O que causa a timidez na adolescência?

Perguntado por: vmatos7 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

A timidez pode ser intensificada quando o(a) adolescente não se sente pertencente a um lugar. Assim, se o(a) seu(sua) filho(a) não se sente bem entre os amigos do colégio, por exemplo, ele(a) pode descobrir novas atividades de lazer com amigos do judô ou da aula de música.

Mas aqui está a boa notícia: a timidez pode ser superada. Com tempo e esforço e um desejo de mudar, é possível dar um chega pra lá no medo. Se sua timidez é grave, você pode precisar de ajuda de um psicólogo, mas a maioria das pessoas pode superá-la sozinha.

Pessoas tímidas desfrutam de vários benefícios por serem quem são, mas pode ser difícil ter essa percepção uma vez que normalmente é incentivado a combater a timidez. Dito isso, assim como qualquer outra característica, a timidez pode se tornar um problema.

A timidez é definida por alguns manuais de psiquiatria como uma condição complexa, que abrange desde a sensação de desconforto até algum tipo de medo irracional quando nos vemos diante de certa situação de socialização. Alguns autores defendem que a timidez esteja inclusive ligada à origem de alguns ataques de pânico.

Cumprimentar os outros é difí cil para Bonzo. Um encontro bemhumorado o ajuda a ver que falar com as pessoas não é tão difí cil assim. “Posso fazer tudo com a ajuda de Cristo, que me dá a força que preciso.” Filipenses 4:13.

O tímido também é uma pessoa modesta, uma característica que pode tanto ser negativa como positiva. Em algumas situações ele não vai se responsabilizar e levar o crédito em uma tarefa, sem celebrar a conquista. Mas também não vai se vangloriar, atitude que pode ser mau vista por colegas”, pondera.

Quando existe timidez em excesso, a possibilidade de criar novos vínculos (ou até mesmo manter antigos) pode gerar isolamento. Considerando a natureza do problema, pode ser desconfortável dar o primeiro passo buscando a ajuda de um psicólogo.

Os psicólogos dividem a timidez em dois tipos: a situacional e a crônica.

A timidez pode ter várias causas, ser tímido em excesso a ponto de não conseguir fazer amizades e se aproximar de pessoas pode estar relacionado a um Transtorno chamado Fobia Social, mas para saber exatamente do que se trata, somente através de uma avaliação psicológica. Não sofra sozinho, busque ajuda.

Conheça 5 técnicas para vencer a timidez e o medo de falar em público

  1. Prepare um roteiro previamente. A produção de um roteiro é sempre uma importante aliado para amenizar o medo de falar em público. ...
  2. Faça treinos de articulação. ...
  3. Treine: escute a sua voz. ...
  4. Observe sua postura. ...
  5. Relaxe e respire!

Para vencer a timidez, é importante procurar se socializar mais, conversar com pessoas e trabalhar sua capacidade de interação. Pode ser difícil no começo, mas, com o tempo, vai ficar mais fácil interagir com as pessoas e, assim, se sentir mais confiante.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

Medo de não ser aceito
Esse é um dos principais pontos que podem desencadear em um comportamento tímido. A pessoa tem medo de não ser aceita pelo grupo, de falar alguma bobagem ou ter algum comportamento fora do padrão e, para não ser excluída, se retrai.

Além de auxiliar em problemas e dificuldades pontuais a psicoterapia é uma grande aliada para o autoconhecimento. Desse modo, um(a) psicólogo (a) pode ajudar na promoção da sua autoconfiança e desenvolvimento pessoal, ajudando a superar a timidez.

Preocupação intensa dias, semanas até meses antes de qualquer situação social; Medo extremo de ser julgado e criticado por outras pessoas, principalmente desconhecidas; Medo de que você vai fazer alguma coisa errada em público, causando humilhação; Receio de que as pessoas irão perceber que você está nervoso.

Superdicas da semana

  1. Faça perguntas simples para motivar uma pessoa tímida a falar.
  2. Pergunte sobre assuntos que sejam do domínio dela.
  3. Estimule essa pessoa a falar mais demonstrando interesse genuíno na conversa.
  4. Uma pessoa tímida ficará agradecida se você ajudá-la a se expressar em público.

Isso se deve a uma diversidade de fatores, como o crescimento das interações digitais, a ansiedade social e as pressões sociais. As amizades verdadeiras afastam esse sentimento, que não pode ser subestimado. Caso contrário, pode acarretar depressão, ansiedade e outras condições de saúde mental.