O que causa acúmulo de líquido na barriga?

Perguntado por: osilva . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

A ascite, chamada popularmente de barriga d'água, é o nome que se dá ao acúmulo de líquidos dentro da cavidade abdominal. A ascite não é uma doença, mas sim um sinal de doença, habitualmente do fígado, mas também pode ter origem em problemas dos rins, coração ou tumores malignos.

A ascite consiste em um acúmulo de líquido (ascítico) que contém proteínas dentro do abdômen. Se um volume grande de líquido se acumula, o abdômen aumenta muito de tamanho, às vezes, fazendo com que a pessoa perca o apetite e apresente falta de ar e desconforto. A análise do líquido pode ajudar a determinar a causa.

O acúmulo de líquido dentro da cavidade abdominal pode ter várias origens, entretanto é sinal de alguma anormalidade na saúde. Para a confirmação da origem do acúmulo de líquido uma paracentese é necessária, que retirará uma amostra desse líquido para análise laboratorial.

A principal causa da barriga d'água é a cirrose hepática. Saiba mais sobre essa condição, também associada à insuficiência renal.

Ascite é uma condição médica caracterizada pela presença de água dentro da cavidade abdominal ou dentro da barriga, o que não é comum. Saiba como identificar se seus sintomas são do fígado clicando aqui!

Tratamento da ascite
As pessoas que tem cirrose e desenvolvem a ascite precisam obrigatoriamente comer uma dieta com pouquíssimo sal, ou seja, a preparo da comida deve ser completamente sem sal, apenas usar um sachê de no máximo 1g no almoço e na janta.

A ascite maligna caracteriza a forma mais comum e precoce do câncer de ovário, estando presente em 77% dos casos. O câncer de ovário é a principal causa de morte por câncer ginecológico e é a 5ª causa mais comum de câncer em mulheres.

Deve-se evitar alimentos naturalmente salgados como enlatados, embutidos ou conservados com sal. Pacientes fazendo uso de diuréticos devem registrar seu peso rotineiramente e informar imediatamente seu médico se apresentarem febre, confusão mental ou desorientação e piora da ascite.

A ascite é diagnosticada pelo médico no exame físico e, para confirmar o diagnóstico, a ultrassonografia do abdome é a imagem mais útil. Após essa avaliação inicial deve ser programada a coleta e exame do liquido ascítico.

Definição. A paracentese consiste em um procedimento minimamente invasivo, realizado à beira do leito, nesses pacientes com diagnóstico de ascite. É realizado uma punção abdominal para aspiração do líquido que está presente na cavidade peritoneal. Ela pode ser feita como diagnóstico de alguma doença ou terapêutico.

Apesar de soar contraditório, cortar a hidratação de quem sofre com ascite na tentativa de diminuir o tamanho da popularmente chamada barriga d'água pode dificultar o controle dessa condição, além de trazer prejuízo para o funcionamento dos rins.

A ascite pode ser classificada em 2 tipos: exsudativo e transudativo.

O hepatologista, portanto, é o especialista médico responsável por realizar diagnósticos, pedir exames, realizar procedimentos e orientar os pacientes no cuidado do fígado e seus órgãos anexos.

Ascite maligna é o acúmulo anormal de líquido na cavidade peritoneal como resultado de patologias como o câncer, é também um gatilho para um conjunto de sintomas (dor, dispneia, perda de apetite, náusea, mobilidade reduzida e alterações no aspecto físico) que se tornam um problema clínico difícil.

Esses sintomas podem estar relacionados a várias causas como excesso de gases no estômago, intolerância a algum alimento, intestino preso, menstruação, entre outros. Estudos apontam que, em média, o inchaço atinge de 16% a 31% da população em geral.

Alguns desses produtos são: Sandoz Bem-estar Simeticona. Viridian Aid – Ajuda digestiva de elevada potência. Arkorelax.

Nutricionista lista 7 alimentos que causam retenção de líquido

  • Sal. O consumo excessivo de sal é uma das principais causas desse problema. ...
  • Alimentos industrializados. ...
  • Alimentos ricos em açúcar. ...
  • Bebidas açucaradas e álcool. ...
  • Alimentos em conserva. ...
  • Molhos e condimentos ricos em sódio. ...
  • Alimentos embutidos.

Ascite quilosa (AQ) é condição rara, caracterizada pelo acúmulo de linfa na cavidade abdominal. Sua fisiopatologia é complexa e associa-se à desregulação do sistema linfático torácico ou abdominal,1,2 apesar de ser comumente atribuída à hipertensão portal relacionada à ruptura e/ou obstrução de ductos linfáticos.

Em geral, barriga inchada e desconforto abdominal são sinais de má digestão, que pode causar gases; má alimentação (dieta pobre em fibra); e grande quantidade de alimentos ingeridos em uma refeição.