O que causa alucinação olfativa?

Perguntado por: lramos . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4 / 5 9 votos

A alucinação olfativa pode aparecer por motivos neurológicos, após uma lesão na cabeça ou até mesmo com infecções no sistema respiratório, que podem interferir na parte do cérebro responsável pela percepção desses cheiros.

Tratamento. Quando a fantosmia está relacionada a problemas nasais, as pessoas podem perceber um cheiro mais forte em uma narina do que na outra. Lavagens com soro fisiológico e compressas anestésicas geralmente ajudam a reduzir o cheiro.

Conhecida clinicamente como hiperosmia, a condição é caracterizada por um olfato mais apurado do que a média. Algumas pessoas podem ser mais sensíveis a aromas agradáveis, enquanto outras podem ser mais afetadas por odores ruins.

A depressão psicótica é mais um dos tipos de depressão. Ocorre quando somam-se aos sintomas da depressão maior alguma forma de psicose, como por exemplo alucinações e delírios, como ouvir vozes ou ter sentimentos intensos de inutilidade e fracasso.

As alucinações mais comuns na Esquizofrenia são do tipo auditivas, seguidas quase que raramente pelas alucinações visuais. Durante as alucinações auditivas, o paciente pode escutar vozes, sem nenhum estímulo externo a ele, o que é conhecido como alucinação audioverbal.

Especialistas sugerem que muitas pessoas acham que estão com aquele cecê ou mau hálito, quando na verdade os outros não percebem cheiro nenhum nelas. Existe um distúrbio chamado Síndrome da Referência Olfativa, que é, basicamente, uma sensação falsa de que você está cheirando mal.

Do nada, sentimos o cheiro de um bom perfume e somos levados a outros tempos, lugares ou até mesmo reencontramos pessoas que há muito tempo não víamos pessoalmente. Isso se dá graças às relações e conexões feitas em nosso cérebro que, tão logo sentimos um novo cheiro faz associações automáticas.

Por exemplo, alguns aromas servem para despertar nosso corpo e outros sentidos. Neste caso o cheiro de perfume que aparece do nada é uma forma de sensibilidade do corpo que age alimentando sensações prazerosas. Ou seja, nosso corpo grava qualquer aroma que aguça seus sentidos e os repete com o tempo.

Em alguns casos, cheiros que grudam no nariz podem indicar alguns distúrbios como a parosmia, que muda a forma como uma pessoa percebe um cheiro, acreditando que um odor particular está grudado em suas narinas.

As pesquisas sobre as causas da esquizofrenia ainda são inconclusivas. A hipótese mais aceita é de que a doença seja multifatorial, sugerindo que os sintomas se desenvolvem em pessoas com alguma vulnerabilidade biológica, somada a agentes estressores psicológicos, ambientais ou físicos.

A farmacoterapia é a alternativa ideal para tratar a diminuição da percepção olfativa quando ela é decorrente de alergias ou deficiência de vitaminas, por exemplo. Desse modo, o médico pode receitar anti-histamínicos para solucionar o problema. O uso de descongestionantes nasais também ajuda a amenizá-lo.

Memória olfativa é aquele cheiro que te faz lembrar de algum momento vivido, lugar ou pessoal. Isso acontece porque o ser humano tem uma capacidade incrível de associar cheiros e gerar memória no cérebro, em uma área chamada de sistema límbico.

Um cheiro ruim é capaz de matar? Ninguém morre por causa do mau cheiro em si. Mas muitas substâncias com odor desagradável podem ser fatais devido às reações bioquímicas que provocam no nosso organismo.

Passe a língua na parte de trás da mão ou em um ponto do braço, aproxime o nariz e cheire. A umidade reforça o odor, ficando mais fácil detectá-lo. Peça para um amigo ou parente cheirá-lo. Fale com alguém que seja mais chegado e possa fazer uma avaliação honesta.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Dentro da depressão, ela pode ser manifestada de diversas maneiras, como mediante a alucinações de qualquer tipo, desde delírios até dificuldade de conseguir diferenciar o que é real do que não é (como ver ou ouvir coisas que os outros não vêem ou ouvem, por exemplo).