O que causa apagão na mente?

Perguntado por: spacheco . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Existem diversas causas para a perda de memória, sendo que a principal é a ansiedade, mas também pode estar associada a diversas condições como a depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como doença de Alzheimer.

Os apagões de memória devem ser investigados e por isso o ideal é procurar um neurologista e realizar exames complementares como ressônancia de crânio e avaliação neuropsicológica para investigar a natureza do quadro.

Acidentes, falhas ou situações adversas que podem ocorrer
Com as redes de transmissão sendo na sua maioria extensas, algum tipo de acidente ou situação adversa como uma queda de uma árvore pode ser o gatilho inicial de um apagão.

A popular expressão “deu branco” é uma espécie de falha na memória, que ocorre quando se está sobre pressão. Em inglês, a situação é conhecida como “mental choking”. É um momento também chamado de falha completa do pensamento, quando falta oxigênio no cérebro por causa de muitas atividades.

É um termo utilizado para descrever o comprometimento do funcionamento mental que não é tão grave a ponto de afetar o desempenho das funções diárias. Quem apresenta esse tipo de deficiência cognitiva tem dificuldade de lembrar de conversas recentes e pode esquecer compromissos, mas se lembram com facilidade do passado.

Além disso, falta de coordenação, confusão mental, desmaios e até mesmo convulsões, em casos mais extremos, podem servir de alerta para alguma alteração cerebral. Um dos exemplos mais comuns de confusão mental é a perda de memória recente, que consiste em não lembrar algo que acabou de fazer ou que acabou de ouvir.

Os sintomas variam desde uma falta de coordenação motora quase imperceptível a uma dificuldade significativa em movimentar um ou mais membros, até paralisia e articulações tão rígidas que elas não conseguem ser movimentadas de forma alguma.

As consequências de ambas as possibilidades serão desastrosas, com destaque para o aumento de óbitos nos hospitais devido à interrupção do funcionamento de aparelhos; paralisação da produção industrial – e falta de produtos; deficiência nos processos de comunicação em geral – sem internet e telefonia; e a ...

O risco é começar a explodir apagões, porque tem hidrelétricas que nunca funcionaram com níveis tão baixos e as máquinas podem colapsar. Ou podem produzir menos e a carga do sistema ser maior.

Você tem que investir na energia solar, eólica, continuar investindo na energia hidroelétrica e ter como garantia as energias térmicas, principalmente a gás, que tem uma poluição menor”, disse. Apesar de ter um custo mais alto, para o momento atual, a energia térmica é a mais viável.

Por isso, a melhor saída é aumentar os investimentos em fontes alternativas, como a eólica, solar e o bicombustível. Primeiramente, essas opções são fontes sustentáveis e renováveis, o que significa que podem gerar energia de forma limpa por muitos anos.

O que é cansaço mental? Cansaço mental é um estado de estafa cerebral que esgota a energia destinada às atividades diárias. Geralmente, a pessoa percebe que ultrapassou seus limites e que não tem mais recursos mentais e emocionais para enfrentar desafios.

Vale lembrar que, para que a perda de memória seja considerada preocupante, o paciente deve apresentar alguns sinais, como se esquecer do dia da semana ou ano em que estamos, ou não se lembrar de caminhos e trajetos conhecidos e realizados com frequência.

O médico capaz de auxiliar pacientes com problemas de memória é o neurologista cognitivo. Ele atua com a memória, o comportamento, a percepção do ambiente e adequação social.

A perda ou dificuldade de memória pode ser causada por diversos fatores, como problemas hormonais e nutricionais, depressão, sobrecarga mental, ansiedade, excesso de bebida alcoólica, dormir poucas horas, falta de atenção, alzheimer, entre outros.

9 nutrientes e vitaminas para memória e concentração

  1. Colina. Parte do chamado complexo B de vitaminas, a colina é um nutriente essencial para todo o corpo. ...
  2. Magnésio. ...
  3. Vitamina B1. ...
  4. Zinco. ...
  5. Ômega 3. ...
  6. Luteína. ...
  7. Vitamina B6. ...
  8. Cafeína.

A doença de Alzheimer é a principal causa de demência no mundo. Apesar de se manifestar com mais frequência a partir dos 65 anos, também pode surgir mais cedo. Ou seja, é preciso ficar atento, pois muitas vezes é possível identificar os sinais ainda jovem, por volta dos 30 ou 35 anos.

Existem diversas causas para a perda de memória, sendo que a principal é a ansiedade, mas também pode estar associada a diversas condições como a depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como doença de Alzheimer.

Os sintomas que mais levam os pacientes ao neurologista são as dores de cabeça, tonturas e dificuldades de memória. Através do exame neurológico e de uma boa história clínica é possível determinar, por exemplo, se esses sintomas são decorrentes de uma enxaqueca, doença do labirinto ou até doença de Alzheimer.