente se você tiver níveis elevados de creatinina. Por isso, você deve tentar evitar alimentos como: Abóbora e abobrinha, queijo, peixe, mariscos, nozes, carne de porco, laticínios magros e soja.

Se houver identificação de creatinina alta, significa que os rins não estão trabalhando corretamente, nem para a eliminação da substância, bem como na dispersão de resíduos metabólicos que, em muitos casos, podem ser prejudiciais à saúde.

Entre os principais medicamentos nefrotóxicos, estão os anti-inflamatórios não esteroides, como a aspirina; os antibióticos, como a penicilina; e os analgésicos de paracetamol, quando ingeridos com frequência e de forma prolongada (meses ou anos).

Assim, é considerado que a creatinina está aumentada nos homens quando a concentração é superior a 1,2 mg/ dL e nas mulheres quando é superior a 1,0 mg/ dL”, explica.

Veja como:

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

Não devem ser utilizadas em pacientes com insuficiência renal, no caso da creatina, ou com arritmias cardíacas, no caso da cafeína – alerta o endocrinologista, que lista as doses dos suplementos: Creatina - 3 a 5 gramas por dia; Cafeína - no máximo 6mg/kg/dia, nunca ultrapassando 300mg por dia.

Dá para dizer que homens com creatinina acima de 1,6 mg/dl e mulheres com valores acima de 1,3 mg/dl geralmente têm função renal reduzida, independentemente da idade — logo, são níveis que indicam a presença da doença.

Uma forma de baixar a ureia alta naturalmente é diminuir o consumo de alimentos ricos em proteínas e aumentar a ingestão de água. Níveis elevados de ureia no sangue muitas vezes estão relacionados com uma dieta rica em proteínas e desidratação.

A creatinina é uma substância presente no sangue que é produzida pelos músculos e eliminada pelos rins. Dessa forma, a análise dos níveis de creatinina no sangue pode ser útil para investigar a presença de alguma alteração nos rins, já que nessa situação a concentração dessa proteína estaria mais elevada no sangue.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com espuma ou sangue (a espuma pode indicar a presença de proteínas), edemas, anemia, palidez, cansaço, dor no peito e sonolência. As doenças renais só podem ser diagnosticadas com precisão real com exames de sangue e urina.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

Para controlar o aumento da creatinina na insuficiência renal crônica é necessário: Mudanças na dieta: é importante reduzir o consumo de alimentos que aumentam o potássio como abacate, banana-nanica, banana-prata, figo, laranja, maracujá, melão, tangerina, uva, mamão, goiaba, kiwi, feijão, chocolate.

Os ovos outros alimentos ricos em proteínas, como os laticínios, a carne vermelha, carne branca, pães, biscoitos, massas e arroz, são fundamentais para o organismo, porém em situações de comprometimento renal importante, como na insuficiência dos rins, deve ser evitado ou mesmo, contraindicado para evitar complicações ...

Frutas frescas, como laranja, maçã, pera, morango, laranja e limão; Vegetais frescos, como tomate, alface, pepino, cenoura, abobrinha e chuchu; Água: beber 2,5 litros de água por dia; Leguminosas, como feijão, lentilha, grão de bico ou soja.