O que causa alucinação auditiva?

Perguntado por: msantos . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

Problemas de saúde mental, como esquizofrenia, estão entre as causas mais comuns de alucinações auditivas. A esquizofrenia é uma doença mental grave que afeta a forma como você pensa, sente e se comporta. Se você tem esquizofrenia, poderá sentir que perdeu o contato com a realidade.

A ansiedade pode ter um papel claro no desenvolvimento da psicose quanto ao seu desenvolvimento psicopatológico. Hipervigilância, aumento da sensação de ameaça, delírios persecutórios ou interpretações equivocadas de experiências que podem levar a alucinações.

Quando você tem alucinações, você está ouvindo, vendo, cheirando ou sentindo coisas que não estão realmente lá. Por exemplo, você pode ter visões, ouvir vozes em sua cabeça, ou sentir-se voando pelo céu. Embora essas experiências não sejam reais, elas parecem tão vivas e tão reais quanto qualquer outra experiência.…

O tipo mais comum de alucinação é de natureza auditiva. Embora as alucinações auditivas sejam sintomas comuns de esquizofrenia e transtorno bipolar, 10 a 15 por cento da população geral saudável também as têm de vez em quando.

Quando os pacientes começam a ouvir os zumbidos, surge o incômodo e o desconforto e, com isso, problemas psiquiátricos e emocionais podem se manifestar. Em contrapartida, ansiedade e depressão podem estimular os canais auditivos. Além de todos os sintomas que podem surgir com essas condições, o zumbido também aparece.

Ouvir vozes ainda são considerados pela psiquiatria como uma alucinação auditiva e como um sintoma de condições, tais como transtornos esquizofrênicos, psicose maníaco-depressiva e psicoses.

Alucinações auditivas são as mais comuns na esquizofrenia
Alucinações auditivas costumam ser vividas como vozes, familiares ou não, percebidas como diferentes dos próprios pensamentos do indivíduo”, aponta o psiquiatra Marcelo Calcagno.

A percepção de realidade acaba distorcida, após quatro dias sem dormir. A necessidade de descansar se torna insuportável e a pessoa pode ter quadros de psicose por privação de sono, impactando na forma como vê a realidade ao seu redor. Em geral, esses sintomas diminuem depois que a pessoa descansa o suficiente.

No entanto, a alucinação é um sintoma importante de condições como a esquizofrenia, a depressão psicótica e a epilepsia. Pacientes com demência, delírio e tumores no cérebro também podem apresentar alucinações como um sinal da condição.

Acredita-se que esse distúrbio possa surgir como resultado da interação de fatores genéticos, cerebrais e ambientais. Algumas pessoas podem ter a tendência de desenvolvê-la com o passar dos anos, já outras, um evento estressante ou emocional pode desencadear um episódio psicótico.

Os que contêm hormônios para engravidar ou até mesmo pílulas anticoncepcionais, além dos medicamentos comumente usados para dormir, antidepressivos e de ansiedade, são os mais conhecidos por causar alucinações.

A esquizofrenia é um transtorno mental caracterizado pela perda de contato com a realidade (psicose), alucinações (é comum ouvir vozes), falsas convicções (delírios), pensamento e comportamento anômalo, redução das demonstrações de emoções, diminuição da motivação, uma piora da função mental (cognição) e problemas no ...

A depressão psicótica é mais um dos tipos de depressão. Ocorre quando somam-se aos sintomas da depressão maior alguma forma de psicose, como por exemplo alucinações e delírios, como ouvir vozes ou ter sentimentos intensos de inutilidade e fracasso.

Divide-se em simples e complexa. As alucinações auditivas simples são as menos comuns, nas quais o indivíduo ouve apenas ruídos, burburinhos, zumbidos. As complexas são as mais freqüentes, nas quais o sujeito ouve vozes, na maioria das vezes depreciativas e ameaçadoras.

No transtorno bipolar do tipo 1, as alucinações são possíveis tanto durante a mania quanto durante a depressão. No tipo 2, as alucinações podem acontecer apenas durante a fase depressiva.